Gold ou Platinum, qual a diferença?

Alô comunidade! Como estão? :smiling_face_with_three_hearts:

Hoje vim trazer um assunto que é geralmente muito comentado e sabe-se pouco: Platinum e Gold. Bora tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas!

Há pouco tempo, após algumas análises de comportamento dos clientes, o Nu decidiu convidar mais pessoas para a categoria Platinum, o que abriu a famosa discussão novamente: Mas qual é a diferença? Platinum é melhor que Gold? O Nubank não gosta de mim?

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Primeiramente é importante reforçar que nós não fazemos essa alteração manualmente, ou seja, não tem como entrar em contato e pedir pra mudar de Gold para Platinum. Essa avaliação é feita de forma automática e é preciso receber o convite por e-mail, ok?

Outro ponto importante é que os benefícios que vou abordar aqui são tratados diretamente com a MasterCard que é a bandeira que oferece essas categorias. A finalidade desse texto é apenas informativa!

Dito isso, agora quero pedir licença pra destruir o mito do Platinum ser melhor que o Gold, posso?

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A única diferença entre as modalidades são os benefícios! Dá pra acreditar? Pois é, nem mesmo a cor do cartão muda, é todo mundo roxinho igual! E basta entender quais benefícios melhor se encaixam no seu hábito de compras para saber qual será a ideal pra você.

O Gold é uma modalidade focada em compras nacionais e seguros de proteção à esses valores, ou seja, compensa para quem não viaja pra fora do país e costuma usar o cartão em compras rotineiras.

Um dos benefícios que eu pessoalmente amo, é o seguro proteção de preço. Quem nunca passou pela experiência de comprar algo e depois achar o mesmo item em outra loja, só que mais barato? Com esse benefício, a MasterCard te reembolsa a diferença do valor, caso esteja dentro de 30 dias após a compra.

Tem o seguro de proteção de compras, que é uma proteção de dano acidental ou roubo em um período de 30 dias após a compra e também a garantia estendida para até 1 ano completo, sem nenhum custo adicional.

Nesse link você consegue mais informações sobre esses benefícios!

Tá afim de ser Gold? É só conversar com a gente por qualquer canal de atendimento!

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Já na modalidade Platinum, as vantagens são para quem viaja bastante, independente de ser em solo brasileiro ou internacional, já que a Mastercard oferece diversos tipos de seguro viagem para essa modalidade.

Sendo alguns deles a agência de viagens virtual, Concierge de aeroporto, seguro de emergências médicas em viagens, seguro e aluguel de automóveis, entre outros.

Aqui você encontra mais informações!

Gostou e quer mudar? Nós estamos constantemente analisando o comportamento dos nossos clientes pra atender às suas necessidades. Acompanhamos os níveis de gastos mensais e quando é possível realizar essa troca de produto, nossos clientes são avisados por e-mail e a opção de reemissão fica disponível em seu app, beleza?

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Outra dúvida muito frequente é se existe diferença de cor para cada modalidade e como eu já disse lá em cima, a resposta é:

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Agora, independente de ser Gold ou Platinum, todos temos acesso ao programa gratuito MasterCard Surpreenda, onde podemos resgatar vouchers e ter acesso às ofertas exclusivas de parceiros desse programa.

Funciona assim, a cada transação autorizada pelo sistema Mastercard você ganha um ponto no programa Surpreenda, seja no crédito ou no débito. Estes pontos podem ser usados para resgate de vouchers. Os pontos acumulados têm validade de dois anos. Além disso, é possível o cadastro de mais de um cartão por CPF, desde que todos os cartões cadastrados sejam vinculados à MasterCard! Pra participar é só se cadastrar nesse link.

Ah! E já falamos sobre esse assunto no Blog do Nubank também, recomendo dar uma olhadinha caso queira ler mais sobre cada benefício, mas do nosso jeitinho :wink:

Eu sou Gold e quero saber de vocês, estão na modalidade que mais se encaixa no seu hábito de compras? Gosta dos benefícios? Já usou algum deles? Conta pra mim! :kissing_heart:

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Realmente esse é um assunto recorrente aqui na Comunidade, então é ótimo ter um tópico para concentrar todas essas dúvidas.

A título de sugestão, acredito que vocês do Nu poderiam criar uma tabela comparativa de benefícios de cada cartão e mandar no corpo do e-mail de convite que é enviado para o usuário. Assim não teríamos essa dúvida tão recorrente e nem teria o risco da pessoa solicitar a troca, descobrir depois que o Gold se adequava melhor ao seu perfil e pedir novamente o envio de um novo cartão Gold (olha quanto gasto de plástico desnecessário :pensive: :cry:).

Eu tenho o Platinum, optei pela troca porque viajo muito, mas acho pouco provável que venha usar os benefícios porque não alugo carros e sempre me desloco sozinha no aeroportos. Se houvesse algum benefício referente a sala VIP ou embarque prioritário, aí eu veria muito mais vantagens!

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Eu abri conta no Nubank em Outubro/2020, e logo de cara, me deram um Cartão de Crédito Platinum, com limite de R$ 900,00. :man_shrugging:

E eu simplesmente NÃO viajo para o exterior!! Aliás, NUNCA viajei para fora do Brasil! :man_shrugging:
Eu praticamente nem viajo dentro do Brasil, no máximo vou a praia no final de ano e passo 1 semana lá. :man_shrugging:

Resumindo, o critério do Nubank para concessão de cartões é totalmente falho!

OBSERVAÇÃO:

  • Em vários grupos do Facebook, dezenas de pessoas estão recebendo convites da Nubank para trocar o cartão Gold pelo Platinum, e pelo que elas mesmas disseram, elas simplesmente NÃO viajam para fora do Brasil, ou sequer viajam dentro do Brasil.
  • Muitas estão aceitando o Cartão Platinum acreditando que o limite de crédito será aumentado, e que os benefícios do cartão Gold são acumulativos, indo para o cartão Platinum, quando na verdade, na bandeira Mastercard os benefícios do Gold NÃO são acumulados aos benefícios do Platinum.
  • Na bandeira VISA, os benefícios do cartão Gold são acumulados no cartão Platinum.
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Estou contigo no mesmo contexto e avião! :airplane:

Esse é o principal ponto! De alguma maneira, cria-se a expectativa da versão Platinum vir acompanhada de um aumento de limite. Daí, já viu né? :sweat_smile:

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Eu requisitei a troca do cartão (ainda que tenha sido de forma acidental, a forma com que fazem a proposta pelo aplicativo não deixa claro em que momento você contratou ou não o novo serviço), porém agora não desejo mais partir para a conta Platinum, gostaria de ficar como Gold. Ainda não ativei o novo cartão. Alguém sabe como devo proceder? Será que, apenas não ativando o novo cartão, não há problema em continuar com o cartão atual?

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Ahh, bem que eu percebi a “chuva de dúvidas” sobre isso recentemente! :smile:

Ótimas explicações! Esse tópico veio a calhar!

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Entre em contato com um atendente via chat ou telefone: 0800 608 6236, e explique que você pretende manter o cartão atual (Gold), ou seja, solicite o cancelamento do cartão Plantinum, isso deve ser feito ANTES de ativar o cartão Platinum no app, ou você ficará sem cartão até o recebimento de um novo cartão Gold.

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Sobre esse assunto, devo alertar a todos sobre esse artigo:

Pegadinha: o seguro do carro oferecido pelos cartões é no modo reembolso

A grande pegadinha da Proteção CDW/LDW oferecida gratuitamente pelos cartões de crédito é que ela funciona no modo reembolso.

Reembolso: é isso mesmo. Veja o que diz os Termos e Condições do Seguro para Veículos de Locadora da Visa em caso de sinistro (imagem abaixo): “A locadora de veículos poderá exigir que a Pessoa Elegível (titular do cartão/locatário) pague os danos utilizando o cartão Visa. Se isso acontecer, a seguradora reembolsará a Pessoa Elegível diretamente pelo valor coberto após a reclamação ter sido processada.”

O padrão conduzido pelas locadoras , tanto para o seguro fornecido pela Visa quanto pela Mastercard , é exatamente esse: lançar o valor do sinistro no cartão de crédito utilizado para pagar o aluguel do carro para depois o locatário solicitar o reembolso junto à seguradora.

Se houver algum sinistro durante a locação (colisão, avaria, riscos, roubo do carro, etc), na devolução do carro a locadora determina o custo da avaria (adicionando taxas administrativas e de imobilização do carro) e lança o valor no seu cartão de crédito. Posteriormente (após o término da locação) você pode solicitar o reembolso junto à seguradora (que emitiu a apólice do seguro oferecido pelo cartão de crédito).

Enrascada: se durante a locação você se envolver em um acidente de trânsito, tiver o carro roubado ou der perda total, a locadora poderá lançar no seu cartão o valor que ela determinar do sinistro. Imagina um sinistro de 5, 10, 20 mil reais/dólares/euros (ou um valor até maior) durante uma viagem? Não sei você, mas eu não tenho limite no cartão de crédito para suportar valores muito altos (ainda mais durante uma viagem com muitos gastos já comprometidos com hotéis, compras, atrações).

Utilizar o seguro do cartão pode gerar um grande estresse junto à locadora, acabar com o limite do seu cartão e estragar o clima da viagem.

Burocracia no reembolso: após todo o estresse junto à locadora você vai enfrentar outro desgaste para obter o reembolso junto à seguradora. O processo de reembolso geralmente demora meses (ou anos), envolve muita burocracia e documentos difíceis de conseguir ou de entender (relatórios da seguradora, da oficina/funilaria, documentos policiais, fotos do carro) principalmente se o sinistro for no exterior. O reembolso pode não ser integral (são descontadas taxas administrativas).

Centenas de relatos não favoráveis: no site Reclame Aqui há centenas de relatos de pessoas que utilizaram o seguro do cartão no carro alugado, tiveram que arcar com o valor do sinistro junto à locadora e estão com dificuldades em obter o reembolso da seguradora. Há casos que os valores são bem altos como essa reclamação em que o carro foi roubado durante a locação. Veja algumas reclamações referentes aos cartões Mastercard ( exemplo 1 , exemplo 2 , exemplo 3 , exemplo 4 , exemplo 5 , exemplo 6 ) e Visa ( exemplo 1 , exemplo 2 , exemplo 3 , exemplo 4 , exemplo 5 , exemplo 6 ).

Também há relatos de clientes , que para usar o seguro do cartão, tiveram que assinar documentos se comprometendo em arcar com até o valor total do carro junto à locadora em caso de sinistros (como esse comentário de um leitor do blog dizendo que assinou um documento se comprometendo com o valor de até 50 mil euros referentes à uma BMW X1 alugada na locadora Sixt em Berlim).

Outros problemas: caução maior e recusa da locadora em aceitar o seguro do cartão

É comum as locadoras exigirem um depósito caução maior ao usar o seguro do cartão. Por exemplo: o caução do veículo é 500 dólares contratando o CDW/LDW junto à locadora, mas o caução sobe para 2000 dólares se você usar o seguro CDW/LDW do cartão.

Para inviabilizar o seguro do cartão tem locadoras que exigem um caução ainda mais estratosférico (como 5 mil dólares) e mesmo no Brasil os valores podem ser altos: 7 mil reais como essa reclamação no Reclame Aqui e 15 mil reais como essa reclamação . Pela internet há relatos de valores ainda maiores como 30 ou 40 mil reais de caução para usar o seguro do cartão (mas com o seguro da locadora o caução é bem menor, por exemplo: 2 ou 3 mil reais).

É comum também as locadoras em alguns destinos dificultarem ou até recusarem o aluguel do carro com o seguro do cartão. Elas forçam ou mesmo obrigam você a contratar o CDW/LDW diretamente com elas. O problema é que muitas vezes nesses casos você se torna presa fácil dos atendentes das locadoras que acabam empurrando (para ganhar comissão) outros seguros e assistências desnecessários para aumentar o valor do aluguel.

Importante: a Proteção Contra Terceiros não está incluída no seguro do cartão

Um erro muito comum dos viajantes que usam o seguro do cartão é recusar todos os seguros oferecidos pela locadora na retirada do veículo.

Proteção apenas do seu carro alugado: note que a Proteção CDW/LDW que é oferecida pelos cartões de crédito protege apenas o carro que você está alugando.

Não cobre terceiros: ela não cobre os danos que você causar à terceiros (se você bater em outro carro, em um imóvel ou atropelar alguém, por exemplo).

Contrate a Proteção Contra Terceiros (SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, entre outras siglas dependendo da locadora) diretamente com a locadora. Ela cobre danos materiais e morais que você causar à outras pessoas.

Continua valendo: ao contratar a Proteção Contra Terceiros a Proteção CDW/LDW do seu cartão não perde a validade.

Autor: Fred Prezotto do Dicas Onde Ficar

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Obrigado, extremamente esclarecedor :slightly_smiling_face:

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:clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

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Esse é um assunto que geralmente eu ficava com dúvidas no começo, principalmente quando consegui meu cartão Platinum…mas depois fui entendendo que as modalidades se encaixam nas necessidades de cada consumidor, ainda mais porque os benefícios são diferentes. Esse texto aqui me ajudou a entender mais sobre esse assunto, galera: https://www.foregon.com/blog/gold-platinum-e-black/

Apesar de informativa, essa matéria é genérica e não faz diferenciação entre as bandeiras. A Mastercard e a Visa trabalham de forma diferente nas variantes.

Compare os benefícios dos cartões na matéria com os benefícios que o próprio Nubank divulga dos cartões da Mastercard e verá que há diferença.

No caso da Visa, os benefícios da variante anterior são somados e na Mastercard não. Então um Visa Platinum, por exemplo, é bom para pessoas que fazem compras de bens duráveis e viajam. Já um Mastercard Platinum não faz sentido algum para quem gosta de fazer compras, já que os benefícios dele são voltados somente para viagem.

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Resumindo, eu vou ter o platiniun, mas o Gold se encaixa mais para mim.
Como já dito, desperdiço de plastico, as vantagens do gold para o Platiniun devia ser algo melhor. Um limite maior caia bem :sweat_smile:

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A questão é que o segmento do cartão é definido pela Mastercard, enquanto que a concessão de crédito é determinada pela Nubank, por isso uma coisa não está atrelada a outra.

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Platinum é muito melhor, talvez um dia em tenha um.

Sou cliente a alguns anos e querendo um Platinum e outra pessoa não desejando. Respeito, mas Platinum é melhor.

Parabéns, pois tenho conta com valor e sou cliente a alguns anos e nada de platinum

Na verdade no Nubank, que usa a Mastercard, o Platinum é diferente e não melhor.

Quando tiver um tempo dê uma lida no artigo abaixo, ele esclarece essas diferenças. :wink:

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Viajo com certa frequência, sempre dentro do contexto de “Território Nacional”, eu também sou Gold e não tenho intenção de migrar para a modalidade Platinum. O meu roxinho Gold se encaixa perfeitamente no meu perfil de consumidor, sinto-me satisfeito e muito confortável com ele.

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Exato!
É tão simplesmente uma questão de diferentes perfis de consumidores, e, nada mais.

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