Golpe da portabilidade faz o salário desaparecer da conta

1 curtida

Ahhh o bom e velho Seu Crédito Digital, com seus títulos sensacionalistas e mais propaganda do que matéria! :sweat_smile:

A matéria não cita fontes e tampouco comenta sobre as vítimas ou os bancos envolvidos. E por fim, a mesma dá a entender que os golpistas criam contas com documentos falsos e fazem portabilidade da conta da vítima para essas contas, sendo que só é possível realizar portabilidade para contas de mesma titularidade.

Logo, para alguém executar esse golpe é necessário conseguir documentos falsos de uma pessoa específica e abrir contas em seu nome e solicitar a transferência usando esses documentos. Enfim…

Ficam aqui as recomendações de sempre: não cliquem em links suspeitos, não saiam passando os dados por aí e desconfiem de promoções absurdas. Ah, e fiquem espertos com os sites de onde vocês consomem notícias, pois tem uns aí que eu vou te contar viu. :roll_eyes:

26 curtidas

Sem querer compactuar com o alarde, descartando o sensacionalismo, o alerta tem seu mérito. Eu criei o hábito de consultar o Registrato umas duas vezes no ano e, da última vez, descobri que tinham aberto uma conta no meu CPF em um “bancão” sem o meu conhecimento, usando uma linha telefônica de celular pré-pago criada no meu CPF, também sem o meu conhecimento.

O relatório do Registrato indicava que o relacionamento com o banco já estava encerrado, e parece que não foi concretizada nenhuma operação, portanto eu precisei fazer muito pouco pra retificar a situação (tanto com o banco como com a operadora de telefonia).

Minha melhor suspeita sobre o que teria ocorrido é de que se tratava justamente de tentativa desse tal “golpe da portabilidade”.

Pra mim deu tudo certo (ufa!), sem maiores danos além de ter recebido um péssimo atendimento do tal “bancão”, mas tirando todo o sensacionalismo da notícia o que sobra aqui é o alerta: é uma boa dica, sim, verificar regularmente os relatórios do Registrato.

:wink:

13 curtidas

Normalmente os bancos ligam para confirmar a portabilidade.

Todo dia um golpe novo :roll_eyes:

2 curtidas

Quando pedi a portabilidade pro Nu, o meu outro banco não fez nenhum contato, a portabilidade simplesmente aconteceu. Agora, quero acreditar que por trás de todo esse processo que é simplificado para o cliente tenha havido uma verificação robusta da parte dos dois bancos quanto à autenticidade da solicitação.

5 curtidas

Nas duas vezes que fiz portabilidade, o Bradesco me ligou para autorizar a solicitação.

Mas não sei dizer se a preocupação é sincera, pois parece mais uma tentativa de recuperar o cliente. Oferecem cartão, anuidade gratuita, aumento de limite, etc :rofl:

6 curtidas

No meu caso:
Cf para Nubank ligou para confirmar.
Nubank para C6 não ligou para confirmar.

2 curtidas

Desculpe-me a sinceridade, mas o Seu Crédito Digital, vive em Descrédito. Ele tá mais pra um site de fofocas, que de informações financeiras.
:man_facepalming:t3:

2 curtidas

:joy::joy::joy::joy::joy::joy:

2 curtidas

Não tem como fazer portabilidade do Nubank pra qualquer banco, pois a instituição não oferece conta-salário.

Provavelmente o que ocorreu quando você pediu a portabilidade para o C6 foi que a antiga portabilidade (CEF → Nubank) foi cancelada e foi criada uma nova (CEF → C6).

6 curtidas