Golpe pix 32 MIL

Estou trazendo meu relato em forma de ajuda e tambem para tentar buscar algumas respostas…

No mês de setembro do ano passado, sofri um acidente de trânsito no qual meu veículo foi destruído e declarado perda total pela seguradora. Como resultado, estava em busca de um novo veículo e utilizei o dinheiro do seguro e todas as minhas economias para comprar outro carro.

Entrei em contato com um rapaz que estava vendendo um veículo de meu interesse no Facebook. Começamos a negociar e ele afirmou que o carro estava em nome de sua prima, que o havia obtido em um negócio. Marcamos de nos encontrar em um cartório na minha região para finalizar o negócio, caso tudo corresse bem.

Na manhã marcada, o suposto negociador alegou um imprevisto e não pôde comparecer pessoalmente. Em vez disso, disse que sua prima, cujo nome estava no documento do carro, e o marido dela iriam representá-lo. Quando chegaram, o carro parecia estar em perfeitas condições, e a suposta prima tinha o documento de transferência com o campo de assinatura em branco.

Fomos para o cartório e procedemos com as assinaturas. Enquanto isso, o negociador falava comigo e com o marido da suposta prima, que também estava negociando com ele. Quando o documento foi para registro, o golpista me passou a chave PIX pelo telefone. Apesar de algumas tentativas fracassadas, na terceira e última vez a chave PIX funcionou, e eu fiz um PIX de 32 mil para a conta do golpista.

Durante esse tempo, a suposta prima do golpista ficou nervosa e me deixou nervoso também, insinuando que eu poderia estar tentando dar um golpe. Demorou alguns minutos para percebermos que estávamos sendo vítimas de um golpe, quando o caixa do cartório nos chamou para pegar o documento e o marido da mulher mencionou que ainda esperava o PIX do Vagner (que era o rapaz com quem eu falava e transferi o dinheiro). Foi nesse momento que percebemos que se tratava de um golpe.

Quando confrontado, o marido da proprietaria do veiculo disse que Vaguiner(golpista) tinha falado que eu era sobrinho dele e que estávamos comprando o carro para dar a um sócio que estava saindo da sociedade. Percebemos que o golpista nos enrolou, pois o casol era os verdadeiros donos do carro e haviam anunciado o veículo dias antes, e o golpista utilizou um perfil falso no Facebook para aplicar o golpe.

Imediatamente, fomos à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência e, no caminho, entrei em contato com o Nubank para cancelar o PIX. Infelizmente, o golpista já havia esvaziado a conta e não foi possível recuperar o dinheiro. Procurei um advogado especializado e segui todas as instruções, entrando com uma ação contra o Nubank e o Bradesco, a instituição do golpista.

Nesta situação, fui completamente lesado, enfrentando noites sem dormir e me sentindo idiota. No entanto, comecei a questionar como é tão fácil aplicar golpes e escapar impune.

Como o golpista conseguiu sacar tanto dinheiro tão rapidamente?

Por que o Nubank não me alertou sobre possíveis fraudes ou bloqueou a transação depois de tantas tentativas?

A conta do Bradesco para onde o dinheiro foi enviado é legítima ou falsa?

É uma conta de laranja?
Como é possível que um golpista utilize um banco para cometer crimes?

O que os bancos estão fazendo para evitar esse tipo de ação em suas instituições?

Essas são perguntas válidas que espero que sejam abordadas durante o processo judicial.
Não sei se ganharei a causa ou receberei indenização, mas quero respostas para essas questões. Pois essa facilidade e impunidade está destruindo vidas, hj estou correndo atrás do prejuizo, mas com certeza um back desses em pessoas com o psicologico mais fragil teria sido o comço de uma depressão enorme…

3 curtidas

Olá @Lopes6, boas-vindas à NuCommunity! :handshake:

Cara… lamento muito que tenha passado por isso. Você descreveu exatamente o mesmo golpe que um amigo meu caiu. É impressionante, como o golpista consegue persuadir dessa forma e ainda criar duas histórias diferentes, mas que se encaixam em algum momento para que consiga ludibriar os dois lados.

Espero, sinceramente, que você consiga ter uma solução positiva nesse processo e que o seu relato sirva para alertar outras pessoas!

19 curtidas

Cara que pena, sinto pelo que esteja passando, espero que tudo se resolva e da melhor maneira possível.

8 curtidas

@Lopes6 seja bem vindo a comunidade Nubabk.

Muito obrigado por compartilhar essa história. A gente vive e não vê tudo, sempre aparece algo novo.

Esses dias, tem sido intenso aqui na comunidade de pessoas relatando que tiveram a conta bloqueada pelo Nubank. Um dos motivos que uma conta pode ser bloqueada, é a suspeita de fraude. Inclusive, o Nubank soltou uma nota na imprensa alertando sobre os golpes, tem de tudo, falsa central, e-mail falso do Nubank etc. O Nubank também enviou e-mail para os clientes e mensagem no app para alertar. Nós, aqui da comunidade, também replicamos essas informações.

Sinceramente, desejo que você consiga o seu dinheiro de volta!

N Possibilidades
:purple_heart:

11 curtidas

Seja bem-vindo a Comunidade.
Sinceramente lamento pelo seu infortúnio.

Infelizmente esse é um golpe clássico, onde vendedor e comprador legítimos são vítimas de um golpista, que com um argumento articulado, por vezes com suposta vantagem para ambas as vítimas, acaba tendo êxito.

Talvez não tenha sido o seu caso, mas o padrão é oferecer um preço de Mercado menor ao comprador e maior ao Vendedor.

Lamentavelmente são raros os casos em que a parte lesada recupera valores.

15 curtidas

Vixi, este golpe é mais antigo que minha vó. Passava direto na Tv, já até tentaram comigo mas eu era o vendedor. É sempre a mesma história, ah meu primo está vendendo um carro e eu estou negociando por ele, mas não menciona nada sobre tal assunto, ah o amigo do meu tio está querendo um carro, vou pedir pra ele ir aí, mas não fale nada do preço que eu já passei pra ele e tal… A questão foi falta de conversar mais mesmo com a mulher

Mas sinto muito q tenha caído, eu já perdi um iPad uma vez, mas quando caímos é a primeira e última.

Acredito que a conta para o qual vc enviou era de laranja. Os de laranja já possuem um bom histórico de movimentação e as vezes já de alto valor. Então quando a pessoa recebe um valor grande na conta e já retira na mesma hora o banco não reconhece como fraude porque é habitual. Pois normalmente receber grande valor de pessoas desconhecidas e retirar da conta na mesma hora na maioria dos bancos levanta suspeitas e a conta pode até ser bloqueada, sem contar movimentações de alto valor q a pessoa normalmente não faz né.

2 curtidas

Olá @Lopes6. Seja muito bem vindo a comunidade de clientes nubank. Que triste passar por isso. :disappointed_relieved:

4 curtidas

Esse golpe, já existe a bastante tempo. Tentaram fazer igual, com meu irmão. Logo, alertei ele (Isso foi em 2019).

4 curtidas

@Lopes6 sinto muito que esteja enfrentando toda essa situação e espero sinceramente que consiga recuperar seus recursos. Importante você compartilhar sua história. Obrigado por isso. Com certeza vai ajudar outras pessoas a evitarem cair nesse mesmo tipo de golpe. :pray:

7 curtidas

Pediu na negociação para “não falar nada porque fulano e XYZ” já acende o alerta vermelho. Se com transparência total e ainda tem risco… Infelizmente já vi relatos iguais aos do autor até mesmo em matérias da TV. Essa semana mesmo vi que em Floripa estão fazendo algo parecido com aluguéis de imóveis para temporada… Vagabundagem não dorme!

2 curtidas

Golpe bastante usual aqui na minha região. @Lopes6 Seja bem vindo a nossa comunidade. Espero que você consiga resolver a sua situação da melhor forma possível.

4 curtidas

Essas são perguntas que eu também me faço. O governo deveria ter a mesma avidez que tem ao cobrar impostos de gente pobre, de prender esse tipo de vagabundo. Uma piada o tanto de vigarista que anda solto por aí.

Talvez nem sacou,tranferiu para outro lugar,ai o MED ja nao alcanca triangulacao de contas,so a PM pra achar,se ja nao esta transformado em dolar digital ou ShibaInu em wallet ,duro e adivinhar a wallet,nao sei se colocam em pen drive ainda.

Não sei como sacaram tanto assim de uma vez, é complicado, mas o que não falta é inteligência para esses criminosos.

Eu realmente entendo a sua frustração, mas não tem como o Banco ser 100% assertivo em relação a isso, você vê diversos tópicos de pessoas reclamando da conta bloqueada, algumas podem ser esses golpistas ou não.

Eu já li muito processo judicial sobre o assunto e já vi o cliente ganhar provando que a conta “laranja” foi aberta com certa facilidade pelo banco, mas é muito relativo isso, e é necessário um bom advogado para te ajudar nesses pontos.

Do nosso lado, a gente precisa ler muito sobre o assunto, pois o conhecimento, ou até mesmo um conhecido que aponte um conselho como o @James10 mencionou, pode nos ajudar a se proteger desse tipo de golpe.

6 curtidas

Virou cryptomoeda ,e somem para carteiras digitais que existem aos montes