Golpista se passando por atendente. conta invadida

Minha conta foi invadida no dia 03/10/23 às 09h30 da manha. Porém, trabalho no período da noite e estava dormindo no momento. Só percebi as 16hs, quando acordei.

Tinha uma mensagem assim ’ Olá, Andre Luís!:wave:
O motivo do nosso contato com você, é porque identificamos um acesso suspeito na sua conta Nubank.
Caso não tenha sido você, envie NÃO no corpo da mensagem.
Atenciosamente, equipe Nu.:purple_heart:

Fui direto no meu app do banco, mas nao estava conseguindo acessar. O app pediu a facial, mas sem êxito.

Entrei em desespero e respondi a msg no WhatsApp e me ligaram. Parecia ser atendente do banco, e foi me “ajudando” a recuperar a minha conta. E tinha um boleto agendado de um tal de Cícero e a propria golpita pediu pra eu tirar um print. Mas com certeza era um “laranja”.

Quando finalmente consegui entrar na conta, a golpista me informou que eu deveria seguir o passo a passo. Pois o.meu dinheiro nao estava seguro. E que precisava tirar de lá. Me passou um monte de numeros e acredito ser de um boleto. E enviei R$14.000,00.

Estou desesperado. O banco só me manda “mensagens automáticas” dizendo que está analisando.

Já liguei no Santander onde foi gerado o boleto. E me informaram que não tem nenhuma contestação. E olha que eu liguei na central, 10 minutos depois do golpe.

3 curtidas

@Andre_Dias Faça um boletim de ocorrência (BO) e insista contato com o suporte do nubank.

4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 591 2117 (demais localidades)
ou e-mail: meajuda@nubank.com.br

Espero que consiga reverter o problema o mais rápido possível!

18 curtidas

Acredito que seja golpe e se iniciou neste momento.

Siga as orientações no nosso numentor @Rafael_Ricardo para conseguir bloquear a conta de destino que foi o dinheiro.

5 curtidas

Olá @Andre_Dias sinto muito que isso tenha acontecido com você.

Mas havia vários sinais de que era um golpe.

Siga o que o @Rafael_Ricardo informou. E guarde ou imprima todas as mensagens recebidas do golpista, pois elas podem servir para comprovar que você não transferiu o dinheiro de livre e espontânea vontade.

Espero sinceramente que consiga reaver os seus recursos. :handshake: :crossed_fingers:

8 curtidas

Caramba mano, o Nubank não contata os clientes via Whatsapp, além disso, este nem é um canal oficial de atendimento Nubank, poxa que vacilo! :face_with_peeking_eye:
Segue aí as dicas do pessoal, faz a denúncia do golpe e boa sorte pra tu.

8 curtidas

A prudência evita muita dor de cabeça, todos os indícios apontavam para um golpe.

1 curtida

Quando não é possível acessar o app, a melhor escolha é entrar em contato através de um dos canais de atendimento “oficiais”. Zap é o principal instrumento que os golpistas usam para enrolar as pessoas.

1 curtida

O Nubank entra em contato sim pelo whatsapp, Em algumas reclamações no Reclame aqui sobre o Nubank, já li respostas do Nubank que tentou contato com a pessoa pelo whatsapp. Não é para todos os casos, nem central de atendimento mas entra sim.

1 curtida

Sobre isso, o contato do Nubank via WhatsApp geralmente ocorre para responder mensagens postadas no Reclame Aqui e sempre tem o ícone verde de verificado.
image

Na dúvida, para não cair em golpes, sempre verificar a autenticidade do contato, como informa o blog:
image

4 curtidas

Pessoal, na opinião de vocês, será que recupero?
Sem precisar entrar na justiça.

Pois, o golpe foi através de boleto

Sim! Eu sinto muito pelo ocorrido @Andre_Dias!

3 curtidas

Sinceramente, acho que não, mas não deixe fazer tudo o que estiver a seu alcance.

1 curtida

Como você explicou, você acabou pagando voluntariamente um boleto para depositar o dinheiro para outra pessoa. Foi um golpe, mas pelo que entendi, não dá nem pra chamar de “boleto falso” por que o golpista nem tentou simular que o boleto era do Nubank.

Você sabe que foi um golpe, eu entendi que foi um golpe, mas tudo vai depender de você conseguir provar para a instituição que foi mesmo um golpe.

Olha só a resposta do Nubank para casos assim:

Tem como recuperar o dinheiro de um boleto fraudado pago?

Depende. Como detalhado acima, ao cair no golpe do boleto é necessário seguir um protocolo. Mas é possível que, mesmo assim, o seu dinheiro não seja recuperado. Então, o que fazer?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 14, diz: “​​O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

Isso quer dizer que a loja ou o banco, como instituições que emitem o boleto, são responsáveis pela segurança na transação. Ou seja, é necessário entender de que forma a fraude aconteceu – se dentro do sistema da loja ou fora – para compreender que instituição pode ser responsabilizada.

Se o golpe acontecer enquanto você faz download de um site oficial no qual você comprou, por exemplo, a loja tem o dever de te ressarcir.

Caso você já tenha negociado a devolução do dinheiro sem sucesso, entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor, como Procon ou Juizado Especial, por exemplo.

https://blog.nubank.com.br/como-saber-se-um-boleto-e-falso/

Fico na torcida para que você consiga reaver os valores. :crossed_fingers: :pray:

3 curtidas

O banco tem até 72 horas para passar o valor para o banco emissor do boleto, claro que pode ocorrer em 24h também. Se vc já contactou o Nubank e falou que trata de um pagamento indevido derepente dê certo.

Se vc contactou o chat no dia e mandou email quem sabe eles estornam o pagamento, é uma ideia, não tenho certeza.

Assim que eu percebi que tinha caído em um golpe, imediatamente liguei para a central. Isso foi coisa de 10 minutos.

Segundo a central eles entraram em contato com a instituição, no caso, o Santander para bloquear a conta do golpista.

Eu paguei o boleto às 16h50 e liguei na central por volta das 17hs.

Estou torcendo para que o banco tenha conseguido bloquear a essa operação de algum jeito.

Estou desesperado

1 curtida

Sendo assim acredito que acabará bem pois vc informou no mesmo dia, pena que isso pode levar algum tempo. Talvez o banco no caso Santander vai pedir um BO mas vc disse que não quer ter que envolver justiça etc…

Provavelmente vai haver mais denúncias da mesma conta do Santander, e quem te mandou o boleto vai precisar explicar a origem da cobrança e essa conta vai estar violando as diretrizes da instituição.

Pensa comigo, você foi induzido a pagar uma cobrança sem origem, pois não tem compra, não tem serviço, não tem nota nem contrato nadinha, mas ainda acho que ia precisar de um BO. Pois sua instituição avisou a do golpista que se trata de pagamento indevido acompanhado de um BO. Se o Santader liberar a conta vai ser o responsável.
É o que eu penso.

Deus te ouça que você tenha razão :pray:t3:

Eu fiz o BO online e levei as provas pessoalmente para anexar no BO.

Eu acho que fiz todo procedimento para que possa conseguir reverter essa situação.

A data do vencimento do boleto era para o dia 06/10 e eu caí no golpe dia 03/10.

No meu comprovante, o favorecido estava assim PAGSEGURO INTERNET INSTITUIÇÃO DE PAGAME

OMISSOR: BCO SANTANDER BRASIL

E os três primeiros números do boleto era 033.

1 curtida

Olá! Seu caso já foi resolvido?