Olá, comunidade.
Todo ano é assim, chega a época da Declaração do Imposto de Renda e começam aos montes as tentativas de golpe. Hoje mesmo, já recebi de tudo, desde SMS para baixar o informe de rendimentos do banco em que não tenho conta até vários e-mails para regularizar a situação do meu CPF, e com urgência! Todo cuidado é pouco.
Alguns golpes comuns nessa época
-
Mensagens falsas
O golpista tenta se passar pela Receita Federal ou por uma instituição financeira e indicar links maliciosos enviados por SMS, e-mail ou até pelas redes sociais. Podem dizer que há um erro na sua declaração, problemas com o seu CPF ou informar sobre intimações, protocolos, recibos, notas de corretagem ou informe de rendimentos. Cuidado! Mesmo que a mensagem pareça real, nunca clique em links suspeitos, abra anexos ou faça download de fontes desconhecidas. -
Golpe do aplicativo falso
O golpista tenta induzir o contribuinte a baixar e instalar um programa ou um aplicativo falso muito parecido com o original, inclusive usando a logomarca da Receita Federal. Quem usa a versão dos golpistas terá os dados roubados, como nome completo, número de documentos, dados financeiros e outros. Fique atento! Para não cair nesse golpe, baixe apenas o programa ou o aplicativo oficial disponível para download no site da Receita Federal. -
Golpe da restituição
Como funciona: (1) Os criminosos enviam uma mensagem informando algo do tipo: “O valor de sua restituição sobre o imposto de Renda VENCE HOJE. Resgate agora”, acompanhada de um link que leva a um site falso idêntico ao site oficial da Receita Federal ou do portal Gov.br. (2) Depois, a página falsa pede para você confirmar dados pessoais, como data de nascimento e nome da mãe. (3) Daí, os golpistas orientam o contribuinte a informar uma chave Pix para onde o valor da sua “restituição” será transferido. (4) Para concluir o golpe, será solicitado que o contribuinte pague uma suposta taxa, sem a qual a “restituição” não será liberada.
E você, já recebeu alguma mensagem parecida que identificou como uma tentativa de golpe? Compartilhe com a gente o que você faz para se proteger.
Ah, e não deixe de ficar sempre informado. Acesse o SOS Nu, a central de informações do Nubank sobre segurança digital, com dicas para se proteger de golpes.