Como todos sabem, a Nubank comprou a Easynvest, e algumas pessoas estão recebendo convites para investir na Easynvest com zero corretagem, ou seja, taxa zero de corretagem (cobrada sobre cada aplicação).
Bom, antes de colocar seu dinheiro em qualquer corretora, seja Easynvest, Warren (a melhor na opinião dos analistas - zero corretagem), XP ou outras… convém olhar os prospectos de taxas e tarifas, além de olhar a solidez da instituição perante o mercado (lucros, prejuízos, etc).
A maioria das corretoras cobram taxas variadas para os diversos tipos de investimento.
As que não cobram taxas de corretagem, costumam cobrar uma única taxa anual que é dividia entre os meses do ano (a Warren cobra 0,5%, 0,6% ou 0,7% ao ano, dependendo de quanto dinheiro você tem investido na corretora)… provavelmente a Easynvest, com a corretagem zerada, passará a cobrar uma taxa fixa anual (como a Warren)… a corretora precisa ganhar dinheiro, senão, ela vai a falência!!!
Basicamente, existem 4 taxas:
- IOF: isento após 30 dias;
- IR (Imposto de Renda): Pode ser isento ou não, dependendo do tipo de investimento;
- Emolumento (B3): taxa cobrada pela Bolsa de Valores;
- Corretagem: pode ser isento ou não
Além dessas taxas, podem existir outras, então, leiam os prospectos!!!
Além disso, fica o aviso para a galera!!!
Ao investir em ações e outras modalidades de investimento, você fica obrigado a declarar IR (Imposto de Renda), ou seja, pagar IR, se o investimento não for isento.
Abaixo tem algumas modalidades de investimentos para PF (Pessoa Física) que não precisam pagar IR, por serem isentas:
- Poupança (não vale nada, mas é bom listar aqui)
- LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
- LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
- CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
- Debêntures (Título de Crédito Representativo que assegura a seus detentores direito contra a emissora, estabelecidos na escritura de emissão)
Particularmente, considero o Tesouro Direto como o investimento mais seguro, em termos de CxB (Custo x Benefício), ou seja, Valor Investido x Rendimento.
Aqui tem dois ótimos artigos explicando sobre Tesouro Direto:
- Tesouro Direto: guia completo para investir em títulos públicos
- Tesouro Direto - O que é, taxas e como investir
OBSERVAÇÃO:
Mesmo os investimentos isentos de Imposto de Renda precisam constar em sua declaração de Imposto de Renda. Aplicações como poupança, LCA, LCI, CRA, CRI e debêntures incentivadas (de infraestrutura) devem ser incluídas na aba Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.