Investimento - Easynvest, Warren, XP, etc

Como todos sabem, a Nubank comprou a Easynvest, e algumas pessoas estão recebendo convites para investir na Easynvest com zero corretagem, ou seja, taxa zero de corretagem (cobrada sobre cada aplicação).

Bom, antes de colocar seu dinheiro em qualquer corretora, seja Easynvest, Warren (a melhor na opinião dos analistas - zero corretagem), XP ou outras… convém olhar os prospectos de taxas e tarifas, além de olhar a solidez da instituição perante o mercado (lucros, prejuízos, etc).

A maioria das corretoras cobram taxas variadas para os diversos tipos de investimento.

As que não cobram taxas de corretagem, costumam cobrar uma única taxa anual que é dividia entre os meses do ano (a Warren cobra 0,5%, 0,6% ou 0,7% ao ano, dependendo de quanto dinheiro você tem investido na corretora)… provavelmente a Easynvest, com a corretagem zerada, passará a cobrar uma taxa fixa anual (como a Warren)a corretora precisa ganhar dinheiro, senão, ela vai a falência!!!

Basicamente, existem 4 taxas:

  • IOF: isento após 30 dias;
  • IR (Imposto de Renda): Pode ser isento ou não, dependendo do tipo de investimento;
  • Emolumento (B3): taxa cobrada pela Bolsa de Valores;
  • Corretagem: pode ser isento ou não

Além dessas taxas, podem existir outras, então, leiam os prospectos!!!

Além disso, fica o aviso para a galera!!!

Ao investir em ações e outras modalidades de investimento, você fica obrigado a declarar IR (Imposto de Renda), ou seja, pagar IR, se o investimento não for isento.

Abaixo tem algumas modalidades de investimentos para PF (Pessoa Física) que não precisam pagar IR, por serem isentas:

  • Poupança (não vale nada, mas é bom listar aqui)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
  • Debêntures (Título de Crédito Representativo que assegura a seus detentores direito contra a emissora, estabelecidos na escritura de emissão)

Particularmente, considero o Tesouro Direto como o investimento mais seguro, em termos de CxB (Custo x Benefício), ou seja, Valor Investido x Rendimento.

Aqui tem dois ótimos artigos explicando sobre Tesouro Direto:

  1. Tesouro Direto: guia completo para investir em títulos públicos
  2. Tesouro Direto - O que é, taxas e como investir

OBSERVAÇÃO:

Mesmo os investimentos isentos de Imposto de Renda precisam constar em sua declaração de Imposto de Renda. Aplicações como poupança, LCA, LCI, CRA, CRI e debêntures incentivadas (de infraestrutura) devem ser incluídas na aba Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

15 curtidas

Além de ler o prospecto da corretora, também devemos observar a reputação dela no Reclame Aqui.

6 curtidas

Eu uso. a Corretora Rico a 1ano meio e a Easynvest desde outubro de 2019 :slightly_smiling_face:.
@laetemn te indico uma corretora ótima com taxas zero TD Ameritrade

Essa sim é uma ótima corretora . Internacional :wink:
Não invisto na Poupança desdo final de 2017 quando lançou a Conta do Nubank :wink:

3 curtidas

Bora investir! :smiley:

Gente, eu já tinha cadastro na Easynvest e o Nubank me mandou um email dizendo que seu eu abrisse uma conta, ganharia taxa zero para operações com ações.

(Eu nunca movimentei nada na corretora, mas meu cadastro estava lá.

Será que a promo é só pra contas novas? Ou eu estou automaticamente inclusa no clubinho da taxa zero?

3 curtidas

Oi @Bruna_Fachinetto eu tenho a Conta na Easynvest desdo o ano passado recebi um e-mail do Nubank e da Easy tbm falando que zerou a taxa de corretagem para mim

Educação financeira é sempre bem vinda. Muito bom o post!

3 curtidas

Eu tenho um valor para investir mas simplesmente me perco em * de cada investimento ou aplicação. Ainda acho muito complicado pra quem nunca se quer poupou começar a poupar agora. Tenho preferência por renda fixa, por começar agora, estou entre tesouro direto e LCI. O problema é: qual corretora escolher? Escolhida a corretora, como usar a ferramenta (site/app)? Quais taxas e prospectos eu devo mais me atentar para não ter experiências ruins? Qual é a corretora mais inidicada para novatos na área?

@Vini.R, mas no email não dizia que vc precisava abrir uma conta para validar a tarifa especial?

1 curtida

Disse mais eu achei estranho pois tenho a Easy a mais de 1ano

Creio que como você recebeu o e-mail o benefício está atrelado ao seu CPF.

Mas acho que vale a pena entrar em contato com o Nubank para confirmar! :wink:

1 curtida

Verifica com a Easy no chat.

Eu não tinha completado a abertura da conta: Ainda faltava enviar a documentação.

Segundo a easynvest vou poder negociar ações, opções, BDRs, ETFs e fundos imobiliários sem pagar a taxa de corretagem.

Pediram 2 dias uteis para verificar a documentação que eu enviei.
Após a conclusão da abertura da conta tenho que esperar mais 24 horas para começar a valer a taxa zero.

1 curtida

Ah, obrigada, @Alextux! Vou fazer isso, sim!

1 curtida

Easynvest, na minha opinião, é a corretora que possui o layout mais moderno e objetivo no mercado. Tenho conta em outras, mais ainda continuo preferindo a Easy.

2 curtidas

@Caio_Gadanha estou tendo. Problemas com EasyToken não funciona de forma alguma :worried:

A opção de ativação para o EasyToken não está válida para mim. Não tenho certeza, mas acredito que possa ser pela transição ainda entre Easynvest e Nubank. A otimização dos processos operacionais levam um tempo. Mande uma mensagem no chat deles, tenho certeza que o ajudarão!

1 curtida

Foi assim que eu escolhi a Easynvest, no reclame aqui, as três que recebiam um selinho de melhores eram XP, Rico e Easynvest… Depois abri conta na Rico para investir em ações com taxa de corretagem ZERO… Mas nunca fui convidado pelo Nubank ou pela Easynvest para receber corretagem ZERO… pena!!!

1 curtida

Tenho conta na Easynvest desde janeiro de 2020, não recebi convite nenhum… fui excluído da roda dos corretagem zero… :worried: :frowning_face:

Mas fique tranquilo que logo, logo vc tem vai poder usufruir da taxa zero.

Está zero a partir de hoje! :grinning_face_with_smiling_eyes: