INVESTIMENTOS: "Como deveria ser"

Dúvida: as últimas compras que fiz de ações o Nubank devolveu uma pequena parte do valor (e fechei as compras).
Alguém sabe explicar?

Depende do que você fez @Fabio80
Exemplo… imagina que vc queria comprar 200 ações a 20 reais, mas só deu “match” de 150 na negociação (porque ngm queria vender pra vc a esse preço)… aí só conseguiu “comprar” 150 e o proporcional dos outros 50 voltam pra sua conta. Coisa comum que sempre aconteceu no homebroker mas talvez nao notasse porque a ordem podia ficar aberta por periodo maior e aí começava num dia e podia terminar no outro (era mais raro de pedidos parciais acontecerem)… mas agora com validade de 12 horas, se dentro do dia nao chegou no valor que queria para o total de ações q vc queria pode executar parcial, aí não sei se é esse o efeito.

Era isso?

3 curtidas

na verdade o que aconteceu foi o seguinte, no novo formato de compra de renda variável do Nubank ele aprisiona uma valor maior para conseguir liquidar a ordem, exemplificando, quando vc compra uma ação que custa 10 reais, o nubank considera o valor como R$ 10,10 (apenas um exemplo), então comprando 20 papéis desse ativo é debitado R$ 202,00 da sua conta (ao invés dos R$ 200), ao liquidar a ordem por R$ 10 cada papel, o valor final realmente fica R$ 200, dessa forma os R$ 2,00 a mais que foram provisionados retornam pra sua conta.

5 curtidas

Excelentes colocações @Luciano_Temistocles e @Danielbighelini, o Nubank nitidamente está apostando numa estratégia para usuários básicos/intermediários com todas essas ações e “simplificações”, a questão é justamente os usuários mais experientes que ficam a ver navios com tudo isso, afinal operar na plataforma atual se torna extremamente problemático pela falta de funções e ferramentas que o investidor está habituado a utilizar.

Uma possível solução para isso seria algo parecido com o que a Binance faz no app deles, onde existe um modo “Pro” com todas as ferramentas para usuários avançados e um modo “Lite” para usuários básicos.

3 curtidas

Oi, @Luciano_Temistocles, a compra acontece sempre na integralidade das ações.

Valeu. E isso é certo?
Pergunto porque a pessoa pode ter os 200 mas não os 202 e aí perde a compra.

Pra mim seria muuuuito bom se separassem a seção de renda variável ( ações, FIIs e ETFs ) senão fica muito difícil de balancear a carteira… to no aguardo das melhorias

1 curtida

Assino embaixo @Danielbighelini de tudo o que você falou, mas essa parte que citei é a que menos fico feliz, não deveríamos estar numa versão 1.0 isso deveria ter passado por testes, versões beta com usuários específicos e com o mínimo de razoabilidade a integração ocorrer, possibilitando o fim das plataformas Nuinvest sem perdas significativas, se não aquelas mais emocionais de infelizmente “perdermos” uma boa corretora.

De qualquer forma com todas as minhas ressalvas mantenho a Nubank como a minha principal instituição financeira digital, tem um bom suporte mesmo tendo crescido muito e priorizo isso, já não tenho vontade de manter renda variável no app, mas não retirei renda fixa, é prático e cômodo ter tudo ali.

6 curtidas

Verdade já era assim, desde que mudou o ticker pra ROXO34

Certo não seria, é um dos tantos pontos de reclamações da comunidade em relação a essa migração.

Não temos como ter acesso ao número de usuários que saíram vs os que entraram com investimentos no nubank após a virada para verificar o sucesso da decisão, mas no reclame aqui a avaliação da nuinvest caiu consideravelmente passando a ser uma das piores corretoras por notas.

2 curtidas

Nova notificação de proventos

Porém no extrato ainda não tem a informação de quantas cotas/ações correspondes ao provento, apenas o ativo é exibido.

12 curtidas

Aqui não tem notificação, mas pelo menos veio com o nome do ativo no extrato

5 curtidas

Compartilho muito deste entendimento também, @Danielbighelini.

Me considero um usuário básico/intermediário e estou super otimista. :slightly_smiling_face::slightly_smiling_face::slightly_smiling_face::slightly_smiling_face:

9 curtidas

@Julia_Prado Boa tarde, tudo bem?
Gostaria de sugerir a inclusão da função (edição de preço médio), em outros apps de investimentos nós temos como editar o preço médio, essa função é importante para que possamos acompanhar a performance de forma correta, se o app tem disponível o controle de perfomance é bom também ter essa função de edição para que possamos ter os dados corretos. Fica essa minha sugestão e pedido!

Agradeço desde já.

7 curtidas

Como a maioria aqui tem experiência e está investindo pelo nubank, queria ter uma ajuda, pois não sei se estou fazendo algo errado ou não estou entendendo a dinânima do app.

Hoje fiz compra de ações e coloquei o valor de mercado, o Nubank colocou um valor x, e lá eu entendi os centavos da bolsa e etc, mas quando efetuei as compras (fiz em mais de um ativo), o valor que o nubank me apresentou pela ação estava maior do que a venda no mercado, logo já comecei tendo “prejuízo”.

Vocês fazem dessa forma? Qual o melhor jeito de se udar o app atualmente para fazer as compras? Estou achando bem confuso, na clear a visibilidade era melhor e não acontecia isso de valores “diferentes”.

2 curtidas

um pouco acima eu respondi um caso parecido:

2 curtidas

@Ycaro_Johnatham eu faço da seguinte forma.

  1. Verifico de o preço do ativo está dentro do meu preço teto. E isso pode variar dependendo da classe, setor do ativo ou metodologia utilizada pelo investidor para calcular está precificação;
  2. Analiso outras informações fundamentalistas voltadas para identificar oportunidades na bolsa;
  3. Disparo a ordem. Mas “eu, particularmente” nunca utilizo preco a mercado. Sempre utilizo preco desejado porque a premissa número 1 não pode ser desprezada.

Basicamente é isso que eu faco e geralmente não tenho surpresas.

5 curtidas

Quem compra a mercado precisa entender que preco tem flutuação e por esta razão existe a chamada “margem de segurança” da operação.
Isso significa dizer que mesmo quando o app informa um preco médio da operação de compra, pode ser que algumas “partes daquela ordem” possam ser compradas com valor acima ou abaixo do preco médio.
Está “diferença” entre “valor estimado” e “valor realizado” é devolvida no final do processo.
É é a principal razão que mesmo quando eu utilizava home broker, eu nunca utilizava preco a mercado. Já perdi muito dinheiro assim.

3 curtidas

Não sou investidor forte mas também sempre uso preço desejado.

3 curtidas

Queridos, venho de volta aqui. Apesar de ter tirado a renda variável, a renda fixa segue e, obviamente, sigo ativo rs

Existem alguns ativos da Renda Fixa que NÃO estão aparecendo (eita que festa!)

Ele mostra só que caiu na conta o valor (no menu movimentação), porém não mostra qual era o título (LCA)… parece simplesmente como investimento resgatado - renda fixa e o valor e TCHAU. Só isso. Pior… o IRRF aparece separado (ou seja… tive vencimento de 5 títulos no mesmo dia e nao sei o que é do que). E mais, esperei mais de 3 dias acessando diariamente para ver se era algum delay da plataforma e para minha surpresa não é.

Realmente NUNCA apareceu no menu novo INVESTIMENTOS > ACESSAR HISTÓRICO.

Agora a minha surpesa é porque estou consultando diariamente para ver se não era o delay que me referi dos que venceram semana passada… pois eis que acaba de me aparecer um que venceu HOJE. Sim, HOJE. Ou seja… não é delay!! É só maaais um bug que não aparece completo e correto na plataforma… Em resumo: Simplesmente tem alguns títulos que não são mostrados lá no histórico.

Tá difícil ter paciência, viu? Bem difícil…

@Julia_Prado @Danielbighelini - se for de curiosidade de vocês posso mandar uns prints no privado para ver se identificam a fonte do erro.
Mas olha… nem sei o que dizer mais sobre confiabilidade do app por hora. Tá pior que apps em Beta.

4 curtidas