INVESTIMENTOS: "Como deveria ser"

Absoluta, @Danielbighelini! Acabei de puxar 3 do dia 03/Junho, 1 do dia 31/05 + os proventos (por exemplo do dia 15/05… só 1 dos FII dá uma diferença de pouco mais de 20 reais que não aparecem nos rendimentos…).

Você tem costume de subscrever? Se sim, não é possível que você nunca reparou que rendimento enquanto está em período de subscrição normalmente você recebe pelo final 11 e também uma parte nos finais 13 ou 14 até o fim da integração da subscrição.

Isso, inclusive eu pego JUSTAMENTE, pelo site da B3.

Se tiver curiosidade segue a prova do que eu to falando aqui:

B3:

NuInvest:
image

App da Nu (cortei para nao mostrar os avores de tudo, as aqui está o que caiu dsse FII

E pra não achar que estou enrolando/de sacanagem, aqui estão os outros FII pra ver que não mostra os e subscrição (tirando os valors, por razoes óbvias).

Posso surtar com essa baguna que Nu tá gerando, mas não faz sentindo mentir só pelo prazer do caos! rs

Por isso insisto tanto no botão pra exportar… vai ser mais fácil fazer essas comparações (e, no meu caso, levar a informação para o meu controle pessoal que graças a Deus não é a Nu porque como um outro colega meio besta das ideias comentou em outro post, “vai que a Nu desativa e eu perco todo meu controle” né? Então melhor garantir que eu não dependa da Nu pra quando ela decidir cancelar esse serviço tambem :rofl: :rofl: :rofl:)

5 curtidas

O valor total investido no site B3 está maior do que no Nubank, no meu caso.
Estranho isso.

@Julia_Prado, há explicação para essa diferença de valores?

2 curtidas

@Luciano_Temistocles Acho que entendi. O problema ocorre para clientes que fazem subscrição e enquanto o ativo não é consolidado no ticker correto (Ex.: HGBS13 => HGBS11), ocorre esta falha de contabilização pois o sistema só está totalizando os proventos recebidos no código do ticker “oficial” (Ex.: HGBS11).
Não percebi isso porque faço subscrições de forma muito rara.
Mas mesmo assim fiquei com uma dúvida: Mesmo havendo falha de contabilização, este provento está sendo depositado na sua conta da corretora?

3 curtidas

Tu tá correto @Luciano_Temistocles . E o problema não ocorre apenas para subscrições. Localizei vários ativos com a totalização correta de proventos MAS encontrei vários outros ativos que o cálculo está completamente errado.
Comparei mês a mês os dados registrados na B3 com os dados registrados no app Nubank.
A diferença em alguns casos foi muito significativa (>5%).
Vou copiar os representantes abaixo do Nubank para verificarem esta situação.

@andreobueno @Julia_Prado

3 curtidas

Veja se não ficou retido no nuinvest. Meus proventos sempre ficam presos lá e tenho que fazer manualmente
Vá em “?” e pesquise por saldo nuinvest

Imaginei que fosse esse o seu caso mesmo Daniel. Por isso que eu estou falando… tem muita gente que está dizendo que está tudo bem e maravilhoso no app aqui nos foruns porque não faz/usa todas as operações possíveis. Isso irrita DEMAIS quem usa/tem outras coisas pois faz com que o pessoal da NU ache que está tudo certo uma coisa que claramente não está, sabe?

Sobre a sua dúvida, pelo menos o mais importante é que o dinheiro cai direitinho na conta sim @Danielbighelini. (ufa!! rsrs) Isso é um erro antiquérrimo já da NU que eu perdi as contas de quantas vezes reclamei (sério… desde que tinha o serviço de assessoria para clientes ultra+). Tipo… apesar de cair na conta, os reportes de provento nao mostram e é mais uma das razoes pelas quais eu ignoro tudo o que a Nu faz pra mostrar rendimentos - SEMPRE tem algum erro quando comparo ou as informações são compartimentadas como está no app e não me deixa ter uma visualização COMPLETA da minha rentabilidade… é tudo espalhado e solto…

*O valor que entra na conta vem exatamente igual ao que mostra na B3 e que também aparece no reporte da NuInvest. Agora pq não mostra no app da NU? Falo da minha desconfianças mais abaixo.

Antes de falar do que eu acho que é, fiquei curioso com a sua pergunta agora e fui ver lá no app como estava entrando esse valor!!! Mas infelizmente o último que caiu foi antes da correção que eles fizeram e tudo dessa época mostra só como “rendimento de renda variável” (eu vejo todos os valores, inclusive esses dos prints mas tudo com essa mesma descrição).

NOTEI alem disso que … como vão mostrar os valores que ficam presos no IR? Antes mostravam no reporte da NU INVEST. Mas agora já vi que recebi coisa com desconto no IR mas no app da NU não mostra mais o que ficou retido (eeeita que beleza, que festa da bagunça kk).

Enfim… voltando… O problema é lá na visualização do PROVENTO mesmo.
Até onde eu entendi é exatamente o que você disse, ele mostra lá só o que é lançado pela B3 pelo ticker padrão.

Mas no momento eu JÁ TENHO o 13 e 14, está no meu nome, eu vejo isso na B3, no NU INVEST, se eu jogar buzios acho que tbm mostra que tenho rs (mesmo estando em processo de integrar). Ele deveria mostrar como um ativo que eu tenho (e ele NAO MOSTRA NADA) , o que é outro erro além de nao mostrar o provento relacionado.
E talvez JUSTAMENTE por isso é que ele não esteja trazendo os lançamentos lá no menu de provento.

Infelizmente esse dos prints que mandei integrou já, então ele já mostra somado e o próximo virá certo, mas te mostro um outro exemplo aqui que ainda está em processo:

Veja que esse tem o 11 e o 13. Porque não aparece o 13 lá no app da NU é um mistério.

E é algo tão tosco de corrigir sabe? Pois sempre mostrou na NU Invest que estava caindo mas nunca se preocuparam em corrigir essa maldita aba de proventos. Deveria ser muito fácil… se eles pegassem a API da B3 e integrassem já resolvia o problema. (só pra compartilhar… tem um app chamado “agenda de Dividendos”… tosco de tudo, gratuito… extremamente caseiro mas que mostra a informação muito mais acurada que o app da NU… é meio decepcionante isso).

Acho que alguem só não está prestando atenção direito nisso e ignorando quem já notou e reportou…rs

@Julia_Prado ajuda aí… deixei redondinho aqui pra gente tirar 10 na prova semana que vem, vai…! kkk (e libera a função de exportar pra gente conseguir ajudar a encontrar onde mais está com problema, por favor mulheeeer!) #MeAjudaATeAjudarNu

Edit:
@Danielbighelini, quando menciono de visão consolidada, eu penso em algo como isso (e é justamente o motivo de eu pedir o “excel” pra Julia, pois só assim consigo integrar o que tenho em todos os lugares e acompanhar a real rentabilidade do meu suado dinheirinho kkk)

image
image
image
image

3 curtidas

Não ficou não, querido. Obrigado pelo aviso @JoaoMelo. Está caindo tudo na conta bonitinho - PELO MENOS!! Mas estou com tanto receio de ver relatos como esse que agora todo alerta de dividendo eu fico entrando pra ver (tá vendo o caos que você tá gerando, Nu? Credo!)

O problema que to trocando ideia aí com o Daniel é a respeito da informação que mostra errado lá nos proventos (seja no app ou desde que isso ainda estava no NuInvest). Para acompanhar a evolução e performance dos investimentos.
Não adianta ter se está errado :face_exhaling: :sleepy:

COM CERTEZA o programador tá pegando “da B3” e não o que está passando pela sua conta pra consolidar ali.

1 curtida

Verdade @Luciano_Temistocles .
E eu até entendo o porquê desta dificuldade de contabilização. Aprendi isso porque desenvolvi uma planilha que extrai os dados da B3 e tive que entender a estrutura do modelo de dados.

Basicamente os dados da B3 são divididos em 04 pedaços: Movimentação, Negociação, Eventos e Ofertas. Inclusive são os mesmos itens que aparecem para o cliente comum que acessa o site da B3.

Não vou me alongar muito aqui, mas basicamente as informações foram estruturadas da seguinte forma:

Negociação: Compra/Venda de ativos
Movimentação: Proventos recebidos
Eventos: Proventos futuros
Ofertas: Ofertas públicas.

Na tabela de movimentação existe uma coluna de dados chamada “Produto” que armazena a identificação “variável” do ticker no seguinte formato: “TICKER99 - DESCRIÇÃO” sendo que o número 99 pode ser 11,12,13,14,15, etc e na tabela de negociação existe uma coluna chamada “Código de negociação” que armazena a identificação “oficial” do ticker no formato: “TICKER11”.
Em resumo: Não existe uma chave primária padrão entre estas duas tabelas que identifique de forma precisa o ativo envolvido. Qualquer sistema que precise contabilizar os valores envolvidos nas movimentações e negociações precisa antes tratar estes dados, mais ou menos como eu fiz em Power Query em uma planilha automatizada que desenvolvi através de uma função específica. Exemplo abaixo:

let
    fxTickerTransform = (product as text) as text =>
    let
        // Verifica se o ticker é um "CDB", "LCA", "Tesouro direto", etc
        isSpecialTicker = Text.StartsWith(product, "CDB ") or Text.StartsWith(product, "LCA ") or Text.StartsWith(product, "Tesouro "),
        
        // Se for um ticker especial, mantém o ticker inalterado
        ticker = if isSpecialTicker then product else Text.BeforeDelimiter(product, " - "),
        
        tickerLetters = if isSpecialTicker then product else Text.Select(ticker, {"A".."Z", "a".."z"}),
        tickerNumbers = if isSpecialTicker then "" else Text.Select(ticker, {"0".."9"}),
        
        // Se for um ticker convencional, ajusta a numeracao do ticker
        tickerNumbersAdjust = 
            if isSpecialTicker then "" 
            else if Number.FromText(tickerNumbers) >= 11 and Number.FromText(tickerNumbers) < 33 then "11" 
            else if Number.FromText(tickerNumbers) = 35 then "33"
            else tickerNumbers,
        
        // Retorna um registro com as duas partes
        result = Text.Combine({tickerLetters, tickerNumbersAdjust}, "")
    in
        result
in
    fxTickerTransform

Com esta função criei uma nova coluna de dados chamada “Ticker” que normaliza a informação estre as duas tabelas e daí sim, consigo totalizar com exatidão.
Isso dá uma boa conversa de bar… :slight_smile:

4 curtidas

dlombelloplanilhas ? rs
Verifiquei aqui e começo de mes pelo menos os informes foram os certos,
mas mes passado tinha ficado bem confuso mesmo.

4 curtidas

Dá mesmo @Danielbighelini
E… aí pô… a solução tá praticamente pronta, já! hahaha Corre aqui Nu!

1 curtida

Ih, descobriram a fonte #corri! hahaha dlombello mesmo, @Everton_J_da_Silva :rofl:
Quer ver um sonho? dlombello puxando informação da Nu com API pra eu não ter que ficar atualizando as coisas manualmente. kkk
(ps.: já tentei outros apps/consolidadores, mas todos as outras soluções que testei até agora que não traziam o que eu queria/precisava)

1 curtida

Uso tmabem, e super recomendo rs

Olha, todos os outros que tem integração com b3 e coisas do tipo da algum problema kkk
parei de usar varios por causa de eventos duplicados ou informação faltando ou errada rs.

Prefiro adicionar manualmente, eu acho que eu tenho mais controle
e o leitor de notas lá facilita que é uma maravilha rs,

A parte chata é os proventos, mas eu espero pra fazer sempre depois do ultimo pagamento, ai faço uma unica vez.

2 curtidas

Eu tbm! Foi o que me salvou de ter que ficar que nem um maniaco atualizando tudo manual que nem um camelo. Tambem desisti dos que traziam automatizados e não deixavam corrigir/colocar manual por isso. Leitor de notas é uma benção na minha vida (fora que deixando tudo certinho, pra fazer o IR é maravilhoso).

Desde que comecei a usar agora eu consigo focar em investir e acompanhar melhor a rentabilidade pra poder ver onde preciso mexer e focar em melhorar cada vez mais.

2 curtidas

ta ai uma coisa que da pra falar que é mão na roda kkk
eu usava a planilha dele, ai depois quando lançou o sistema web eu migrei e ate paguei o plano anual lá de tão bom que era.

Não sei se você ta no discord deles, mas sempre que rola alguma duvida de eventos o pessoal la responde e ensina como fazer.

1 curtida

Eu tbm fiz isso de pegar o anual @Everton_J_da_Silva rs é maravilhoso!
Não uso o discord, mas estou no telegram deles! A atenção que eles dão para os usuários faz toda a diferença.

Eu só deixaria a parte de comprar em lotes em baixo. Pq os botões “+” “-” e a quantidade ficou um pouco pequeno. Poderia ser igual o de antes.

5 curtidas

@lfelipsilva aquela sugestão que postei foi soh uma ideia pra ser avaliada. Acabei não me preocupando muito com a estética.
Certamente o Nubank vai dar uma boa melhorada nisso.

2 curtidas

Mais vi que vc colocou tudo que precisa. Ainda bem que eles estao aceitando o feedbacks.

2 curtidas

Isso incomoda a todos nós rs. São personagens típicos que fazem isso e tratam a instituição como uma religião.

34% Nesse último ano? Meus parabéns porque não tá facil kkkk

4 curtidas

Está sim @Alexsandro_Kremer ! Isso é uma das coisas sendo discutidas :slight_smile: vlw por mencionar!

5 curtidas