Investimentos: curto, médio ou longo prazo?

image

Olá, comunidade! Como vocês estão hoje?

Se você já começou a investir ou já conferiu nossos outros textos sobre o assunto, provavelmente se deparou com alguns termos muito comuns no mundo dos investimentos. Estamos falando deles: curto, médio e longo prazo.

Você sabe o que significa e a duração de cada um?

Vem comigo que eu te conto! :slightly_smiling_face:

Um dos passos mais importantes quando se está investindo é entender o seu perfil de investidor e, em seguida, determinar o tempo para alcançar o seu objetivo dentro do investimento que está aplicando.

E olha essa dica: definir o prazo do seu investimento é muito importante!

Quando vamos escolher um investimento, os termos “curto, médio e longo prazo” sempre aparecem relacionados ao retorno e rendimento daquela aplicação. Em outras palavras, qual é o tempo ideal para deixar aquele dinheiro rendendo e, assim, atingir um determinado resultado.

E qual é o tempo de cada um desses prazos? :thinking:

Curto prazo

Neste caso, são objetivos de curtíssimo prazo. Mesmo dia (no caso de day trade), um mês, semanas e até um ano. É importante ter em mente que operações de curto prazo trazem risco de possíveis perdas, por isso escolha investimentos de baixíssimo risco e alta liquidez, ou seja, facilidade para resgatar seus investimentos.

Médio prazo

De 3 a 10 anos. No médio prazo, a liquidez não precisa ser imediata e deixa de ser o ponto mais importante. Afinal, o período de tempo deixando seu dinheiro aplicado é maior para obter retornos de médio prazo. Aqui, é aconselhado pensar na rentabilidade e diversificar sua carteira!

Longo prazo

Mais de 10 anos! Paciência… ou seja, o foco deste prazo é obter o maior rendimento para suas aplicações. Também é pensado para a aposentadoria.

Depois de saber um pouco mais como funciona, você conseguiria indicar qual o prazo ideal para seus objetivos na hora de investir? Conta aqui pra gente!

27 curtidas

Ahhh, só eu que amo um post didático? Parabéns @Yass, já quero mais!!!

@greg.morales1301, filho favorita este tópico virá mais coisas interessantes, amo vc :facepunch:t5:

16 curtidas

Eu sou fã também! Apesar de nem sempre ter tempo de poder ler/interagir em todos com calma.

Ótimo conteúdo @Yass!

10 curtidas

A @Yass explica bem direitinho mesmo :clap::clap::clap::clap: vou dar uma lida e depois conver Samos!!! Te amo @ClaudioSilvaDigital :rocket::rocket::rocket::facepunch::facepunch::facepunch:

9 curtidas

Olá, @Yass, parabéns pelo ótimo conteúdo!

Creio que foi descrito apenas o curtíssimo prazo, deixando um gap para o médio prazo. :thinking:

10 curtidas

Amo esses conteúdos, obrigado @Yass mais uma vez! :purple_heart::purple_heart:

Pra mim médio e longo prazo é o que mais se encaixa para meus objetivos.

5 curtidas