Olá, comunidade! Como vocês estão hoje?
Se você já começou a investir ou já conferiu nossos outros textos sobre o assunto, provavelmente se deparou com alguns termos muito comuns no mundo dos investimentos. Estamos falando deles: curto, médio e longo prazo.
Você sabe o que significa e a duração de cada um?
Vem comigo que eu te conto!
Um dos passos mais importantes quando se está investindo é entender o seu perfil de investidor e, em seguida, determinar o tempo para alcançar o seu objetivo dentro do investimento que está aplicando.
E olha essa dica: definir o prazo do seu investimento é muito importante!
Quando vamos escolher um investimento, os termos “curto, médio e longo prazo” sempre aparecem relacionados ao retorno e rendimento daquela aplicação. Em outras palavras, qual é o tempo ideal para deixar aquele dinheiro rendendo e, assim, atingir um determinado resultado.
E qual é o tempo de cada um desses prazos?
Curto prazo
Neste caso, são objetivos de curtíssimo prazo. Mesmo dia (no caso de day trade), um mês, semanas e até um ano. É importante ter em mente que operações de curto prazo trazem risco de possíveis perdas, por isso escolha investimentos de baixíssimo risco e alta liquidez, ou seja, facilidade para resgatar seus investimentos.
Médio prazo
De 3 a 10 anos. No médio prazo, a liquidez não precisa ser imediata e deixa de ser o ponto mais importante. Afinal, o período de tempo deixando seu dinheiro aplicado é maior para obter retornos de médio prazo. Aqui, é aconselhado pensar na rentabilidade e diversificar sua carteira!
Longo prazo
Mais de 10 anos! Paciência… ou seja, o foco deste prazo é obter o maior rendimento para suas aplicações. Também é pensado para a aposentadoria.
Depois de saber um pouco mais como funciona, você conseguiria indicar qual o prazo ideal para seus objetivos na hora de investir? Conta aqui pra gente!