Pessoal, já repararam como investir parece um jogo de tênis?
Começa o rali: a bola vai, a bola vem, e você tenta manter a calma. A grana entra, o boleto vem. E você tenta não furar o saque.
Ações em queda?
É tipo tomar uma passada na rede: dói, mas acontece até com os melhores. Segura o mental!
Investimento subindo?
Não sai comemorando antes da hora, senão toma um smash no ponto seguinte (alô, juros!).
Tem gente que entra na Bolsa igual quem vai sacar pela primeira vez na vida:
Sem aquecer, sem saber o que tá fazendo, e achando que vai dar ace de primeira.
Spoiler: dá dupla falta.
Investir no longo prazo é igual jogar um rali de 20 trocas:
Não ganha quem bate mais forte.
Ganha quem erra menos e tem paciência.
Mas diz aí:
Você investe no longo prazo ou prefere tentar ganhar o ponto logo no saque?
Qual compra te fez pensar: “essa foi uma bola fora”?
Qual foi o melhor ace financeiro que você já mandou? Aquele investimento certeiro!
Você joga mais no modo “gasto tudo e vejo depois” ou “administro como se fosse final de Wimbledon”?
Você reinveste os lucros ou saca tudo como se tivesse vencido o set?
No fim das contas, tanto no tênis quanto nas finanças, o que conta é o jogo mental, a paciência e saber a hora certa de atacar ou defender.
Então pega sua raquete (ou sua planilha de gastos) e entra em quadra com a gente:
a gente erra, aprende e continua trocando bola!
Então, não tenho nenhum investimento a longo prazo, por dois motivos:
Gosto de ter o controle do dinheiro e sacar na hora que quiser ou precisar. Sempre estou envolvido em muitas coisas que precisam de dinheiro e detesto pegar dinheiro emprestado em banco e pagar juros.
Mudo de interesse muito rápido e gosto de aproveitar as oportunidades que aparecem e pra mim poder sacar o dinheiro imediatamente faz muito sentido. Só teve um investimento que fiz no Mercado Pago que ficou 6 meses aplicado. Esse foi o maior tempo que deixei por causa da rentabilidade oferecida.
Vai chegar um momento, que vou ter que diversificar a carteira, pra isso, tem um consultor financeiro aqui em BH que vai fazer isso pra mim.
Também jogo no longo prazo. Aprendi a conhecer meu adversário, ser paciente na estratégia e não cometer erros não forçados.
Não lembro de muitas compras “bola fora” kkk. Mas o que vem na minha cabeça agora foi um ativo meia-boca que comprei e troquei por um melhor.
Meu ace financeiro (investimento certeiro) foi comprar uma bike pra ganhar tempo (deixar de andar a pé), economizar com transporte, pra contribuir com a saúde física e mental, e tem baixa manutenção.
Jogo no modo Wimbledon, administro o jogo, principalmente quando estou ganhando.