Quem viaja para fora sabe: cada real faz diferença quando o assunto é câmbio. E o novo cartão Nubank Ultravioleta tem dois benefícios que podem representar uma baita economia nas compras internacionais:
IOF zero no cartão de crédito: o imposto, que normalmente é de 3,5%, é devolvido direto na sua fatura.
Spread reduzido de 3,5% no cartão de crédito: uma taxa menor na conversão do dólar, que evita cobranças escondidas.
Pra entender o impacto real disso, imagina o seguinte:
Você faz uma compra de 200 dólares em uma viagem, usando o cartão de crédito Nubank Ultravioleta. Em outros cartões, esse valor pode chegar a quase R$ 1.190 por causa das taxas. Mas com o Nubank Ultravioleta, essa mesma compra pode sair por cerca de R$ 1.105. São mais de R$ 80 de economia em uma única transação.
E o melhor: além de pagar menos, você ainda ganha 1,25% de cashback nas suas ou acumula pontos que podem ser usados em programas como LATAM Pass e Smiles.
Quando a gente fala de compras internacionais, IOF zero e spread reduzido deixam de ser detalhe e viram um baita diferencial competitivo.
Para saber mais sobre o assunto, é só ler mais no blog do Nubank.
Agora, me conta aqui: você já usou o novo cartão Nubank Ultravioleta em compras no exterior? Percebeu essa diferença?
Maravilha né, mas como que o cliente vai saber a cotação do dólar do momento ao qual o Nubank usa para as compras? Deveria ter alguma área no aplicativo mostrando.
Pois nem sempre a conversão de bancos usa a mesma cotação oficial que deveria ser a do Banco Central (PTAX comercial).
Na FAG de vocês diz lá em baixo que a moeda considera é a PTAX, isso deve ser sobre a cotação né? Mas sem uma área no app para consultar de forma nítida, não dá pra saber se vai ser aquela cotação do BC mesmo, assim como já temos uma informação errada do IOF ali, onde a fag de vocês diz que o IOF é 3,38. O certo é 3,5%
Sobre o local para colocar a informação da cotação do momento no cartão de crédito pode ser nesta página aqui de vocês. Tem espaço de sobra e não tem nenhuma informação relevante até o momento.
Então baseado no dólar Dólar PTAX que fechou em 5,4109
+ o spread do Nubank de 3,5%
Conclui-se que a cotação que deveria ser cobrada, assim como a FAG do Nubank informa, era de R$5,60,
Então parece que o Nubank está cobrando 2 centavos a mais aí na cotação né. Se até no print mostra que usam o PTAX, seria melhor eles corrigirem isso tbm.
Ou aumentar o cashback do cartão para 1,5% q seria a melhor opção né hehe
@Usuario.N O dólar é o mesmo, o problema era que estavam usando o spreed antigo de 4%, mas ja corrigiram. Fiz uma reclamação no suporte e agora ta tudo certo como na Conta Global.
Ah, legal. Bom saber. Então agora sabemos q é mais vantajoso usar o crédito do que a conta global para quem quer economizar. Pena que eu não importo mais como antes por causa desse governo q taxa tudo e mais um pouco. Vi que deixaram até mais claro a informação no comprovante, bom tbm. Se ajustassem o cashback do cartão p/ 1,5% tbm, aí seria perfeito . E não sei pq tem este texto em baixo se o dólar é exatamente o do dia da compra. Eles tbm tem q arrumar isso e trazer o valor da cotação em algum lugar na área de crédito.
Mas enfim, mês que vem tenho uma compra de 900$ pra fazer e já sei o que usar.
Não é bem assim. A pessoa que está planejando uma viagem para alguns meses adiante não sabe qual vai ser o caminho do dólar até lá. O cartão global permite a pessoa se planejar e fazer os aportes, seja aproveitando momentos de cotação mais favoráveis, ou aos poucos para fazer um câmbio médio e se proteger das variações até o dia da viagem.
Além disso, o cartão global ainda tem a possibilidade de carregar outras moedas pra evitar o duplo câmbio, caso a compra internacional não seja em dólar
Eu por exemplo estou aportando EUR de pouco em pouco no cartão Conta Global para usar em minha viagem para Itália em 11/25, mas para qualquer emergencia posso usar o CC Ultravioleta com a vantagem do IOF zerado.
Dúvida: Alguém conseguiu usar o cartão da Conta Global pra pagar o hotel no Booking?
E não é só assim! Estes benefícios não servem apenas para quem vai viajar. Servem para compras de produtos corriqueiros, seja durante a viagem ou para quem faz importação, sem datas específicas.
E vc já fez o teste comprando em outra moeda além do dólar no crédito pra ver se tem câmbio duplo mesmo? Não vi ninguém mostrando isso. Se ficar mais caro aí depende de cada um avaliar o que é melhor pra ele. Pra mim o melhor será no crédito!
E no crédito permite criarmos um cartão só p/ compras em outra moeda, definir até um limite para não extrapolar, ter mais tempo para pagar deixando o dinheiro rendendo, e ainda ter uma maior organização com os gastos reunido tudo em um só lugar, na fatura, e fazer pagamentos sem saldo em conta.
E pra não ficar dúvida, isto se aplica às compras feitas no exterior em qualquer moeda diferente do dólar, inclusive em R$. Veja o e-mail que recebi depois da primeira (e última vez) que fiz uma compra no exterior em R$ (obs: foi em 2022):