IR Nucoin

Suponham que vendi 45 mil reais em criptomoedas no mês.

Nesse caso, há recolhimento de 15% dos lucros por meio de DARF.

E suponha que nessa venda teve 5 mil reais de venda de nucoins.

Como apurar o lucro das nucoins?

Suponha que vendi os nucoins a 20 centavos, então vendi 25 mil nucoins.

Dessas 25 mil nucoins, 20 mil foram nucoins bônus, então o custo foi de 0.

5 mil foram de compras de nucoins a 5 centavos, ou seja, gastei 250 reais para comprar 5 mil nucoins e as vendi por 1.000 reais.

Como fica o imposto especificamente dos nucoins? Pago apenas do que eu comprei e desconsidero os nucoins bônus que ganhei por 0 reais?

5 curtidas

A DARF é em cima do lucro, após atingir os 35 mil reais de vendas totais, ou seja, (Cripto X) 45 mil reais de vendas no mês + os 5 mil reais de vendas em Nucoin.

Então, neste caso, aplica-se a alíquota de 15% sobre o lucro total. Isto é: (cripto X + Nucoin)*15%

Exemplo: Considerando que ambos atingiram acima dos 35 mil reais de vendas no mês de maio.

Bitcoin (BTC), o lucro no mês de maio foi de R$ 5 mil
Ethereum (ETH), o lucro no mês de maio foi de R$ 2 mil.

Conta = (BTC + ETH)*15%
Conta = (5 mil + 2 mil)15%
Conta = 7 mil
15%
Conta = R$1050 reais de imposto para pagar.


Lucro ou ganho de capital = Venda - Compra (ou Alienação - Aquisição)
Lucro = 5 mil - 0**
Lucro = 5 mil em Nucoin.

** O zero é somente quando, recebe NCN por coinback “Nucoin bônus”

E como eu disse anteriormente aplica-se no lucro total somando o lucro do nucoin + lucro da outra cripto e multiplicando por 15%, seguindo o modelo da conta acima que mostrei no exemplo.


Na sua planilha, precisa separar o que foi nucoin bônus e o que foi compra de nucoin. No momento, eu me programei para receber nucoin bônus. Então, quando vou preencher já coloco R$0,00.

Cuidado!
Você pode fazer trader de cripto, e fazer trader de nucoin, no mêsmo mês e não contabilizar. De qualquer forma, a isenção de 35k é no total de vendas, tanto das criptos, quanto do nucoin e do nucoin bônus.


Exemplificando:

  • 1°- No mercado cripto: Compra e Venda de Nucoin: R$ 100 e R$ 250
  • 2° - Recebe como coinback: Compra e Venda de Nucoin bônus: R$0,00 e R$ 5 mil
  • 3° - No mercado cripto: Compra e Venda de Ethereum: R$ 10000 e R$ 30000

Total de vendas no mês de maio: R$ 30 k + R$ 5 k + R$ 250 = R$ 35.250,00 reais.
Isto é. Acima dos 35 mil de vendas daquele mês, então, precisa emitir DARF.

Pergunta: A DARF é em cima do lucro individual ou no lucro total? No total.

Lucro total = Lucro NCN + Lucro Nucoin Bônus + Lucro ETHEREUM…

1° - Lucro NCN = 250 - 100 = 150 reais
2° - Lucro NCN bônus = 5 mil - 0 = 5 mil reais.
3° - Lucro ETH = 30 k - 10 k = 20 mil reais.

Lucro total: 150 + 5 mil + 20 mil
Luco total: 25.150 reais.

DARF a pagar: 25.150 x 15%
DARF a pagar: R$3.772,5 reais que vai pagar de imposto.


Na dúvida, consulte um contador para te ajudar. Tem muitos ai que fazem consultoria apenas.


→ Se preferir, fiz uma planilha que pode ou não ser útil para você. Vai depender de como enxerga a situação e os cálculos que estão nela. E já adianto, não me responsabilizo por erros de planilha, pois, em breve devo muda-la para uma versão melhorada.


→ Se preferir, fazer por conta própria, aqui ensino como baixar o extrato cripto e nucoin, e exportar para a sua planilha.

5 curtidas

A explicação do @Lucas.R está completa, contudo, se cálculo tributário não for sua praia, consulte um contador.

7 curtidas

Valeu!

Então o lucro das nucoins bônus é o próprio valor de venda, já que o custo de aquisição foi 0.

Mas agora veja outro cenário.

Tenho 150 mil nucoins

100 mil comprei por PM de 5 centavos

50 mil foram nucoin bônus, ganhas a 0 reais

Vendi 60 mil nucoin, a 1 real por nucoin.

Nesse caso, como apurar o lucro? Mantenho a proporção e contabilizo que 1/3 das nucoins são bônus e o restante compradas?

Assim: lucro de 20 mil reais das nucoins bônus
lucro de 38 mil reais das nucoins que comprei com PM de 5 centavos

58 mil vezes 0,15, dá então imposto de 8 mil e 700 reais.

Procede?

Eu separei na conta para compreensão, mas tudo é Nucoin e a conta é feita em reais.

  • 100 mil NCN x 0,05 = 5 mil reais (compra)
  • 50 mil NCN = 0 reais (compra)
  • 60 mil NCN*1 = 60 mil reais (venda)

Lucro = Venda - Compra
Lucro = 60 mil - (5 mil + 0)
Lucro = 55 mil

DARF a pagar = 55 mil x 15%
DARF a pagar = 8.250,00 reais a ser pago.

*E hipotético esta conta, pois não sei de qual depósito vai sair. Portanto, recomendo que olhe o extrato do Nucoin no próprio menu você encontra e lá vai estar especificado se saiu do Nucoin bônus ou do Nucoin que adquiriu.

Esse post te ajuda exatamente isso:

4 curtidas

No ato da venda o preço médio de todas as Nucoins já deve estar calculado, independente se foram compradas ou obtidas através de bônus.

2 curtidas

A nucoin precisa ser declarado no imposto de renda se sim, qual classificação?
obs. Eu não tenho é curiosidade

1 curtida

Veja aqui:

1 curtida