Jornada Financeira: Do Cofrinho à Conta Bancária

Do Cofrinho à Conta Bancária: Quando Você Percebeu o Valor do Dinheiro?"

A nossa relação com o dinheiro começa cedo, muitas vezes antes mesmo de compreendermos totalmente o seu significado. Para alguns, essa jornada mágica inicia-se com um simples cofrinho, onde depositamos moedas brilhantes com sonhos de comprar algo especial. Para outros, o despertar para o valor do dinheiro surge através de experiências diretas e emocionantes, como receber a primeira mesada, realizar pequenos trabalhos ou até mesmo abrir uma conta bancária.

A minha história não poderia ser muito diferente, vim de uma família humilde e praticamente sempre morei com meus avós, então não tive mesada ou algo parecido.
Quando conseguia 0,50 centavos do meu avô, já era uma felicidade tremenda, ia correndo na lojinha que tinha na minha rua comprar um salgadinho ou algum doce.

Na minha adolescência, já entendia que eu precisava ganhar meu dinheiro para comprar minhas coisas, consegui um computador com a minha mãe e isso abriu muitas portas pra mim.
Em pouco tempo comecei a dá aulas de informática básica, fazer currículos, puxar multas de transito e imprimir trabalhos escolares para guardar dinheiro e ajudar em casa.

Aos 15 Anos já estava trabalhando em uma Lan House, fazendo o atendimento e a manutenção da maquinas, e desde então vinha economizado, eu sempre separava meu dinheiro em 4 partes (ajudar em casa, estudos, lazer e livre).

Muitas vezes eu colocava dinheiro em livros que eu tinha, mas não tinha lido ainda, para o Eu do futuro ficar feliz quando fosse ler e encontrar, hoje eu deixo nas caixinhas do Nubank.

Em resumo, cada um de nós tem uma história única sobre quando e como começou a entender a importância do dinheiro. Ele não é um monstro, mas sim uma ferramenta que pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos e sonhos. :blush:

Independentemente do momento ou da forma, cada um de nós tem uma história única sobre quando e como começou a entender a importância do dinheiro.

E você? Qual foi o seu momento decisivo? Quando percebeu o verdadeiro valor do dinheiro?

31 curtidas

História encantadora! Na realidade, pode ser vista como exemplo de que mesmo com dificuldades ou barreiras, seus objetivos financeiros podem ser alcançados. Parabéns, @Everton_J_da_Silva!:clap::clap:

13 curtidas

Tu me fez pensar uma coisa: “A importância do cofrinho na vida de uma criança.”
Eu não tive cofrinho mas vejo que este “primeiro brinquedo” pode significar muito na cabeça de uma criança.
Na verdade acho que este pequeno objeto deveria de transformar em um altar no quarto da criança. :slight_smile:
Guardar agora pra ter mais depois

16 curtidas

:purple_heart:

Aqui você entregou a idade.

14 curtidas

Esse foi o meu primeiro trabalho tbm… usava o tempo livre para estudar.

12 curtidas

Muito legal @Everton_J_da_Silva!
Parabéns!

15 curtidas

Obrigado, mas não fuja da pergunta não
Qual foi o seu momento decisivo? Quando percebeu o verdadeiro valor do dinheiro?

Eu tambem não tive, pior de tudo quem nem sabia o que era, mesada só fui descobrir depois de velho praticamente, uma outra realidade.

Acredito que hoje em dia a informação ta mais facil para as crianças, inclusive com jogos, e isso me fez lembrar do “Jogo da Vida” do Nubank , acho que é uma otima força de ensinar um pouco sobre o valor do dinheiro para crianças.

image

16 curtidas

Excelente historia @Everton_J_da_Silva!

É ótimo ver nossa evolução depois que passamos a conhecer e aprender como usar melhor o dinheiro.

13 curtidas

É incrível ver como cada um de nós tem uma jornada única para entender o valor do dinheiro. :moneybag: A sua experiência, desde a alegria de ganhar 0,50 centavos do seu avô até trabalhar na Lan House e dividir suas economias, mostra uma trajetória de aprendizado e responsabilidade @Everton_J_da_Silva. :clap:

15 curtidas

Parabens @Everton_J_da_Silva, estou amando ler a historia de cada uma aqui. São muitas emoçoes.

Por isso tu é esse menino todo organazido finceiramente kkkk.

10 curtidas

hahah valeu hein, mas e a sua historia não vai contar ?
ta que tem um tempinho neh , mas acho que da pra pegar ai no bau de memorias.

eu tento :slight_smile:

Muito obrigado :slight_smile:

a gente acaba aprendendo com coisas simples e acaba nem percebendo, só quando paramos mesmo para analisar com calma que conseguimos ver o quanto evoluimos.

e educação financeira não é um monstro rs

11 curtidas

Voce ta atrasado pai kkkk. Ja fiz, corre la para ver.

13 curtidas

Adorei isso! Ainda serve de estímulo à leitura!

Gostei do relato, @Everton_J_da_Silva! :clap:

9 curtidas

O dia que comecei a trabalhar e comecei a dar valor no meu dinheiro :moneybag:. Uma coisa antes era entender, compreender, outra é quando e sua vez de ir pro mundo…

“O mundo te ensina, de um jeito ou de outro!”

6 curtidas

Começou cedo tambem ?
quando a gente tem que pagar pelas coisas a gente começa a da valor rs

4 curtidas

Defina cedo? :pensive:
2.0. :pray::sleepy:

Medroso demais… Cabeça muito infantil… Demorei, mas aprendi…

6 curtidas

Eu acho que cedo para trabalhar é antes dos 18.

claro que se eu pudesse escolher ia preferir começar trabalhar depois dos 20, e me dedicar aos estudos e aproveitar.

Ja fui engano inumeras vezes por questoes de trabalho, “direitos” mas no final tudo é lição aprendida.

4 curtidas

Acredito que só compreendemos o verdadeiro valor do dinheiro, quando precisamos trabalhar muito para conquistar nossas coisas com o próprio esforço!

7 curtidas

Concordo plenamente.

Parabéns @Everton_J_da_Silva pelo tópico e por compartilhar conosco essa verdadeira jornada!

8 curtidas

Concordo plenamente com isso.

Obrigado \o/ - foi dificil escolher as lembranças com dinheiro, sei que tem varias mas acho que se resumir é isso ai que eu postei rs.

Ta saido varios topicos incriveis com essa tematica, é muito inspirador ler eles.

mas e você quando começou a da valor ao dinheiro ?

8 curtidas