Levei golpe e a empresa da compra desapareceu

Boa tarde, fiz uma compra início de novembro e a compra no final era um golpe, a empresa sumiu, reportei a compra, e recebi um crédito de confiança, porém a empresa sumiu, ela não vai dar retorno sobre o reporte da compra, muito menos o estorno do meu dinheiro, e pensando nisso, como fica a questão do crédito de confiança, se não houver um retorno da empresa? Não estou disposta a futuramente ter que pagar por esse crédito de confiança.

3 curtidas

A empresa vai precisar provar para a bandeira do cartão que o produto ou serviço foi entregue/fornecido.

Como a mesma sumiu e obviamente tinha um intuito fraudulento, ela não conseguirá provar que lhe vendeu nada e provavelmente a disputa será favorável para você.

O crédito de confiança que o Nubank concede serve justamente para que você não arque com esse prejuízo enquanto o processo de contestação ocorre.

20 curtidas

Mas eles nao vao consegui contato com a empresa, tenho certeza disso, ja tentei. Entao se nao tiver um desfecho certo eu vou pagar esse credito? Em outra fatura

Acaso o desfecho da disputa seja desfavorável a você, a cobrança será realizada normalmente e você precisará buscar outros meios para comprovar a fraude, como uma ação judicial, por exemplo.

15 curtidas

Se foi no cartão de crédito, on-line, a Mastercard assume o custo e libera o valor pra você.

Lembrando que o pagamento deve ter sido diretamente para a empresa, sem intermediários como PicPay, Mercado Pago e etc.

7 curtidas

Nossa, passei por isso quando estava pagando a 4a parcela do produto. O negócio foi mais de R$ 1.500,00 na quarta parcela apresentou problema, primeira tentativa de solucionar o vendedor me bloqueou no whatsapp sem nem me responder, o outro número que disponibilizou não existe mais, o número que tive acesso não atende minhas ligações, consegui sofrido um terceiro número, o vendedor ficou de me enviar uma nova peça que deveria chegar a meses atrás e não enviou, não me atende mais. Ainda estou pagando as últimas parcelas pq o nubank só cancela se o vendedor confirmar o cancelamento (ou seja) perdi o dinheiro e o produto, e o vendedor ganhou tudo, sem esforço ou perda. Eu estava disposto a receber outro produto e continuar pagando, mas no caso dele não respeitar o consumidor, então tentei cancelar a compra, o resultado é que vou ter que pagar o pronto.

1 curtida

Nesse caso você deve informar o nunbak e tentar contato via canais de atendimento SAC. E tirar todas dúvidas e informar sua situação.

2 curtidas

Nesse caso, você tem que acionar a garantia

  • se o produto não tem garantia, a loja está de má fé, ou qualquer outro problema, a resposabilidade não é do Nubank e de nenhum outro serviço financeiro, agora você tem que acionar o procon, entrar com uma ação judicial.
3 curtidas

E você não buscou nenhum órgão público voltado para a defesa do consumidor para tentar contornar a situação? Uma denúncia no site consumidor.gov.br, uma reclamação no PROCON/DECON, uma orientação no Núcleo do Consumidor na Defensoria Pública?

8 curtidas

Infelizmente, para reclamar no consumidor.org.br a empresa tem que ser pré cadastrada no sistema, o que não é… O Procon mais perto de minha cidade é a 360km de distância, por telefone não consegui, me pediram o CNPJ da empresa e só nesse momento, quando peguei o recibo de compra, vi que o CNPJ falta um número, logo que foi impresso bem pequeno, tentei buscar por nome da empresa, nada.

Poxa que situação chata hein,
mas como vc achou essa empresa pra comprar o produto ? ela nao tem site ?
com o site você consegue fazer algumas busca por exemplo que é o dono do dominio, lá pode ter o CNPJ.
uma dica que eu possa da pra você é , com um numero de um amigo ou familiar tentar entrar em contato com a empresa, finge ser um novo cliente.

aqui na minha cidade eu consigo fazer abertura de chamados do PROCON online, verifica isso tambem.
Mas se nada disso resolver, lamento, mas vai ter que colocar na conta do prejuizo.

Vida que segue, aceita que tomou golpe do logista, trabalha para recuperar o dinheiro, e toma mais cuidado.

3 curtidas

Vendedor de porta em porta, não tem site (nem toda loja no Brasil tem site) mas no momento da venda não apresentou motivos para desconfiança, tanto que só assinei o contrato de compra depois de uma semana testando o produto, que funcionou super bem. Sim, vida que segue, mas não foi falta de cuidado, impossível adivinhar que o produto ia dar problemas, senão não tinha comprado, também não imaginei que o vendedor me bloqueou e não me atendia, senão não tinha comprado. Seria ótimo se pudéssemos adivinhar que vamos ser alvos de calote antes de ter gastos.

1 curtida

Exatamente, se soubessemos que é golpe obviamente não compraríamos, a empresa que me deu calote ainda tem CNPJ ativo desde 1995, pra vcs terem noção, imagino que seja um grupo fraudulento usando o CNPJ de uma loja verdadeira, só pode. E não cairíamos tao fácil se houvesse uma forma dos bancos conferirem a existencia da loja ou do site antes de finalizar a compra, até pq não são os primeiros golpes e muito menos os primeiros prejuizos entre clientes e bancos.

Não to falando que tem que saber que é golpe, eu mesmo ja passei por algo semelhante,
Ia entrar com um processo contra a empresa, que fechou alegou falencia e ficou com o meu dinheiro,
Como já tinha milhares de processos, preferir deixar pra lá, eu ia perde muito mais tempo e dinheiro correndo atras disso.

Essa responsabilidade é da pessoa que compra, não do banco , cartão ou qualquer outra pessoa.

No seu caso Fernanda,
se já fez o B.O , ja pediu o estorno
provavelmente o que vai acontecer, é que você não tenha que pagar nada, como o colega ree mencionou.

3 curtidas

Isso eu já entendi, só disse que acho que poderiam ter metodos que ajudassem tbm nessa identificação das fraudes

E já tem.
Varios inclusive

quando você faz uma compra totalmente diferente do seu perfil, ou em sites muito estranhos
o app pergunta se é você mesmo que ta fazendo a compra,

as vezes com valores muito alto ele bloqueia a cartão.
se você fizer 5 compras pagando com o cartão de aproximação, na proxima ele vai pedir para inserir o cartão e pedir a senha…

Existe varios mecanismos, mas cada um tem que fazer sua parte…

usando suas palavras

rs

4 curtidas

Kkkkk… Gente… Estão distorcendo, não responsabilizei o banco, até tentei conversar com o atendimento do nubank, porém foi mais no sentido de saber se poderia ser feito algo, eu tentei ver com órgãos de proteção sim, não consegui resolver e perdi, infelizmente, mas não estou desesperado… Só contei a história por causa do tópico desse fórum, não precisam criar polêmica.

3 curtidas

Acredito que o @Everton_J_da_Silva esteja se referindo ao caso original do tópico e a fala da colega de que deveriam haver mais mecanismos de prevenção a fraude, não ao seu caso.

7 curtidas

É que meu texto foi mencionado numa das falas de “não adianta culpar o banco”… Mas obrigado pela observação, muito prestativa

Desculpe mas o banco deve ser sim responsabilizado, ate porque compramos no cartão de crédito acreditando na segurança que supostamente eles nos oferecem quando querem vender o peixe.