Só pra fechar aqui: o suporte do Nubank me retornou os arquivos anexados à disputa, e de fato anexaram tudo que mandei. Só não sei qual argumentação usaram na disputa, mas vou assumir que me representaram adequadamente. Infelizmente o adquirente não nos dá acesso à defesa da loja (nem argumentos nem evidências), então não sei se falsificaram provas, ou se o adquirente realmente decidiu que estava claro que a cobrança era em USD e não BRL.
A resposta do adquirente me deixa confuso: “o cliente estava ciente dos termos e condições da transação no momento da compra”. Obviamente eu não estava, porque essa informação não está presente em NENHUM dos termos e condições do site! Uma visita ao site da loja prova incontestavelmente isso. Se alguém discordar, é só me mostrar onde que diz isso no site.
Já quanto ao Nubank, só o continuo culpando de irresponsabilidade, por autorizar a transação sem previamente explicar como funciona (e, preferencialmente, me pedir para explicitamente habilitar transações internacionais após eu confirmar que entendi e concordo).