No dia 27 de Abril de 2023, por volta de 16h30 da tarde recebi uma ligação de um número “080”. Isso mesmo, apenas “080” era exibido no visor do meu telefone. Achei estranho, foi o primeiro sinal de alerta na minha cabeça, mas como estou resolvendo um problema de cobrança indevida com a Gol Linhas Aéreas, resolvi atender.
Era uma moça, informando ser da Central de Segurança do Nubank. Novamente, achei estranho, afinal de contas estou bem ciente de que o Nubank não entra em contato com seus clientes por telefone, o que acendeu o segundo sinal de alerta . Na ocasião, a atendente me passou um número de protocolo, disse meu nome completo, e-mail de cadastro e a numeração final do meu cartão virtual (apenas os quatro últimos dígitos). Enquanto ela falava comigo, abri o app de bloqueei todos os cartões. Estava acessando todas as funções sem problemas, não haviam tentativas de compras sendo exibidas na fatura em aberto.
Passada essa fase, ela me informou que houve uma tentativa de invasão da minha conta, a partir de um Iphone 7 Plus, situado no Rio de Janeiro e que ele teria tentado efetuar uma compra nas Lojas Americanas no valor de R$799,00 reais, que teria sido automaticamente recusada pelo sistema de segurança. Perguntou se eu reconhecia a compra, disse que não reconhecia e veio a informação de que meus dados haviam sido vazados e que ela precisava confirmar algumas coisas para averiguar como isso poderia ter ocorrido. Primeiro, questionou se eu tinha o hábito de utilizar redes abertas em shoppings ou clínicas médicas, e logo emendou na pergunta se eu tinha o costume de usar telefones com sistema operacional Android ou IOS. Foi o terceiro sinal de alerta e eu desliguei sem responder.
Imediatamente entrei em contato com o Nubank pelo 0800 608 6236, em menos de dois minutos fui redirecionada para um atendimento humano e relatei todo o ocorrido. De imediato, ele confirmou a minha suspeita: o Nubank não entra em contato com seus clientes, logo a tentativa de golpe não foram as compras e sim a ligação da falsa Central de Segurança. O número de protocolo era falso, não constava qualquer tentativa de invasão à conta vinda do Rio de Janeiro (ou qualquer outro estado).
Questionei porque a tentativa de compra alegada não constava na fatura do meu cartão, pois em outras ocasiões semelhantes, aparece sempre a mensagem “Compra recursada por falta de limite” ou “Compra recusada por senha incorreta”. Foi me dito então que houveram diversas tentativas de compras, em diferentes sites e valores, com um cartão virtual Gold. Como sou cliente Ultravioleta há dois anos, estranhei a informação, pois há anos não possuo nenhum cartão do segmento Gold, apenas Black. Inclusive, a numeração informada por ele não fazia jus aos meus cartões virtuais atuais (aqueles que bloqueei durante a chamada).
A resposta do atendente do Nubank foi que meus dados provavelmente foram vazados de algum serviço em que estivessem salvos (normalmente deixo no Ifood, Amazon, Uber), mas de uma base muito desatualizada, já que constavam cartões que usei em 2019 (depois disso passei a ser cliente Platinum e depois Black). Ao não conseguir efetuar as compras, uma vez que essas numeração não estão mais válidas, o sistema negou as compras e por isso sequer às exibiu na fatura. Entre os dados vazados, deveria constar meu contato e eles tentaram passar a perna por meio de uma ligação fraudulenta.
Exclui todos os cartões virtuais, estou com meu Black bloqueado por uns dias (por questões próprias, não houveram indícios de vazamento da sua numeração), sem nenhum prejuízo, graças a Deus. Mas fica aqui o alerta para todos os usuários dessa nova tentativa de golpe. Estejam sempre alertas, não confiem em tudo que é dito por telefone e que tem uma mera aparência de legitimidade.