ME AJUDEM Dúvidas Caixinhas

Às vezes é questão de preferência e da circunstância específica, a ser colocada “na ponta do lápis”, mas eu que normalmente olho para o longo prazo já prefiro, de modo geral, que os saques eventuais saiam do depósito mais recente (como atualmente ocorre nas caixinhas, contrário do que acontece na conta), visto que isso aumenta a possibilidade de os depósitos mais antigos acumularem tempo suficiente para chegar a uma alíquota de imposto mais baixa.

10 curtidas

Galera, gostaria de tirar uma dúvida sobre a caixinha. Alcancei o valor que gostaria de deixa lá, é minha reserva de emergência, mas como que funciona o saque?

Ex.: vamos supor que tenha 100 reais. Essa é o valor da meta. Quanto tiver 110 quero sacar esses 10 reais, para sempre fixar na meta. Tem algum problema? Terá alguma consequência esses saques frequentes?

1 curtida

Pelo que entendi você quer sacar o rendimento, se for isso digo que não é assim, o resgate dos 10,00 no seu exemplo seria uma parte do principal e uma % do juros (ex: 8,00 do principal e 2,00 referente a rendimento proporcional a data do depósito até a do resgate.

9 curtidas

Seria interessante deixa o máximo de tempo sem mexer, pois quanto mais você resgata, mais você paga de imposto. Se quer rendimento mensal, tem outros investimentos mais indicados.

13 curtidas

No meu caso qdo alcancei minha reserva de emergência eu optei por uma estratégia com uma caixinha que chamo de reserva planejada, e agora todo mês vou colocando o valor trancado para 6 meses (para render um pouco mais) e qdo o primeiro deposito vencer com o rendimento vou trancar novamente e fazendo um novo ciclo com o juros, porquê minha reserva de cada depósito representa meu gasto mensal.

Todo mês ter dinheiro pingando com o juros.
Ano que vem quero fazer depósitos para um ano (qdo maior o prazo maior o rendimento)
Ano seguinte para um ano e meio e assim sucessivamente.

Obs. Não é estratégia de investimento, apenas de melhor a performance da emergência que melhor me agrada.

Sucesso

7 curtidas

Era exatamente essa minha dúvida. Bem que o Nu poderia liberar uma autorização para o rendimento cair na corrente, mas sabemos que não é assim que funciona.

1 curtida

A reserva não será mexida. Quero os juros justamente para investir em coisa melhor.

1 curtida

Não se esqueça que, independente do tipo de investimento, deve-se levar em consideração a inflação e, portanto, a desvalorização do dinheiro.

Mesmo estando num CDB rendendo 100% CDI (ou mais), o dinheiro sofre desvalorização por causa da inflação.

O ideal (correto mesmo) é continuar aportando dinheiro para compensar essa desvalorização.

Lembre-se, os R$ 100 que você tem hoje não irão comprar a mesma quantidade de coisas daqui a 6 meses, por isso é sempre bom continuar aportando para repor essa desvalorização.

1 curtida

Boa noite,pessoal!
Sou nova aqui e tenho uma dúvida,tenho um valor investido na caixinha Nubank,que rende diariamente posso sacar os rendimentos e deixar o valor investido ou se sacar os rendimentos volta a cobrar iof,meu iof e decrescente e hoje faz um mês que investi.

2 curtidas

Nao compensa sacar,vai tirar do seu deposito,e nao do rendimento.

Economia e igual filho ,so tem que ir investindo.

Monte outra caixinha para gastos mensais,pessoais.

Mas nao tira da caixinha rendimento nao.
Nao compensa.

Quando vc conquistar uma de 120 mil, ai sim ficara gostoso sacar os rendimentos

2 curtidas

O resgate das caixinhas é sobre o valor aplicado ou do valor total dá caixinha com o juros?

1 curtida

Oi @Paula20 boa tarde e boas vindas a comunidade.

O resgate é o valor que você quer retirar da caixinha.

Agora se você ta querendo saber sobre rendimento, é o valor investido + o valor de rendimentos.

18 curtidas

Então, toda vez que vou retirar da caixinha tira apenas do meu valor aplicado. Isso que não entendo.

1 curtida

Olá @Paula20 tudo bem?
Seja bem-vinda a Nucommunity! :blush:
Você está querendo saber os impostos que incidem sobre o resgate das caixinhas ou apenas sobre as retiradas da caixinha?

.Sobre os impostos: Você paga IOF e IR sobre o rendimento, lembrando que o IOF é regressivo até o trigésimo dia, já a taxa do IR é fixa.
.Sobre retiradas: O valor retirado é subtraído do valor total.

6 curtidas

Sim sempre que tirar da caixa,saira do último valor guardado,nao da pra tirar so o valor do rendimento

1 curtida

O valor que você tirar sempre vai ser dividido, um pouco do valor aplicado e um pouco do valor que rendeu. É proporcional a % de cada um.

Digamos que tem 1000 reais, e digamos que é 900 de valor aplicado e 100 de rendimento. Se você sacar 100 reais, vai sair 90 do valor aplicado e 10 do rendimento. É proporcional.

3 curtidas

Olá, sou nova por aqui, queria começar a usar as caixinhas no nubank e fiquei com dúvidas se realmente é seguro , se paga imposto de renda e se é muito alto o valor, e como funciona de verdade. Poderiam me ajudar por favor?

8 curtidas

@Rayra

Você não paga nenhuma taxa para criar e usar suas Caixinhas.

Como elas contam com produtos de investimentos para fazer o dinheiro render, você paga os impostos obrigatórios cobrados de qualquer investimento: IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e Imposto de Renda, que serão descontados do rendimento. Vale lembrar que o IOF só é cobrado caso o dinheiro fique na Caixinha menos de 30 dias.

Se você optar pelo fundo Nu Reserva Imediata para a sua Caixinha, há também a cobrança de uma taxa de administração, que é o valor da manutenção do fundo. Essa taxa é de 0,3% ao ano – o equivalente a R$ 0,30 para cada R$ 100 investidos após 1 ano. Não há taxa de performance, comum em muitos fundos de investimentos.

23 curtidas
11 curtidas

@Rayra já que é nova por aqui, seja bem vinda

4 curtidas