Olá. Seja muito bem vinda
Sim é seguro, o RDB resgate imediato tem a proteção do FGC Fundo Garantidor de Crédito que caso aconteça alguma eventualmente problemâtica (quebrar) com a instituição esse fundo reembolsa você em ate 250 mil por instituição e uma soma de 1 milhão.
Sobre o Fundo Nu Reverva Imediata que também pode ser usado nas caixinhas, esse não é garantido pelo FGC e além dos impostos já mencionados pelos membros da comunidade, esse fundo é cobrado imposto Come-Cotas duas vezes ao ano, maio e novembro.
Tudo bem, pessoal? Alguém pode me informar se os rendimentos da caixinha foram reduzidos no mês de dezembro? Pergunto isso pois tenho aproximadamente 60k guardado na caixinha e rendeu apenas R$271 no mês de dezembro.
Olá, @Bruno_01,
Dois fatores influenciam uma rentabilidade menor em dezembro: a redução do CDI a partir do dia 14, de 12,15% para 11,65%, e a quantidade reduzida de dias úteis no mês em razão dos feriados.
Mas mesmo com essas reduções, era esperado que um investimento rendendo a 100% do CDI crescesse 0,8945% o que, em uma aplicação de R$ 60 mil seriam cerca de R$ 536 (rendimento bruto).
Hipóteses:
- Se você se refere à caixinha que veio do antigo porquinho (dinheiro guardado/separado), o rendimento dela é afetado pelas movimentações da conta;
- Você pode ter tido um depósito antigo nessa caixinha que venceu e foi reaplicado. Se você está olhando rendimento líquido, ocorrem duas coisas:
- o IOF pode estar levando parte significativa do rendimento, e isso vai sumir naturalmente assim que passarem os 30 dias iniciais;
- o IR voltou para a maior alíquota, visto ser um depósito novo, e saiu de 15% para 22,5%.
É o que eu consigo ajudar sem invadir a sua privacidade. Vale o contato com o atendimento do Nubank pelo chat para mais esclarecimentos.
Entendi.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Uma dúvida sobre a caixinha nubank: Se após os 30 dias eu querer fazer um novo depósito na minha caixinha, o IOF volta a contar, ou continua isento?
Cada novo depósito é uma nova contagem de IOF, de maneira independente, seja no mesmo mês ou no mês seguinte.
Se você fizer, em datas diferentes, 3 depósitos, seja no mesmo mês ou não. Cada depósito terá seu IOF cobrado (regressivamente) de modo independente.
Olá. Sim, o novo investimento começa do Zero, no IOF e imposto de renda.
Bem-vindo a comunidade
Bem-vindo, @Alefy_Gabriel!
Os depósitos são indepenentes e o IOF incidirá individualemente conforme o prazo de cada um.
Como o @laetemn pontuou, a cada depósito o IOF começa a ser contado especificamente sobre o seu valor.
Então depois de um mês aquele valor que eu coloquei já não desconta mais o IOF? Só vai descontar o valor que foi acrescentado?
Isso mesmo
Por exemplo se depois de 1 mês estiver rendendo digamos 10 reais, e eu adicionar um novo valor, irá continuar rendendo 10 reais mais o rendimento do outro valor descontando o IOF é isso?
Sim. Porém o IOF e imposto de renda no primeiro mês faz cair o rendimento do investimento novo.
Boa tarde, alguém pode me ajudar com uma dúvida?
Tenho em torno 10k na caixinha reserva de emergência e percebi que o rendimento é individual de acordo com os depósitos que realizei. Seria mais vantajoso retirar esse dinheiro e depositar novamente para aumentar a rentabilidade?
Isso não acontece. O rendimento bruto nesta caixinha será sempre o mesmo, seja um depósito novo ou antigo. Pelo contrário, quanto mais antigo um depósito, maiores as chances de ele mudar de faixa de imposto de renda na tabela regressiva, o que representaria um rendimento líquido maior.
Só seria o caso de resgatar um investimento e fazer um novo depósito buscando melhor rendimento se esse novo depósito fosse em outro tipo de investimento que ofereça, naquele momento, uma melhor oportunidade.
No entanto, não é o tipo de movimentação que normalmente seria feita com o dinheiro de uma reserva de emergência.
Bem explicado! Só para exemplificar: Você tem um investimento que rende 100%, vc retira todo o investimento e aplica em outro que vai te render 110%.
N Possibilidades
Não seria vantajoso, pelos motivos já elencados pelos colegas acima.