ME AJUDEM Dúvidas Caixinhas

Olá. Seja muito bem vinda :smiling_face:

2 curtidas

Sim é seguro, o RDB resgate imediato tem a proteção do FGC Fundo Garantidor de Crédito que caso aconteça alguma eventualmente problemâtica (quebrar) com a instituição esse fundo reembolsa você em ate 250 mil por instituição e uma soma de 1 milhão.

Sobre o Fundo Nu Reverva Imediata que também pode ser usado nas caixinhas, esse não é garantido pelo FGC e além dos impostos já mencionados pelos membros da comunidade, esse fundo é cobrado imposto Come-Cotas duas vezes ao ano, maio e novembro.

4 curtidas

Tudo bem, pessoal? Alguém pode me informar se os rendimentos da caixinha foram reduzidos no mês de dezembro? Pergunto isso pois tenho aproximadamente 60k guardado na caixinha e rendeu apenas R$271 no mês de dezembro.

3 curtidas

Olá, @Bruno_01,

Dois fatores influenciam uma rentabilidade menor em dezembro: a redução do CDI a partir do dia 14, de 12,15% para 11,65%, e a quantidade reduzida de dias úteis no mês em razão dos feriados.

Mas mesmo com essas reduções, era esperado que um investimento rendendo a 100% do CDI crescesse 0,8945% o que, em uma aplicação de R$ 60 mil seriam cerca de R$ 536 (rendimento bruto).

Hipóteses:

1. Se você se refere à caixinha que veio do antigo porquinho (dinheiro guardado/separado), o rendimento dela é afetado pelas movimentações da conta;
  2. Você pode ter tido um depósito antigo nessa caixinha que venceu e foi reaplicado. Se você está olhando rendimento líquido, ocorrem duas coisas:
    • o IOF pode estar levando parte significativa do rendimento, e isso vai sumir naturalmente assim que passarem os 30 dias iniciais;
    • o IR voltou para a maior alíquota, visto ser um depósito novo, e saiu de 15% para 22,5%.

É o que eu consigo ajudar sem invadir a sua privacidade. Vale o contato com o atendimento do Nubank pelo chat para mais esclarecimentos.

25 curtidas

Entendi.
Muito obrigado pelo esclarecimento.

13 curtidas
7 curtidas

Boa tarde, alguém pode me ajudar com uma dúvida?

Tenho em torno 10k na caixinha reserva de emergência e percebi que o rendimento é individual de acordo com os depósitos que realizei. Seria mais vantajoso retirar esse dinheiro e depositar novamente para aumentar a rentabilidade?

1 curtida

Isso não acontece. O rendimento bruto nesta caixinha será sempre o mesmo, seja um depósito novo ou antigo. Pelo contrário, quanto mais antigo um depósito, maiores as chances de ele mudar de faixa de imposto de renda na tabela regressiva, o que representaria um rendimento líquido maior.

Só seria o caso de resgatar um investimento e fazer um novo depósito buscando melhor rendimento se esse novo depósito fosse em outro tipo de investimento que ofereça, naquele momento, uma melhor oportunidade.

No entanto, não é o tipo de movimentação que normalmente seria feita com o dinheiro de uma reserva de emergência.

23 curtidas

Bem explicado! Só para exemplificar: Você tem um investimento que rende 100%, vc retira todo o investimento e aplica em outro que vai te render 110%.

N Possibilidades

12 curtidas

Não seria vantajoso, pelos motivos já elencados pelos colegas acima.

7 curtidas

oi @Anderson_Muniz3, complementando um pouquinho a postagem do @FernandoLacerda, caso faça o resgate e reaplique de novo, seu dinheiro terá cobrança de IOF novamente no primeiro 30 dias. Tudo bem que após 30 dias vai zerar, mas se precisar fazer algum resgate de emergência (como é o próprio nome da caixinha) dentro deste prazo de 30 dias, você terá uma diminuição do seu rendimento em função dessa cobrança.

10 curtidas

Olá @Anderson_Muniz3. Se não estiver precisando, com certeza é melhor deixar na caixinha. Se não, o ciclo de IOF e imposto de renda começa de novo, só perde. :handshake::+1::grin:

10 curtidas

Muito obrigado pelas respostas e orientação de todos. Gratidão.

5 curtidas

Continua na comunidade, que você vai aprender mais sobre o Nubank.

“Conhecimento gera riqueza”.

N Possibilidades

5 curtidas

Olá a todos.
Esta é a minha primeira, postagem…
Tenho aproximadamente 22.900 em uma das caixinhas (modalidade RDB Resgate Diário), tenho na verdade 4 caixinhas, cada qual para uma finalidade.
Nenhuma delas foi feito saque, apenas depósitos.
Esta de pouco mais de 22.900 rendeu 0,01 centavo, enquanto uma outra de 655 reais (modalidade RDB Resgate Diário) rendeu 0.14!
Ambas as caixinhas não tem retiradas, apenas depósitos.
O IOF desta de 22.900 já foi abatido, sobrando os IOF’s de outros depósitos dentro da caixinha.
Gostaria de entender o que está acontecendo… nem a pessoa que me atendeu no chat conseguiu responder e disse que ia encaminhar para um time de análise.
Tirei o que tinha no C6 Bank que nunca tive problemas para trazer ao Nubank pela facilidade em separar os investimentos, e olha… to bem chateada com isso.
22.900 reais rendendo 0.01 e 655 reais rendendo 0.14, sem nenhum saque, só pode ser brincadeira.

2 curtidas

Ja se passou os 30 dias para eles reporem tudo o iof+rendimento?

3 curtidas

Já sim, o primeiro depósito de 22.000 foi feito no primeiro dia útil de janeiro.

3 curtidas

Olá @Izabel_Salvati. Todos os dias aparece esse rendimento? Porque só rende em dias úteis. :thinking:

4 curtidas

Esse investimento não tem lá grande vantagem sobre a poupança. Rende apenas em dias úteis e ainda com cobrança de IOF e IR. Seria muito bom se o Nu tivesse poupança. :slightly_smiling_face:

2 curtidas

Olá Fabio, tudo bem?
Não, não são todos os dias, mas hoje rendeu 0.01 e dia 13 rendeu 0.09 centavos.
tenho ciência dos rendimentos apenas em dias úteis…
Um tanto estranho.
Alguns dias da semana, rendeu 7,40… não estou conseguindo entender, visto que já invisto há alguns anos em outros bancos e em janeiro decidi trazer para o Nubank justamente pela facilidade de separação.

3 curtidas