Assunto: Reclamação sobre a efetividade do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Prezados,
Gostaria de expressar minha insatisfação com a forma como meu caso foi tratado no acionamento do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Desde o início, fui muito bem atendido, com rapidez e educação, o que certamente é um ponto positivo. No entanto, no final de todo o processo, nada foi resolvido, o que me fez questionar a real efetividade dessa ferramenta.
Ao relatar que fui vítima de um golpe, o MED foi acionado imediatamente. No entanto, em menos de 15 minutos, recebi a resposta de que “a instituição financeira de destino informou que não será possível realizar a devolução do valor contestado.” Isso me causou a forte impressão de que meu caso sequer foi analisado com o devido cuidado.
Após essa resposta, entrei em contato por telefone para questionar o procedimento e fui orientado a enviar um e-mail para a equipe responsável. Poucos minutos depois, recebi a mesma resposta padrão, informando que a decisão era definitiva e que não havia possibilidade de reabertura do caso.
Diante disso, minha percepção é que o MED, na prática, pouco ou nada faz para auxiliar o cliente a recuperar seu dinheiro. Se eu não tivesse acionado essa ferramenta, o resultado teria sido exatamente o mesmo: nenhuma recuperação do valor perdido. Isso me leva a questionar se o MED é realmente um recurso eficaz ou apenas um mecanismo simbólico para transmitir ao cliente a sensação de que algo está sendo feito, sem de fato oferecer uma solução concreta.
Além disso, o golpe que sofri continua ativo, os responsáveis seguem operando livremente, e outras vítimas certamente estão surgindo. Enquanto isso, a única ação que o Nubank tomou foi me enviar alguns e-mails informando que meu problema não seria resolvido.
Gostaria de um esclarecimento mais detalhado sobre quais medidas são realmente tomadas nesses casos e por que a devolução do valor contestado foi negada de forma tão rápida. Espero que esta mensagem não seja apenas mais uma entre tantas reclamações ignoradas, mas que traga uma reflexão sobre a efetividade do MED e sobre a real proteção oferecida aos clientes que são vítimas de golpes.