MED - Mecanismo Especial de Devolução

Olá @Jainy_Vitoria, seja bem vinda por aqui.

Se você já fez o MED, agora é aguardar. Meu filho tempos atrás caiu em um golpe também, fizemos o MED e aguardamos o tempo de comunicação do Nubank. Ele não conseguiu reaver o dinheiro, mas é importantíssimo que este processo seja feito para que as Instituições possam rastrear os golpistas e cortar o esquema.

Que tudo dê certo!

12 curtidas

Se você já fez os procedimentos necessários, paciência, mas esteja ciente que há casos que nem o Med consegue resolver.

5 curtidas

Eu fui vítima de um golpe ontem fiz um Pix pela compra de um produto no Facebook e não recebi o produto entrei em contato com a nubank e eles adicionaram o Med e ainda tá em análise e a conta do golpista e da nubank também sera que eu consigo o reembolso ?

1 curtida

Não é impossível, porém pode ser difícil recuperar o valor pago.
Se ainda não fez, faça o Boletim de Ocorrência.

7 curtidas

Como se fosse adiantar alguma coisa fazer boletim de ocorrência
Hipocrisia do caramba

1 curtida

O recurso do MED infelizmente não é garantia de você receber o dinheiro de volta, porque estas quadrilhas retiram o dinheiro da conta que você enviou e manda para outras contas de “laranjas”.

9 curtidas

Lamento por você pensar dessa forma, pois indica que você já assimilou o prejuízo como certo.

A autoridade policial somente pode iniciar a investigação, visando identificar o autor do crime, mediante requerimento da vítima.

O BO, por ser um documento oficial, gerado com base em seu relato, pode até mesmo embasar um eventual reembolso, seja através do MED, ou de outra forma.

9 curtidas

Depois de velha, caí em um golpe e fiz um pix de 3990 reais, mesmo sabendo que poderia ser fraude. Não consegui dormir, estou sem comer, tamanho o meu desespero! Preciso da ajuda do Nubank pra reaver esse valor. O que preciso fazer??
Onde no app aciono o MED?

1 curtida

Assunto: Reclamação sobre a efetividade do Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Prezados,

Gostaria de expressar minha insatisfação com a forma como meu caso foi tratado no acionamento do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Desde o início, fui muito bem atendido, com rapidez e educação, o que certamente é um ponto positivo. No entanto, no final de todo o processo, nada foi resolvido, o que me fez questionar a real efetividade dessa ferramenta.

Ao relatar que fui vítima de um golpe, o MED foi acionado imediatamente. No entanto, em menos de 15 minutos, recebi a resposta de que “a instituição financeira de destino informou que não será possível realizar a devolução do valor contestado.” Isso me causou a forte impressão de que meu caso sequer foi analisado com o devido cuidado.

Após essa resposta, entrei em contato por telefone para questionar o procedimento e fui orientado a enviar um e-mail para a equipe responsável. Poucos minutos depois, recebi a mesma resposta padrão, informando que a decisão era definitiva e que não havia possibilidade de reabertura do caso.

Diante disso, minha percepção é que o MED, na prática, pouco ou nada faz para auxiliar o cliente a recuperar seu dinheiro. Se eu não tivesse acionado essa ferramenta, o resultado teria sido exatamente o mesmo: nenhuma recuperação do valor perdido. Isso me leva a questionar se o MED é realmente um recurso eficaz ou apenas um mecanismo simbólico para transmitir ao cliente a sensação de que algo está sendo feito, sem de fato oferecer uma solução concreta.

Além disso, o golpe que sofri continua ativo, os responsáveis seguem operando livremente, e outras vítimas certamente estão surgindo. Enquanto isso, a única ação que o Nubank tomou foi me enviar alguns e-mails informando que meu problema não seria resolvido.

Gostaria de um esclarecimento mais detalhado sobre quais medidas são realmente tomadas nesses casos e por que a devolução do valor contestado foi negada de forma tão rápida. Espero que esta mensagem não seja apenas mais uma entre tantas reclamações ignoradas, mas que traga uma reflexão sobre a efetividade do MED e sobre a real proteção oferecida aos clientes que são vítimas de golpes. :-1::-1::-1:

4 curtidas

Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do NU.
(Importante entender que nesse espaço somos todos clientes do NU, e as orientações e sugestões são baseadas em experiências pessoais ou relatos de casos análogos relatados)

Primeiramente, lamento pelo seu infortúnio, infelizmente os criminosos estão cada vez mais atuantes no mundo digital.

O MED é um mecanismo que depende da existência de saldo na conta de destino e, em regra, o numerário é sacado ou transferido imediatamente após a conclusão da operação, tornando o ressarcimento impossível.

Pelo que foi relatado, o atendimento e a ação do NU foi extremamente célere, mas sem a existência de saldo na conta destino, o MED é inócuo.

O artigo abaixo da mais informações acerca do tema.

8 curtidas

Estou tentando acionar o MED e não estou conseguindo preciso que faça o estorno da minha transferência que foi feito sem eu saber quando eu perdi meu celular acabei de verificar e pessoa que seja feito o estorno da transação

Mais cai em golpe

1 curtida

Boa tarde,

Sugiro que entre em contato com o atendimento por chat pelo aplicativo para solicitar o MED.

12 curtidas