Med não efetivo em golpe do pix

Essa dedução, equivocada, é sua.
Criminosos estão sempre à frente das potenciais vítimas.

Para que um golpe se consolide, são necessárias algumas etapas e a vítima participa voluntariamente da primeira etapa.

Seja por inocência, ignorância ou, em alguns casos, por ganância, sem a vítima não há golpe.

Exceto pelos raríssimos casos em que o acesso a conta se dá por métodos alheios a vontade do cliente (vítima), na grande maioria dos casos, o golpista convence a vítima a instalar algum aplicativo de acesso remoto ao dispositivo ou convence a mesma a executar ações que culminam com a transferência de valores para contas do criminoso.

Sob meu ponto de vista técnico, atribuir a maior parte da responsabilidade de um golpe sofrido à entidade que recebedora/pagadora serve apenas como argumentação para isenção de responsabilidade, vez que cabe ao comprador de um serviço e/ou produto se certificar quanto a idoneidade do prestador/vendedor, antes de efetuar quaisquer pagamentos.
Esse inclusive tem sido o entendimento nas demandas judiciais desse tema.

Quanto a ação das autoridades policiais, ao tomar conhecimento de um crime, em regra, seguem o que preconiza a lei, registrando o BO, dando início aos procedimentos investigativos que servirão de base para instauração do Inquérito Policial.

Conclusão
Os crimes virtuais estão aí e a criatividade dos criminosos cada vez é mais surpreendente, cabe a cada um se precaver, sendo muito cuidadoso nas negociações que faz, em especial nas não presenciais.

7 curtidas

Podia ter resumido e colocado só o “vítima, a culpa é sua, então se vire”.

E pelo visto vc ignora que existem inúmeros casos de crimes não solucionados por má investigação policial.

Eu tenho um comprovante gerado pelo app do banco e nele consta uma informação enganosa. E eu não baixei aplicativo nenhum de terceiros. E a mesma informação apareceu no app do banco enquanto eu era ENGANADA pelos golpistas.

E esse lance de “o banco nunca liga pra vc” é lorota, pq eu conheço uma pessoa que o banco realmente ligou pra ela quando percebeu movimentação suspeita na conta do pai dela. De início ela suspeitou, foi atrás de saber e confirmou que era realmente o banco ligando, pq de fato haviam feito compras no nome dele sem o conhecimento dele. E a orientação do “nunca passe seus dados, pois o banco já tem” pois é… ela tá meio defasada, pq os golpistas não te pedem mais isso. Eles já tem lá tudo completinho.

Então, “coleguinha”, a era do golpista que te engambela pra passar seus dados já tá defasada. Eles te passam todos os teus dados, usam menus eletrônicos iguais aos dos bancos, te guiam pelo aplicativo certinho e manipulam ele de forma que ele te mostre a informação que vc precisa ver pra confiar que tá tudo bem.

Então não vem falar na minha cara que a culpa é da vítima. Principalmente quando as ferramentas que supostamente foram criadas pra ajudar em 90% das vezes não ajudam em nada. E isso foi falado até em matéria de jornal. O MED não funciona. E os próprio criadores dele admitem isso, pq disseram que estão buscando “soluções” pra tentar melhorar o serviço. E sabe o que eles falaram em fazer? Rastrear o dinheiro. Só que tipo, caramba, pensaram nisso só agora? Desse jeito fica difícil os meliantes não ficarem sempre um passo a frente, pq parecem que os caras fazem questão de estar sempre um passo atrás. Assim fica fácil pra bandidagem.

O banco recebedor do dinheiro do golpe tem todos os dados de movimentação daquela conta. Eles sabem quando ela foi movimentada pela ultima vez. Se o dinheiro é sacado, eles sabem em qual agencia e em que horário. Banco tem câmera de segurança. É sério que triangulando essas infos não tem como saber quem foi lá e sacou o dinheiro? Dinheiro, enquanto está em conta, é rastreável. Ele deixa de ser quando vira físico. Mas no momento que ele vira físico vc tem como saber onde ele foi sacado e por quem. Os bancos tem essa informação. Ou vai me dizer que os bancos não sabem o que acontece nas contas criadas? Que eles não sabem quando e onde um cliente saca um dinheiro? Claro que sabem! Eu tenho a conta do meu avô cadastrada no meu celular no app da Caixa. Toda vez que ele saca um valor em caixa eletrônico ou em lotérica eu recebo um SMS me dizendo o valor sacado, o local e a hora. Então msm que eles usem contas em nomes de laranjas, se usar o raio das câmeras de segurança, tem como ver a carinha do meliante que foi lá sacar a droga do dinheiro.

Mas não se preocupe que aqui no Brasil já está ficando bem claro que ser bandido vale a pena, pq em grande parte das vezes não existe punição, não interessa o crime que vc cometa. Nem ladrãozinho furreco muitas vezes é preso, que dirá golpista. Além de que esses tipos de crimes aqui mal dão cadeia.

1 curtida

[A MÁXIMA É: "NUNCA ATENDA CHAMADAS DE BANCOS; 
CASO RECEBA UMA CHAMADA DESSE TIPO, DESLIGUE E 
ENTRE EM CONTATO PELOS CANAIS INDICADOS NO SITE OFICIAL".]

2 curtidas