Med não efetivo em golpe do pix

Olá!

Dia 16/12/2023 às 13:30, realizei a abertura de uma solicitação de ajuda, sobre um golpe do pix que fui vítima nessa mesma data, às 13:21:19, assim que notei que tinha sido vítima e enganada sobre a compra de um eletrodoméstico, onde o dono real entrou em contato comigo posteriormente, informando o que tinha ocorrido, e que se tratava de um golpista que tinha feito o trâmite, rapidamente entrei em contato com a Nubank no mesmo instante (menos de 10 minutos) solicitando o bloqueio do valor, e análise para estorno e reembolso.

Recebi orientações da equipe para que eu permanecesse calma que a solicitação de ajuda tinha sido efetivada, e que a conta seria bloqueada para realização da análise através do [Mecanismo Especial de Devolução (MED)]

Recebi o e-mail informando para aguardar o retorno via e-mail, que em até 11 dias corridos, receberia a resposta.

Ontem, dia 27/12, completou esse prazo, e tive que ir atrás da resposta via central, pois não recebi o e-mail com o esclarecimento do caso.
Logo após receber uma série de e-mails robóticos informando que não foi possível o reembolso do valor (sem justificativa do motivo) entrei em contato novamente com a central. Lá, me foi informado que o banco que recebeu o valor que o valor não estava mais disponível em conta para realizar o estorno (como sempre dizem).

Me ajudem! O que posso fazer nessa situação?

Lamento saber que você foi vítima de um golpe! Infelizmente, os golpistas estão agindo com mais rapidez. Mesmo acionando o MED, se eles já esvaziaram a conta, pode ser muito difícil reverter a situação. :cry:

26 curtidas

é muito triste o que ocorreu @EricaG , uma colega minha caiu em um golpe e aconteceu a mesma coisa.

os golpistas assim que recebe ja transfere o dinheiro para outra conta justamente pra evitar esse tipo de operação.

Não sei se foi sorte da minha colega ou se é padrão de todos os bancos, mas depois de 1 mes, caiu um valor na conta do golpista e o banco conseguiu bloquear e transferir pra ela.

provavelmente outro golpe que ele aplicou :cry:

9 curtidas

Isso é procedimento padrão de todos os bancos? alguém poderia me informar? se caindo algum valor nessa conta tem essa possibilidade de bloquear e me devolver pro Nubank?

1 curtida

Se toda vez que isso acontecesse eles bloqueassem o CPF desses vagabundos, esses golpes golpes acabariam em uma semana. Mas o pilantra comete crimes e não acontece nada, continuam abrindo contas quando querem, etc…

3 curtidas

Certamente! No entanto, para preservar a sanidade mental, é aconselhável não criar expectativas em relação à devolução desse valor. Lamentamos muito por você! :people_hugging:

10 curtidas

Concordo com você @Edson_Bezerra

A solução para esse tipo de golpe é tão fácil. Bloqueia tudo que que está no cpf de quem recebeu o dinheiro. Logo em seguida siga o dinheiro, de onde saiu e para onde foi. E vai bloqueando geral. Porque eles usam vários receptadores, laranjas, etc…

Os golpes só continuam porque sabem que se bloqueiam uma conta deles hoje amanhã eles abrem outra em outro banco e continuam a fazer mais e mais vítimas.

Inclusive eu já caí em um golpe assim.

Fiz um pix para uma chave que era cpf, tinha o nome completo, o celular do golpista. Instagram da falsa loja, tinha tudo. Mas não recuperei o dinheiro.

Inclusive na polícia civil a escrivã riu de mim falando que a Delegacia de Crimes cibernéticos só iria olhar o golpe se tivesse sido um valor acima de 100mil reais. Que valores “pequenos” eles nem olham.

Questionei se eles iriam bloquear o cpf, ir atrás da pessoa, aí ela puxou viu que o cpf era de outro estado e simplesmente falou que passaria o caso para a delegacia daquele estado.

Ou seja não dá nada para os criminosos.

5 curtidas

Com certeza absoluta! Como que o banco entra em contato solicitando o MED para o banco que o golpista recebeu o valor, e simplesmente se contentam com a resposta de “não há saldo disponível em conta” como? Menos de 10 minutos após a transação ser feita? E tudo bem, digamos que ele enviou pra outra conta no mesmo momento que caiu (justamente para não ser rastreado) o banco não sabe para qual conta ele mandou? Por que não rastreia o dinheiro e vai atrás para realizar a devolutiva a quem tomou o golpe? Isso é um completo absurdo… entrei até em contato com o SAC do banco que recebeu o valor, explicando a situação completa e solicitando o envio do valor para o meu banco detentor, ou seja, o Nubank. Mas se vai resolver, só Deus sabe.

E eu infelizmente fiquei no prejuízo. :pensive:

2 curtidas

Boa tarde. Isso é básico acontecer, nos casos de fraude pix. Mas voce precisa ssber que o banco recebedor tem deveres ao abrir uma conta e nesse caso, claramente uma conta com fins de fraude. Se oriente melhor dessa situação, pois tem possibilidade de reaver esse dinheiro perdido no golpe pix.

1 curtida

Oi Erica, tudo bem?? Estou fazendo uma materia sobre como o MED nao tem funcionado. Vc poderia, por gentileza, entrar em contato comigo o mais rapido possivel? Queria saber mais da sua historia com o Med. me manda um email no xxxxxx.cunha@gmail.com por gentileza? Mas precisava ser hoje (dia 10) ou no maximo amanha pela manha (11 de junho)

Para enviar uma mensagem particular para EricaG, você tem que clicar no nome dela para abrir a página de perfil e em seguida clicar no botão mensagem:

image

Dessa forma somente ela receberá o conteúdo enviado. Sugiro que apague o endereço de e-mail que informou para evitar que outras pessoas tenham acesso, pois se trata de informação pessoal. Além disso, fere as regras da comunidade.

Edson, obrigada pela dica. Mas qdo clico no nome dela, a pagina que abre nao tem a opcao de passar mensgem…
Existe outra maneira??

CLIQUE AQUI: @EricaG

Se não conseguir, talvez se deva a seu perfil iniciante na comunidade. Nesse caso, basta clicar em responder em qualquer mensagem dela, informe o seu interesse em se comunicar com a mesma que ela será notificada sobre isso.