Med não efetivo em golpe do pix

Olá!

Dia 16/12/2023 às 13:30, realizei a abertura de uma solicitação de ajuda, sobre um golpe do pix que fui vítima nessa mesma data, às 13:21:19, assim que notei que tinha sido vítima e enganada sobre a compra de um eletrodoméstico, onde o dono real entrou em contato comigo posteriormente, informando o que tinha ocorrido, e que se tratava de um golpista que tinha feito o trâmite, rapidamente entrei em contato com a Nubank no mesmo instante (menos de 10 minutos) solicitando o bloqueio do valor, e análise para estorno e reembolso.

Recebi orientações da equipe para que eu permanecesse calma que a solicitação de ajuda tinha sido efetivada, e que a conta seria bloqueada para realização da análise através do [Mecanismo Especial de Devolução (MED)]

Recebi o e-mail informando para aguardar o retorno via e-mail, que em até 11 dias corridos, receberia a resposta.

Ontem, dia 27/12, completou esse prazo, e tive que ir atrás da resposta via central, pois não recebi o e-mail com o esclarecimento do caso.
Logo após receber uma série de e-mails robóticos informando que não foi possível o reembolso do valor (sem justificativa do motivo) entrei em contato novamente com a central. Lá, me foi informado que o banco que recebeu o valor que o valor não estava mais disponível em conta para realizar o estorno (como sempre dizem).

Me ajudem! O que posso fazer nessa situação?

Lamento saber que você foi vítima de um golpe! Infelizmente, os golpistas estão agindo com mais rapidez. Mesmo acionando o MED, se eles já esvaziaram a conta, pode ser muito difícil reverter a situação. :cry:

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é muito triste o que ocorreu @EricaG , uma colega minha caiu em um golpe e aconteceu a mesma coisa.

os golpistas assim que recebe ja transfere o dinheiro para outra conta justamente pra evitar esse tipo de operação.

Não sei se foi sorte da minha colega ou se é padrão de todos os bancos, mas depois de 1 mes, caiu um valor na conta do golpista e o banco conseguiu bloquear e transferir pra ela.

provavelmente outro golpe que ele aplicou :cry:

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Isso é procedimento padrão de todos os bancos? alguém poderia me informar? se caindo algum valor nessa conta tem essa possibilidade de bloquear e me devolver pro Nubank?

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Se toda vez que isso acontecesse eles bloqueassem o CPF desses vagabundos, esses golpes golpes acabariam em uma semana. Mas o pilantra comete crimes e não acontece nada, continuam abrindo contas quando querem, etc…

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Certamente! No entanto, para preservar a sanidade mental, é aconselhável não criar expectativas em relação à devolução desse valor. Lamentamos muito por você! :people_hugging:

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Concordo com você @Edson_Bezerra

A solução para esse tipo de golpe é tão fácil. Bloqueia tudo que que está no cpf de quem recebeu o dinheiro. Logo em seguida siga o dinheiro, de onde saiu e para onde foi. E vai bloqueando geral. Porque eles usam vários receptadores, laranjas, etc…

Os golpes só continuam porque sabem que se bloqueiam uma conta deles hoje amanhã eles abrem outra em outro banco e continuam a fazer mais e mais vítimas.

Inclusive eu já caí em um golpe assim.

Fiz um pix para uma chave que era cpf, tinha o nome completo, o celular do golpista. Instagram da falsa loja, tinha tudo. Mas não recuperei o dinheiro.

Inclusive na polícia civil a escrivã riu de mim falando que a Delegacia de Crimes cibernéticos só iria olhar o golpe se tivesse sido um valor acima de 100mil reais. Que valores “pequenos” eles nem olham.

Questionei se eles iriam bloquear o cpf, ir atrás da pessoa, aí ela puxou viu que o cpf era de outro estado e simplesmente falou que passaria o caso para a delegacia daquele estado.

Ou seja não dá nada para os criminosos.

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Com certeza absoluta! Como que o banco entra em contato solicitando o MED para o banco que o golpista recebeu o valor, e simplesmente se contentam com a resposta de “não há saldo disponível em conta” como? Menos de 10 minutos após a transação ser feita? E tudo bem, digamos que ele enviou pra outra conta no mesmo momento que caiu (justamente para não ser rastreado) o banco não sabe para qual conta ele mandou? Por que não rastreia o dinheiro e vai atrás para realizar a devolutiva a quem tomou o golpe? Isso é um completo absurdo… entrei até em contato com o SAC do banco que recebeu o valor, explicando a situação completa e solicitando o envio do valor para o meu banco detentor, ou seja, o Nubank. Mas se vai resolver, só Deus sabe.

E eu infelizmente fiquei no prejuízo. :pensive:

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Boa tarde. Isso é básico acontecer, nos casos de fraude pix. Mas voce precisa ssber que o banco recebedor tem deveres ao abrir uma conta e nesse caso, claramente uma conta com fins de fraude. Se oriente melhor dessa situação, pois tem possibilidade de reaver esse dinheiro perdido no golpe pix.

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