Med não efetivo em golpe do pix

Olá!

Dia 16/12/2023 às 13:30, realizei a abertura de uma solicitação de ajuda, sobre um golpe do pix que fui vítima nessa mesma data, às 13:21:19, assim que notei que tinha sido vítima e enganada sobre a compra de um eletrodoméstico, onde o dono real entrou em contato comigo posteriormente, informando o que tinha ocorrido, e que se tratava de um golpista que tinha feito o trâmite, rapidamente entrei em contato com a Nubank no mesmo instante (menos de 10 minutos) solicitando o bloqueio do valor, e análise para estorno e reembolso.

Recebi orientações da equipe para que eu permanecesse calma que a solicitação de ajuda tinha sido efetivada, e que a conta seria bloqueada para realização da análise através do [Mecanismo Especial de Devolução (MED)]

Recebi o e-mail informando para aguardar o retorno via e-mail, que em até 11 dias corridos, receberia a resposta.

Ontem, dia 27/12, completou esse prazo, e tive que ir atrás da resposta via central, pois não recebi o e-mail com o esclarecimento do caso.
Logo após receber uma série de e-mails robóticos informando que não foi possível o reembolso do valor (sem justificativa do motivo) entrei em contato novamente com a central. Lá, me foi informado que o banco que recebeu o valor que o valor não estava mais disponível em conta para realizar o estorno (como sempre dizem).

Me ajudem! O que posso fazer nessa situação?

1 curtida

Lamento saber que você foi vítima de um golpe! Infelizmente, os golpistas estão agindo com mais rapidez. Mesmo acionando o MED, se eles já esvaziaram a conta, pode ser muito difícil reverter a situação. :cry:

27 curtidas

é muito triste o que ocorreu @EricaG , uma colega minha caiu em um golpe e aconteceu a mesma coisa.

os golpistas assim que recebe ja transfere o dinheiro para outra conta justamente pra evitar esse tipo de operação.

Não sei se foi sorte da minha colega ou se é padrão de todos os bancos, mas depois de 1 mes, caiu um valor na conta do golpista e o banco conseguiu bloquear e transferir pra ela.

provavelmente outro golpe que ele aplicou :cry:

12 curtidas

Isso é procedimento padrão de todos os bancos? alguém poderia me informar? se caindo algum valor nessa conta tem essa possibilidade de bloquear e me devolver pro Nubank?

2 curtidas

Se toda vez que isso acontecesse eles bloqueassem o CPF desses vagabundos, esses golpes golpes acabariam em uma semana. Mas o pilantra comete crimes e não acontece nada, continuam abrindo contas quando querem, etc…

3 curtidas

Certamente! No entanto, para preservar a sanidade mental, é aconselhável não criar expectativas em relação à devolução desse valor. Lamentamos muito por você! :people_hugging:

10 curtidas

Concordo com você @Edson_Bezerra

A solução para esse tipo de golpe é tão fácil. Bloqueia tudo que que está no cpf de quem recebeu o dinheiro. Logo em seguida siga o dinheiro, de onde saiu e para onde foi. E vai bloqueando geral. Porque eles usam vários receptadores, laranjas, etc…

Os golpes só continuam porque sabem que se bloqueiam uma conta deles hoje amanhã eles abrem outra em outro banco e continuam a fazer mais e mais vítimas.

Inclusive eu já caí em um golpe assim.

Fiz um pix para uma chave que era cpf, tinha o nome completo, o celular do golpista. Instagram da falsa loja, tinha tudo. Mas não recuperei o dinheiro.

Inclusive na polícia civil a escrivã riu de mim falando que a Delegacia de Crimes cibernéticos só iria olhar o golpe se tivesse sido um valor acima de 100mil reais. Que valores “pequenos” eles nem olham.

Questionei se eles iriam bloquear o cpf, ir atrás da pessoa, aí ela puxou viu que o cpf era de outro estado e simplesmente falou que passaria o caso para a delegacia daquele estado.

Ou seja não dá nada para os criminosos.

5 curtidas

Com certeza absoluta! Como que o banco entra em contato solicitando o MED para o banco que o golpista recebeu o valor, e simplesmente se contentam com a resposta de “não há saldo disponível em conta” como? Menos de 10 minutos após a transação ser feita? E tudo bem, digamos que ele enviou pra outra conta no mesmo momento que caiu (justamente para não ser rastreado) o banco não sabe para qual conta ele mandou? Por que não rastreia o dinheiro e vai atrás para realizar a devolutiva a quem tomou o golpe? Isso é um completo absurdo… entrei até em contato com o SAC do banco que recebeu o valor, explicando a situação completa e solicitando o envio do valor para o meu banco detentor, ou seja, o Nubank. Mas se vai resolver, só Deus sabe.

E eu infelizmente fiquei no prejuízo. :pensive:

2 curtidas

Boa tarde. Isso é básico acontecer, nos casos de fraude pix. Mas voce precisa ssber que o banco recebedor tem deveres ao abrir uma conta e nesse caso, claramente uma conta com fins de fraude. Se oriente melhor dessa situação, pois tem possibilidade de reaver esse dinheiro perdido no golpe pix.

1 curtida

Oi Erica, tudo bem?? Estou fazendo uma materia sobre como o MED nao tem funcionado. Vc poderia, por gentileza, entrar em contato comigo o mais rapido possivel? Queria saber mais da sua historia com o Med. me manda um email no xxxxxx.cunha@gmail.com por gentileza? Mas precisava ser hoje (dia 10) ou no maximo amanha pela manha (11 de junho)

1 curtida

Para enviar uma mensagem particular para EricaG, você tem que clicar no nome dela para abrir a página de perfil e em seguida clicar no botão mensagem:

image

Dessa forma somente ela receberá o conteúdo enviado. Sugiro que apague o endereço de e-mail que informou para evitar que outras pessoas tenham acesso, pois se trata de informação pessoal. Além disso, fere as regras da comunidade.

Edson, obrigada pela dica. Mas qdo clico no nome dela, a pagina que abre nao tem a opcao de passar mensgem…
Existe outra maneira??

1 curtida

CLIQUE AQUI: @EricaG

Se não conseguir, talvez se deva a seu perfil iniciante na comunidade. Nesse caso, basta clicar em responder em qualquer mensagem dela, informe o seu interesse em se comunicar com a mesma que ela será notificada sobre isso.

Olá

Fui vítima de um golpe no início de 2024. Foi feito um Pix no crédito. E fiz a mesma coisa que vc: rapidamente entrei em contato com o NuBank; tentei fazer um boletim de ocorrência na hora, mas a delegacia online do meu estada estava fora do ar (pra ajudar), ai precisei esperar até o dia seguinte pra fazer o B.O. e mandar pro Nubank, mas até ai o NuBank já estava ciente de tudo. Mesmo assim eles mandaram essa mesma resposta pronta de que não puderam reaver o valor, pq o outro banco disse que não estava mais na conta. Insisti, fiz reclamação no Banco Central, fiz reclamação no Reclame Aqui, fiz de tudo, mas eles continuaram enviando a mesma respostinha pronta.

Estou com a dívida rolando até agora, pq acho ridículo a gente ser obrigado a pagar um valor proveniente de um golpe (e pq tbm eu não tenho como pagar e o NuBank sabe disso, porque ele sabe minha renda mensal que não chega a 1.000 reais e o valor do golpe foi de mais de 2.000, pq foi em cima do limite do meu cartão que era de 2.400). Eu tinha colocado outra coisa aqui, mas acho que eles ficaram “magoados”, então decidi tirar.

Esse MED não funciona. Já saiu em matérias que a grande maioria que recorre a ele, tem a devolução negada. O Banco Central disse que fará mudanças que entrarão em vigor apenas no final desse ano, mas só quero ver se essas mudanças vão dar certo, pq, pelo visto, os meliantes (os golpistas, no caso) parecem star sempre um passo a frente, não é mesmo?

1 curtida

Conteúdo tóxico detectado. O time de moderação revisará a sinalização em breve.

1 curtida

Uma alternativa interessante, @Edson_Bezerra.
De repente, uma sinalização apenas, já resolveria.

Sua ideia pode ser uma evolução do MED. acredito que funcionaria bem.

1 curtida

Vou fazer uso desta postagem do @Julian_Lopes, pois tenho a mesma percepção, aliás, constatação.

O que nos resta é aguardar as melhorias do MED e no mais, ficar atento às dicas quem rolam na categoria Segurança, aqui na comunidade.

1 curtida

A impressão que dá é que falta vontade tanto das autoridades quanto dos próprios bancos em realmente querer resolver a situação. Porque assim, o banco no qual o falsário criou a conta pra aplicar o golpe sabe pra onde o dinheiro foi transferido depois que passou por aquela conta. Eles tem como ir atrás e informar as autoridades sobre. E as próprias autoridades poderiam solicitar isso aos bancos. Mas parece que só não estão interessados.

Ai eles não se interessam, o seu banco tbm não e te mandam um “ah, agente tentou ver aqui, mas parece que o dinheiro não tava mais lá. Sentimos muito, viu. Agora se vira ai e me paga”. E se não bastasse isso, ainda ficam te mandando e-mail e mensagem de cobrança. Olha que legal.

E larguei o NuBank, pq fui enganada até pelo próprio aplicativo do banco que me passou falsa segurança enquanto me aplicavam o golpe. Sem falar que não é possível que o banco não tivesse percebido na hora que aquela transação era suspeita. Tipo, como alguém que ganha 900 por mês iria fazer um pix no crédito de 2.200 parcelado em 2x de maneira consciente? São parcelas a cima do salário do mês. Não faz sentido.

2 curtidas

Respeito vossa opinião, porém discordo desse raciocínio.
A grande maioria dos golpes são bem elaborados e perpetrados por pessoal treinado.

A logística utilizada é após receber a transferência oriunda de práticas criminosas, o valor é imediatamente sacado em espécie, dificultando a possibilidade de recuperação do numerário.

Em regra, as contas recebedoras podem ser de 2 tipos de “laranja”; o consciente, em que o correntista participa do crime e o inconsciente (mais comum!), quando a conta é aberta com dados verdadeiros pelos criminosos, sem que o correntista (que também é vítima!) tenha conhecimento (roubo de dados).

5 curtidas

Basicamente, vc está afirmando que os bandidos estão sempre um passo a frente da polícia e que ela geralmente é ineficaz. Até ai não disse nenhuma novidade. É algo que qualquer um que é vítima disso já percebeu. Já que, segundo outros testemunhos aqui, muitas vezes a polícia nem se quer de dá ao trabalho de investigar se o valor for “pequeno”. Chegam até a rir da tua cara. Olha que legal. Esse tipo de comportamento que alguns policiais adotam só faz a vítima ter menos confiança na polícia, além de se sentir mais humilhada, pq além dela ter sido enganada, ainda vira chacota por parte daqueles que deveriam mostrar algum tipo de apoio. Ainda bem que eu dei a sorte de, no dia que fiz o B.O. na delegacia, pegar um policial gente boa e que tratou o caso com a devida seriedade, que me jogou a real sem tripudiar em cima da situação.

E os bancos só não se importam. Eles fazem o que a lei manda só pra não dizer que não fizeram nada. Os meliantes conseguem manipular o aplicativo do banco de maneira que ele te passa falsa segurança pra depois o banco vir dizer na cara dura que “a segurança do aplicativo não foi violada”, msm vc mostrando o comprovante gerado pelo próprio app do banco te passando informação falsa, e praticamente jogar a culpa na vítima, lavando as próprias mãos. E ainda tem a “delicadeza” de ficar toda hora cobrando uma dívida que ele sabe que é proveniente de um golpe.

Então, assim… vem defender eles não.
A polícia admitir que não tem recursos suficientes pra bater de frente com os caras é uma coisa; rir na cara das vítimas, pq “o valor do golpe é pequeno” é outra bem diferente. E banco ficar jogando a culpa na vítima é absurdo, pra não dizer outra coisa.

1 curtida