Não existe lei que obrigue o MEI a abrir uma conta PJ, mas no site da Nubank dá a entender que se o MEI usar a conta de pessoa física para receber pagamentos ele poderá ter a conta bloqueada por “desinteresse comercial”, é isso mesmo?
Sim, é isso mesmo.
Você não pode usar sua conta PF para transações de PJ.
Você não é obrigado a abrir uma conta PJ, mas se usar a conta PF ela corre grande risco de ser cancelada/bloqueada.
É altamente recomendo abrir uma conta PJ.
Bem vindo à Nu Community.
Pra não correr o risco de ter a conta bloqueada use a conta PJ, esse sim feito especificamente para esse fim.
Olá, seja bem vindo!
Sim, você não é obrigado por lei a abrir uma conta PJ, mas de igual forma, nenhuma instituição financeira é obrigada a manter relações comerciais irregulares, o que pode configurar confusão patrimonial entre a pessoa física e a jurídica e trazer sérios problemas depois.
Por isso, é altamente recomendável a abertura do MEI, o valor é acessível, você fica resguardado pelo INSS em caso de doença ou morte, separa o patrimônio da PF e da PJ e consegue gerenciar melhor seu empreendimento.
Muito cuidado, ser MEI e usar conta PF é pedir pra ter problemas com a receita federal.
Não tenho conta MEI, só queria confirmar já que não é ilegal.
Mas a conta PJ não gera rendimento nenhum, então o MEI teria sempre que transferir para a conta física assim que receber para não perder rendimento?
A Conta PJ é para separar as despesas e receitas. Você deve transferir para a PF apenas os valores a título de pro labore, ou seja, a sua remuneração enquanto empreendedor.
Contudo, o capital de giro, o dinheiro que você usa para comprar mercadoria e eventualmente pagar seu funcionário deve partir da Conta PJ, para assim evitar confusão patrimonial.
Obrigado pelas respostas.
Infelizmente isso não seria o meu caso e de tantos outros que prestam serviços como “funcionários pejotizados”, só queria simplificar minha vida sem ter que deixar dinheiro parado sem poder usar.
Ah, então você é um prestador de serviço. Nesse caso, toda a remuneração recebida seria seu pro labore.
Nesse caso você pode transferir a totalidade do valor para a conta PF, mas deve receber pela PJ para evitar problemas com a Receita ou o Próprio Nubank.
Boa vindas a comunidade @ACFK
O MEI não é obrigado a ter conta PJ, porém ele deve saber separe o patrimônio da PF da PJ.
Até estão não existe
Tenho colegas de trabalho que são PJ e fazem como a @Vittoria_Cunha comentou.
Você também pode pedir orientação ao seu contador. Pelo que entendi do que os colegas falam, tem uma estratégia de distribuir o valor do “salário” entre pró-labore e lucros e dividendos para pagar menos imposto e INSS. Não tenho certeza, só escutei falar sobre isso.
Sim, existe estratégia que podem ser feitas, cada caso tem sua particularidade.