Bem vinda à nossa Comunidade, @Renata_de_Augusto.
O dinheiro guardado está junto do dinheiro da conta, a separação é meramente um recurso pra você não usar aquele dinheiro inadvertidamente.
Com as alterações que o Nubank fez no ano passado, quem movimenta o dinheiro da conta rotineiramente realmente parou de ver o dinheiro rendendo. Isto por duas razões:
- Os depósitos feitos passam a fazer jus ao rendimento apenas após 30 dias;
- A prioridade de resgate (nas transferências e pagamentos) retira o dinheiro primeiro dos depósitos mais antigos, que são justamente os que têm mais potencial de passar dos 30 dias e começar a receber os rendimentos.
Vale destacar que essa política de prioridade de resgate já foi alterada pelo Nubank diversas vezes, isso vai e vem. Hoje o que está valendo é essa de retirar do depósito mais antigo.
Assim, se você movimenta bastante o dinheiro da conta, isso vai consumindo os depósitos mais antigos e, com isso, o seu potencial de rendimento. E como os depósitos da NuConta são exatamente os mesmos do Dinheiro Guardado, isso afeta o rendimento do Dinheiro Guardado também.
A alternativa, embora seja um desvirtuamento da finalidade da reserva de emergência, é passar usar a caixinha “Reserva de Emergência” (que permite o resgate imediato, a qualquer dia e a qualquer hora) para o seu dinheiro guardado. Ela tem rentabilidade diária já a partir do primeiro dia.
Se for um dinheiro que você não precisa ter disponível para resgate imediato, pode até procurar outras oportunidades com menor liquidez, mas uma rentabilidade um pouco maior.