Não existe almoço grátis

Esta frase é muito comum, vc já deve ter ouvido inúmeras vezes e ela é especialmente focada no mercado financeiro, que lida diretamente com dinheiro.

Percebi que com o colapso das Americanas e consequente impacto nos Fundos Nu, especificamente o Reserva Imediata, muitos resgataram suas aplicações e estão indo para aplicações “sem risco de perda” (o que nón ecsiste :eyes:) do tipo CDB Pré, CDB de X% do CDI entre outros.

Um ativo deve SEMPRE ser avaliado pelo Risco x Retorno. Note que coloquei o risco primeiro e não foi à toa. Geralmente nós somos atraídos pelo retorno, é o que nos salta aos olhos como se fosse a(o) moça(o) bonita(o) da balada. Isto é irresistível, todo mundo quer ganhar mais do que os outros.
No entanto, a 1ª pergunta deveria ser: quanto posso perder (risco) ? Para depois fazer a 2ª pergunta: quanto posso ganhar (retorno) ? E, finalmente, a 3ª pergunta: qual é o retorno ajustado pelo risco (Há opções melhores) ?

Então vamos lá, sendo mais específico: CDBs (Certificados de Depósito Bancário) são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras, bancos neste caso, e funcionam como um depósito a prazo (daí o nome) que vc faz em nome do banco. É um empréstimo que vc está fazendo ao banco, que te devolverá num determinado prazo acrescido de juros.

Falando em juros, a taxa básica de juros do Brasil é a Taxa Selic Meta, definida pelo Copom, atualmente em 13,75% ao ano. Isto, no economês, é o custo do dinheiro. O CDI, Certificado de Depósito Interbancário, que é um empréstimo de curtíssimo prazo usado pelos bancos para emprestarem entre si e cobrirem eventuais descasamentos de caixa, possui uma taxa que ao ser anualizada é mto próxima à Taxa Selic, ou seja, se Selic = 13,75%aa => CDI = 13,65%aa.

Tendo isso em mente, títulos de dívida como CDB, RDB, LCA, LCI, CRI, CRA e debêntures (olha elas aí) estão sujeitas a 3 tipos de risco basicamente: de crédito (o risco de calote), de mercado (neste caso da mudança da taxa de juros básica, vulgo Taxa Selic) e liquidez (o quão rápido vc consegue transformar seu título em dinheiro).

Assim, qualquer título que “pague mais” do que 100% do CDI tem necessariamente embutido um risco maior. Por óbvio, para correr um risco maior quero ser melhor remunerado, senão deixo no papai-mamãe msm => títulos do Tesouro Nacional (LFT - Tesouro Selic) ou num CDB de bancos com grau de investimento (considerados baixo risco).

Por isso que NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS, se está remunerando a mais do que o custo do dinheiro, está incorrendo em maior risco. Esteja alerta ! Não ache que todo mundo é bonzinho e só vc é o esperto.
#nu-invest

32 curtidas

Mais conteúdo para nós! Gosto dessa forma simplificada e didática de conteúdo que facilita das pessoas entenderem. :purple_heart:

Oh se já ouvi falar viu! O tanto de pessoas ao decorrer da vida que vi achando que existe almoço grátis é absurdo.

Exatamente! Recentemente com o ocorrido da Americanas, fiquei incrédulo com a quantidade de pessoas que põe dinheiro sem sequer saber dos riscos ou ler algum artigo na internet.

Conteúdo tem de monte e quando se trata de dinheiro por menor que seja o risco, ainda existe. Deve-se coloca os papéis na mesa, entender o seu perfil de investidor e pesquisar muito antes.

Na própria comunidade pessoas (como você) trazem conteúdos sazonais e se dispõem sempre a passar conhecimento a frente, então não precisa nem ir muito longe para ter alguma noção.

Mas é aquilo, se colocar “Ganhe 50 R$ ao entrar aqui” ainda vai ter pessoas que vai entrar e se recusar a ler as letras miúdas. :pensive:

19 curtidas

Excelente conteúdo, @anon30102627 , mais uma vez. :clap:

Cerca de 3 anos atrás, eu tinha depósitos em CDB de uma instituição que entrou em liquidação. Acabei protegido pelo FGC (um processo, aliás, que funcionou muito bem). Leva um tempo desde a liquidação até a gente receber o dinheiro (um tempo que o dinheiro não rende nem tem liquidez), e a antecipação do título pode jogar a gente em um regime de maior tributação que o inicialmente planejado. Não me arrependo de ter feito aquele investimento, além de ter sido mais um aprendizado.

Mas fiz exatamente como você orienta nesse post: considerei inicialmente o risco que estava disposto e apto a correr, e somente depois considerei o retorno à luz deste risco.

18 curtidas

Excelente conteúdo, @anon30102627! É sempre importante entendermos os riscos e sabermos “onde estamos entrando”.

Obrigado mais uma vez, por compartilhar esse tipo de conteúdo conosco! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::slightly_smiling_face::facepunch:t3:

15 curtidas

Aí que mora o perigo! @anon30102627 valeu a provocação e o compartilhamento de conteúdo, amei. :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart:

15 curtidas

Boa @FernandoLacerda. O mercado financeiro não é nada intuitivo, pelo contrário, é bastante contra-intuitivo. E as lições as vezes custam nosso dinheiro suado.
E bem lembrado o caso do FGC ! As pessoas acham que se é protegido pelo FGC não há risco, o que não é verdade.
O FGC (Fundo Garantidor de Créditos) é uma associação sem fins lucrativos mantida pelas instituições bancárias, funcionando como um “seguro” de proteção aos correntistas. Mas, ele não é uma panaceia como muitos acreditam. Há limites de reembolso (R$ 250 mil por CPF e R$ 1 milhão por instituição). Ele não é um “saco sem fundo” com dinheiro infinito.
Então, em caso de risco sistêmico ou seja, uma quebradeira geral como ocorreu em 2008 nos EUA, pode ser q o FGC não dê conta de reembolsar todo mundo. E como vc bem lembrou, até receber de volta os valores (o q pode demorar) eles NÃO são remunerados, é o saldo no dia da falência.

16 curtidas

Ótima colocação!

O principal erro do malandro é achar que só a mãe dele fez filho esperto! :sweat_smile:

22 curtidas

E é assim q mtos caem em pirâmides e/ou golpes :sweat_smile:

20 curtidas

Vdd @lorenatelles , todo dia saem de casa um malandro e um otário (ganancioso). Qdo se encontram, sai negócio. :laughing: :sweat_smile: :rofl: :joy:

13 curtidas

Ótimo tópico @anon30102627. Quanto mais informação melhor! :clap:

17 curtidas

Agora você deu aula pra gente :clap::clap::clap:
Conteúdo interessante, informativo e ótimo para ler.
Eu percebi que aplico esse princípio na minha vida financeira mesmo sem ter tanto conhecimento sobre a área.
Muito obrigada por simplificar esse tema para entendermos melhor! :sparkles:

13 curtidas

Posso chamar isso de aula grátis? rsrs

Sim! Por isso é comum a gente observar CDBs de instituições financeiras não muito conhecidas com uma rentabilidade maior que o comum como meio de atrair os investidores! Importante ficar de olho mesmo, inclusive se tem FGC! :eyes:

9 curtidas

Muito necessário! Obrigado por compartilhar @anon30102627 :clap: :clap: :clap:

7 curtidas

Verdade, retorno e risco são diretamente proporcionais. :clap::clap::clap::clap::clap:

7 curtidas

Mas essa crise financeira descobriram anos depois na laja jato, petrolao,mensalao,bnds(creio que use dinheiro do tesouro dos investidores) .

soltou grana demais para amiguinhos internacionais e tomou calote,nao tem economia que aguente uma quadrilha no poder sem pandemia
Imagine se tivesse,estariamos extintos.

Por que a economia destruida afeta tbm saúde seguranca e educação

Esse e meu ponto de vista,
Para rebentar o Brasil a ponto de crise tem que fazer muito malabarismo.

Tanto é que apos pandemia mundial temos dinheiro para emprestar ainda aos amiguinhos internacionais, impressionante nao​:rofl::rofl::rofl:

2 curtidas