Esta frase é muito comum, vc já deve ter ouvido inúmeras vezes e ela é especialmente focada no mercado financeiro, que lida diretamente com dinheiro.
Percebi que com o colapso das Americanas e consequente impacto nos Fundos Nu, especificamente o Reserva Imediata, muitos resgataram suas aplicações e estão indo para aplicações “sem risco de perda” (o que nón ecsiste ) do tipo CDB Pré, CDB de X% do CDI entre outros.
Um ativo deve SEMPRE ser avaliado pelo Risco x Retorno. Note que coloquei o risco primeiro e não foi à toa. Geralmente nós somos atraídos pelo retorno, é o que nos salta aos olhos como se fosse a(o) moça(o) bonita(o) da balada. Isto é irresistível, todo mundo quer ganhar mais do que os outros.
No entanto, a 1ª pergunta deveria ser: quanto posso perder (risco) ? Para depois fazer a 2ª pergunta: quanto posso ganhar (retorno) ? E, finalmente, a 3ª pergunta: qual é o retorno ajustado pelo risco (Há opções melhores) ?
Então vamos lá, sendo mais específico: CDBs (Certificados de Depósito Bancário) são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras, bancos neste caso, e funcionam como um depósito a prazo (daí o nome) que vc faz em nome do banco. É um empréstimo que vc está fazendo ao banco, que te devolverá num determinado prazo acrescido de juros.
Falando em juros, a taxa básica de juros do Brasil é a Taxa Selic Meta, definida pelo Copom, atualmente em 13,75% ao ano. Isto, no economês, é o custo do dinheiro. O CDI, Certificado de Depósito Interbancário, que é um empréstimo de curtíssimo prazo usado pelos bancos para emprestarem entre si e cobrirem eventuais descasamentos de caixa, possui uma taxa que ao ser anualizada é mto próxima à Taxa Selic, ou seja, se Selic = 13,75%aa => CDI = 13,65%aa.
Tendo isso em mente, títulos de dívida como CDB, RDB, LCA, LCI, CRI, CRA e debêntures (olha elas aí) estão sujeitas a 3 tipos de risco basicamente: de crédito (o risco de calote), de mercado (neste caso da mudança da taxa de juros básica, vulgo Taxa Selic) e liquidez (o quão rápido vc consegue transformar seu título em dinheiro).
Assim, qualquer título que “pague mais” do que 100% do CDI tem necessariamente embutido um risco maior. Por óbvio, para correr um risco maior quero ser melhor remunerado, senão deixo no papai-mamãe msm => títulos do Tesouro Nacional (LFT - Tesouro Selic) ou num CDB de bancos com grau de investimento (considerados baixo risco).
Por isso que NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS, se está remunerando a mais do que o custo do dinheiro, está incorrendo em maior risco. Esteja alerta ! Não ache que todo mundo é bonzinho e só vc é o esperto.
#nu-invest