Nubank colocou bloqueio de printscreen no aplicativo todo!

Teriam que fazer o comparativo com a versão do Android que você tá e do @No_Stress, caso for isso é até que bem pensado, porque não coloca todas as versões na mesma cesta, já que a tendência é as versões recentes serem cada vez mais seguras. :handshake:

7 curtidas

Bem pensado.

Aqui estou no Android 14 e o app do Bradesco na versão 4.48.0

E o seu @No_Stress ?

5 curtidas

Android 13, a versão do app é a mesma.

Acho que falei besteira rs

Fui testar aqui e o app da PF não funcionou o print mesmo, acho que já fazia um tempo que eu não tirava print.

Mas do app PJ ainda permite. Versão 5.35.01

2 curtidas

Santander e Bradesco não tira print, mas Caixa Econômica tira print. Android

2 curtidas

Então é isso mesmo @No_Stress . A versão mais atual impediu os prints.

Fiquei curioso agora pra saber se isso acontece apenas com os bancos brasileiros ou se os bancos do exterior também estão impedindo print no Android.

5 curtidas

A ‘‘Segurança’’ não é para todos. (Contém ironia)

9 curtidas

@caioluiz7500 Esse é um mecanismo de proteção ao consumidor, a meu ver o único meio de provar que vc não está errado - principalmente em falhas do próprio app, pois não existe mensagem de erro predefinida para falhas.

@Everton_J_da_Silva qual a viabilidade técnica para essa funcionalidade dentro do app?
Isso diminuiria consideravelmente o risco pois não haveria um terceiro na produção do print.
Um abraço!

Adoraria te responder, mas sinceramente não sei do que você está se referindo exatamente , este post é de março de 2023 , e eu comentei sei la umas 5x.

Como de lá pra ca muita coisa mudou, vou tentar deixar o que eu penso atualmente, e talvez isso responda sua pergunta.
Uma das mudanças por exemplo no Android 14, agora o sistema é capaz de notificar quando um aplicativo ou pessoa tira um print da tela do celular, poderia ser um recurso utilizado para evitar golpes de acesso remoto.

Acredito que tambem foi melhorada as configurações de bloqueios de print e acesso remoto nessa versão.

Mas não é todos os usuarios que vão ter o sistema atualizado, e o Nubank não pode lançar uma versão do app que só funcione no Android 14.

Da suporte para multiplas versoes do app é algo inviavel.

Logo tem que trabalhar com os recursos antigos e limitados.

PS: Aconselho usar a função “Citação” quando for realizar algum tipo de pergunta muito especifica ou repsonder alguma parte do texto, fica melhor a visualização (exemplo começo da minha resposta).

Abraço.

5 curtidas

Não sei se é esse o porque, acredito que não. Mas sobre a questão das mensagens de erro concordo que são genericas e que normalmente a mensagem apresentada não condiz com o erro como o “Sem conexão”, se existisse um código do erro onde pudesse copiar e colar no chat, salvo engano na Netflix tem vários códigos e uns artigos que descrevem o que o erro pode significar (ao menos antes já notei isso)

Sobre a questão do print entrando nesse assunto, apesar que uso o iOS, me compadeço com a queixa dos colegas que o Nubank poderia buscar outras alternativas que não seja igual a que algumas instituições tem feito que poderia ser a questão de deixar o bloqueio como padrão e se o usuário quiser desativar, ele com consciência iria as configurações do Aplicativo e faria isso, mediante a passar por reconhecimento facial para autorizar a liberação parcial ou total das prints

Vi essa sugestão dada por alguns colegas pela comunidade e acredito que possa ser eficiente, porque mantém quem deve e precisa ser protegido como também satisfaz aqueles que sabem um pouco mais dos riscos pela internet e evita sair baixando tudo, porque a maior questão que vejo na NuCommunity até hoje que li é que “no Android bloqueia e no iOS não”

Queria deixar essa contribuição com base em tudo que já li de queixas na comunidade :pray:

7 curtidas

Super apoio, um código de erro ajudaria muito. O cliente nem iria precisar explicar muito do problema para os atendentes, bastaria informar o código do erro para que eles passassem a solução correta, ao invés de muitas vezes repassarem sempre os mesmos procedimentos.

2 curtidas

Super concordo, acho que seria interessante esse time dar uma olhada pela comunidade que tem muitas ideias boas sobre a questão de segurança do Aplicativo, não precisa ser uma decisão tão agressiva pro pessoal que usa Android

Não tiro muitas prints, mas gosto de ter a liberdade de poder tirar quando bem entender e essa questão de sistema não é discutível, porque é gosto, tem quem goste do iOS e quem goste do Android, os dois hoje em dia tão “pau a pau” por assim dizer :pray:

3 curtidas

Quis dizer habilitar/adicionar uma funcionalidade print-screen no próprio app da Nubank - sem usar a do OS ou de terceiro.

Valeu pela disponibilidade em responder.

1 curtida

Uma alternativa interessante de ter, é a primeira sugestão sobre algo do tipo que vejo, é mais uma pro time de segurança do Nubank dar uma avaliada, além da outra possibilidade de ser opcional :clap:

5 curtidas
1 curtida

Olá,

Venho aqui novamente lembrá-los da função de print que está bloqueada no ecossistema Android. Se a razão disso for segurança, acredito que o aplicativo deveria bloquear nativamente, mas oferecer uma opção no app para quem quiser desativar essa camada, com os devidos termos de responsabilidade.

Eu, por exemplo, não uso bloqueio por digital ou senha para abrir o app do banco, pois priorizo a velocidade na abertura do aplicativo. Veja só que interessante: o Nubank, em pleno 2024, me dá a opção de deixar meu app sem senha. Em outros bancos, isso é impensável, mas eu acho maravilhoso, pois posso escolher se quero ou não.

Agora que comecei a usar o Nubank como corretora, percebi que há muitos recursos legais para ver proventos, gráficos e etc. No entanto, não consigo compartilhar essas informações com meus amigos, e essa troca de informações é essencial na hora de comprar ou vender ativos.

Realmente para mim é uma função que faz muita falta, como é essa questão para vocês?

3 curtidas

Olá,

Venho aqui novamente lembrá-los da função de print que está bloqueada no ecossistema Android. Se a razão disso for segurança, acredito que o aplicativo deveria bloquear nativamente, mas oferecer uma opção no app para quem quiser desativar essa camada, com os devidos termos de responsabilidade.

Eu, por exemplo, não uso bloqueio por digital ou senha para abrir o app do banco, pois priorizo a velocidade na abertura do aplicativo. Veja só que interessante: o Nubank, em pleno 2024, me dá a opção de deixar meu app sem senha. Em outros bancos, isso é impensável, mas eu acho maravilhoso, pois posso escolher se quero ou não.

Agora que comecei a usar o Nubank como corretora, percebi que há muitos recursos legais para ver proventos, gráficos e etc. No entanto, não consigo compartilhar essas informações com meus amigos, e essa troca de informações é essencial na hora de comprar ou vender ativos.

Realmente para mim é uma função que faz muita falta, como é essa questão para vocês?

4 curtidas

Para mim é de boa, não faço uso deste recurso.

2 curtidas

Penso igual a você. Por aqui uso a digital porque não demora muito para abrir, mas todas as instituições que tenho conta o App tem um sistema de bloqueio parcial, apenas bloqueia o que é sensível (Tela dos dados do cartão de crédito, Tela de inserir a chave Pix pra caso esteja infectado evitar desvio, etc).

Acredito que o Nubank podia seguir o mesmo se não for o caso de liberarem todas as telas, porque segurança concordo que é algo essencial, mas nem tudo é 8 ou 80, algo estilo o que essas instituições fizeram achei muito interessante, quando a tela fica preta é porque não pode gravar ou tirar printscreen.

4c422cc7324921b04869c2861c64948314df25e9
37d75028c3e0ac132048f89e9e8fe85add9a7ad1

15 curtidas

Bons fluidos! Fazer Print ou não de sua tela deve ser opção do usuário sempre. Tudo por conta e risco do usuário. Assim penso, assim escrevo.

4 curtidas

Esse bloqueio feito pela empresa é um verdadeiro afronto e absurdo , sem dúvida é um absurdo. Isto deve ficar a critério do usuário.