Nubank colocou bloqueio de printscreen no aplicativo todo!

Verdade, mas toda segurança tem falha também. Só espero que, futuramente, não sigam os bancos tradicionais e implementem o método de reconhecimento presencial no caixa ou no banco, isso dificulta bastante a vida do usuário, mas é um dos métodos mais seguros seguido pelo reconhecimento facial.

1 curtida

@caioluiz7500 , aqui no meu aplicativo eu consigo tirar print, só que a imagem fica toda preta.

3 curtidas

Isso porque seu celular deve ter o Android 12. Mas é a mesma coisa, printscreen preto não serve para nada. O bloqueio de printscreen continua.

A partir do Android 12, o bloqueio de printscreen resulta em uma imagem toda preta, existem algumas partes da tela que você consegue tirar printscreen, mas o fundo fica preto. No Google app isso acontece. Vou te dar um exemplo:


Pasta trancada do Google Fotos.


Página de cadastro do cartão no Google App

Nas versões mais antigas do Android não é possível nem tirar print screen, a partir do Android 12 tem algumas partes da tela que você consegue fazer o print screen, e o restante fica preto, provavelmente para você poder reclamar de algum erro no atendimento.

6 curtidas

Estou com você nessa @Everton_J_da_Silva .100% a favor da novidade!

6 curtidas

Somos dois @Samuel !

2 curtidas

Nova atualização já veio com esse bloqueio.

Uma dica @caioluiz7500 você pode usar o minimizar do celular pra print.

Se nas configurações do seu celular, você não colocar bloqueio de tela quando não estiver usando.

Tenta aí vê se consegue.
E uma imagem não muito boa, porém já é alguma informação pro cidadão do atendimento quando estiver o erro.

Agora, o print deveria ser opcional você escolhe liga ou desliga essa função.

Outra coisa, o pessoal golpista printa a tela que recebeu 200 em pix e etc. Pra poder sair divulgando na rede social, criando falsos perfis e aplicando golpe.

"Ganhe 100 reais em pix se mandar pra mim X "

E por aí…
Mantém nossa privacidade que inocentemente já enviamos prints com dados, sem perceber e evita crimes de usar nossas informações.

E uma segurança, mas também um desafio.

E mais, o atendimento geralmente do próprio banco tem acesso a números ao seu aplicativo. Então qualquer erro, você menciona mais ou menos onde é que eles analisam lá no seu sistema onde pode estar ocorrendo algum erro, bug no app.

Mais uma e última possibilidade.
Design (não do nubank), mas de todo Brasil usa o Nubank como referência pra criar telas fenomenais. Porém, seria uma forma de dizer NÃO a cópia que é utilizada com print.

Neste caso, vão ter que ficar acessando o aplicativo para recriar telas.

1 curtida

Nunca vi isso, mesmo sem bloqueio de tela. Os aplicativos que bloqueiam print screen, continuam gerando a imagem preta (tenho Android 12).

Mas é triste isso, se você tiver algum problema que não tem dado sensíveis e quiser compartilhar no atendimento e também na comunidade aqui para pedir ajuda ao pessoal, parece que não será mais possível.

Se o bloqueio de prints que ocorresse apenas em partes sensíveis do aplicativo eu estaria tranquilo.

Se o bloqueio total do print screen no aplicativo fosse tão eficaz, todos os bancos que usam aplicativo faria o mesmo, só alguns faz. Geralmente, a maioria faz um bloqueio parcial em partes com dados sensíveis como de cartão, transferência e etc, por exemplo. Mas poucos optam por fazer um bloqueio total de printscreen no aplicativo.

1 curtida

Eu acredito que deveria ser obrigatório apenas em algumas partes do aplicativo, onde contém os dados da conta, do CPF, dados do cartão virtual (número, validade e CVC), senha de 4 dígitos.

Nessa parte sou a favor do bloqueio de printscreen. Agora da tela inicial por exemplo, não vejo necessidade disso.

Até aquelas telas de erro sabe: “ocorreu um erro verifique a conexão”, está tendo bloqueio de printscreen. Kkkkkk triste. Qual necessidade de bloqueio de printscreen em tela de erro.

2 curtidas

Eles não vão parar, vão usar outro celular pra gravar agora. E usar programa de gravação pra ocultar o exterior.

3 curtidas

Por isso tem que bloquear onde contém esses dados: número da conta, CPF, dados do cartão virtual. Agora bloquear tudo? Tem partes que não apresentam nenhum risco se tirar printscreen.

2 curtidas

Eu não sou contra o bloqueio de printscreen. Sou contra o bloqueio total de printscreen no aplicativo.

Tem partes que devem ter bloqueio de printscreen e outras não.

4 curtidas

Tem erros que você explica e o atendente não consegue entender direito. No dia que reclamei do bug nas chave Pix que o botão “criar QR code” não funciona, a atendente disse que o problema era instabilidade no Pix, mas não é. Eu tirei um print da onde estava o erro e disse que o botão não funciona. Até compartilhei aqui na comunidade para saber se tinha mais pessoas com esse erro, encontrei um cliente que também tem.

O printscreen ajuda muito, sou a favor do bloqueio parcial onde contém dados como número da conta, CPF, cartão virtual.

1 curtida

Desculpa mas

Você ta chorando por um leite que nem foi derramado ainda :joy:
você nem teve problemas ainda pra precisar do print…
Quando tiver entra em contato com o suporte e vamos ver o que acontece.

Eu super entendo o seu lado, você perdeu uma funcionalidade/recurso que usava
e em troca vai ajudar milhoes de leigos, pessoas com mais idade, ou com dificil acesso a informação.

Temos que pensar mais no coletivo do que no individual.

E se for um recurso de suma importancia pra você, eu tenho quase certeza que no modo “desenvolvedor” do android tem como fazer um bypass nisso.

Ja fiz no passado, deve continuar da mesma forma.
consultar o google deve ser o suficiente para achar a solução.

E de novo deixando claro que eu entendo o seu lado, peço desculpas por qualquer coisa,
e espero te ver colaborando em outros topicos tambem :slight_smile:

7 curtidas

Eu estou chorando agora, porque se o problema tivesse acontecido, eu estaria bem estressado mesmo. Estou aproveitando que estou calmo para chorar.

2 curtidas

Se quer pensar no coletivo, deixa opcional para cada cliente então. Aí resolve o problema. Quem é a favor ou contra vai aceitar.

Coloca uma função lá que exige bloqueio de tela ou reconhecimento facial para desativar: bloqueio total de printscreen no aplicativo. Modo rua é assim, cada cliente escolhe ativar ou não.

2 curtidas

Interessante esse ponto.

Gosto de compartilhar sempre alguma novidade no app também para mostrar o carinho pela empresa, pelo design da tela.

Agora, esse ponto de bloqueio do print screen para bug e erros é interessante também.

Por isso acredito no facultativo. Tem lá bloqueio de printscreen, bloquear para printar conta, bloquear.para printar cartão, e etc. Você escolher cada etapa.

Pois, quando você escolher, você vai colocar a senha de 4 dígitos e com isso você fez a autorização de proibir ou liberar o print screen

2 curtidas

Exatamente isso que estou defendendo aqui colega, um bloqueio parcial em partes do aplicativo. Onde contém o cartão virtual, que qualquer terceiro que tiver acesso aos números pode fazer uma compra em seu nome, aonde contém os dados da conta do usuário.

2 curtidas

Exatamente disso que eu tenho medo, na hora que acontece o problema as pessoas ficam estressadas e anseiam por uma solução. Aí tem que lidar com esse obstáculo no problema.

O que você tá desejando para mim eu não desejo nem para o meu pior inimigo tem que esperar o problema chegar para eu ver o que acontece. Eu prefiro reclamar agora que não aconteceu nada, como estou mais calmo e consigo conversar sem ofender ninguém.

Se eu estivesse com problema mesmo, eu estaria estressado e não conseguiria nem conversar direito provavelmente iria ter várias mensagens apagadas pelos administradores por causa do baixo nível.

4 curtidas

Pois é. Algumas horas atrás tive problemas para pagar um boleto com o Nubank, com uma mensagem genérica de erro dizendo que caso o problema persistisse, eu deveria entrar em contato com o atendimento.

Agora, considerando que minha experiência com o atendimento não foi satisfatória, eu preferi simplesmente utilizar outro app para realizar o pagamento, resolvendo o problema em 2 minutos, sem estresse.

Se for para bloquearem todas as telas “por questões de segurança”, complicando ainda mais a vida de quem possa precisar de suporte, pelo menos poderiam exibir códigos de erro (ex.: 404, 502, 301…).

2 curtidas

Pois é colega, mais um obstáculo na hora de resolver o problema.

1 curtida