Nubank e COVID-19: pessoas primeiro

Teu discurso é bonito. Mas para por aí. Botar a culpa e o “dever” nas costas dos trabalhadores não adianta. E os pequenos e médios empresários são tão vítimas quanto os próprios trabalhadores. Estamos tentando se mexer economicamente dentro de uma casaca estreita imposta pela política de juros nominais, onde quem lucra aqui no Brasil ano após ano é o sistema financeiro e os bancos.

Dinheiro tem de sobra, o problema é a falta de governança. O povo é trabalhador, mas os juros altos como um baluarte planetário não nos deixam ir muito longe (mais uma vez, trabalhadores e empresários pequenos e médios inclusos).

Para registro, anotem os déficits apresentados no Resultado Fiscal do Governo Central, entre 2012 e 2019. O déficit foi de R$ 61 bilhões (1,3% do PIB) em 2012, 111 em 2013, passando para 272 em 2014 (já com a reversão política), 514 em 2015, 478 em 2016, 459 em 2017, 426 em 2018, e 400 em 2019. Em suma: Joaquim Levy, Henrique Meirelles, Paulo Guedes ou quem seja viraram campeões de déficit, prejudicando seriamente a vida do grosso da população.

A questão é que esses recursos, que não foram investidos na população, tampouco entraram no governo – e se tivesse entrado teria equilibrado as contas –, mas não entrou e foi para algum lugar… Se vocês consultarem o site do Tesouro Nacional vão constatar que o governo tem transferido em juros, essencialmente para bancos e outros aplicadores financeiros, entre R$ 300 e 400 bilhões por ano, dinheiro que precisamente deixou de ir para educação, segurança e o SUS. Consultem a fonte, acessem aqui o site do Tesouro Nacional, cliquem em “Resultado Fiscal do Governo Central – Estrutura Nova”, e embaixo acessem a tabela 2.1. (Por alguma razão deslocaram recentemente os dados da tabela 4.1 para 2.1, vá lá entender). Vejam as linhas IX, X e XI, os números estão lá, discretos mas firmes, apontando a farsa.

Não estou aqui eximindo nós trabalhadores e pequenos e médios empresários de culpa, jamais. Mas, dado que todos vivemos sob esse mesmo sistema de dreno poderoso dos recursos pelo rentismo e afins, será mesmo que temos deixar o jugo sobre nossas costas apenas? Quando eu escuto falar de “educação financeira” pela boca da maioria das pessoas, só vejo dicas sobre como montar reserva de emergência, fazer investimentos diversificados e melhores e sempre pra lá na frente viver como rentista, me dá uma pontada de tristeza. A educação financeira que se tem que ensinar desde cedo nas escolas deve incluir primeiro essas informações que linkei acima, e não apenas como guardar suas moedinhas e conseguir enriquecer aos 40 anos.

Uma educação esclarecedora, não tendenciosa, vai nos libertar.

5 curtidas

Eu ia chegar por aí, mas achei até melhor parar porque parece não valer tanto a pena rsrs.

Excelente colocação :clap::clap:

2 curtidas

Não estou falando da falta de informação, estou falando que tem gente que vive com muito pouco e tem família. Não dá conta de poupar, estou falando por essas pessoas. Temos de pensar fora da nossa bolha nesse momento, tem gente que tem cartão para parcelar compras sem juros, essa é camada mais pobre da população e é a única forma que conseguem comprar coisas. Nosso país não dá chaces iguais a todos.

Tem também aquelas pessoas que já estava em emergência e que foi ampliada por essa super crise, já usava sua reserva e a mesma está acabando. Então uma ajuda cai bem até se recuperar.

Tem gente irresponsável sim e vão se aproveitar, gente com dinheiro na mão que vão alegar não ter para pagar. Mas deixar de ajudar quem precisa por essas pessoas aproveitadoras nessa hora difícil não condiz com a politica acolhedora voltada para os clientes que a Nubank sempre propagou.

Temos que lembrar da realidade do nosso país, infelizmente muito desigual.

4 curtidas

Parafraseando @Jotapb não existem mais desculpas para não estar preparado. Uma coisa é não ter a Reserva de Emergência, outra é usar o cartão irresponsavelmente diante de um cenário econômico instável.

1 curtida

Como o Nubank vai saber quem são essas pessoas ?:thinking:

1 curtida

Aí que é difícil, talvez olhando o histórico de gastos, quem gasta menos provavelmente ganha menos e precisa de ajuda. Mas é só um chute.

2 curtidas

Concordo com vc @TahyM, tem muitas pessoas que passam com uma renda baixa, não tem dinheiro suficiente para seu sustento. Mas pelo queneu vejo aq, as pessoas reclamam que com a crise não tem dinheiro, que não é fácil ter uma reserva. Falo por mim, não estou trabalhando, estou usando a reserva que tenho, mas para chegar até aq com o pouco dinheiro que tenho, pensei bastante, vi oq era mais importante. Será que mais importante eu comprar um smartphone novo? Será que vale a pena eu sair esse final de semana e gastar todo o dinheiro que tenho? Ou é melhor pegar esse dinheiro e pagar as contas, separar uma parte pra gastar e guarda um pouco. As pessoas vivem muito sobre desculpas, eu tbm faço isso, as vezes dou desculpas em vez de agir.

2 curtidas

Isso é o mais difícil para alguns. Falar da posição dos outros enquanto a sua tá satisfatória é como eu já falei, egoísmo. Só sabe quem sente na pele. Quem sabe um dia essas pessoas sentirão, daí eu queria ver. E o pior é que junto com a incompreensão e egoísmo, ainda tem a defensoria do Nubank. Ah, porque o Nubank é pobre, ah porque o Nubank não é banco e tals.

A água do poço quando só é tirada, um dia seca.

3 curtidas

Ai, ai, o dentista te ensina a escovar os dentes todo dia para não ter cárie e vc reclama com ele do preço da escova, do fio e creme dental…
A pergunta é: objetivamente, o que eu posso fazer neste cenário que vc detalhou? Tudo isso é verdade mas o que eu posso fazer para melhorar a minha vida? Estas pessoas foram escolhidas pelo povo. Implementaram políticas financeiras sem que eu pudesse intervir. Eu posso pensar que meu voto irá ajudar mas é um processo muito mais complexo e demorado.
Podemos ficar discutindo isso por semanas sem chegar a nenhuma conclusão. Vamos entrar nas razões do déficit, porque precisam estes juros, porque entra e sai governo e bancos nunca perdem, etc, etc.
Não acho que a “educação financeira”, como vc cita, perca importância se o cenário ficar como vc preconiza. Em uma empresa onde empregados ganham o mesmo salário, é fácil vc encontrar o endividado e o que tem vida tranquila. Com a mesma renda. A diferença está em como gerem os recursos (vejo isso na minha empresa, fácil, fácil).
Há uma tese de que se todo o dinheiro do mundo fosse dividido em partes iguais, bastaria alguns meses para uns terem o dobro do valor e outros terem pedido tudo. Não saber usar o recurso pode ser tão danoso quanto não ter.

Isso não significa dizer que não reconheço a importância disso que vc diz sobre a educação nas escolas. Mas considerando os nossos últimos ministros da educação, melhor esquecer, né…

P.S.: Não fique bravo mas vc cita os dados de 2012 a 2019. E lista alguns ministros. Mas esqueceu daquele que ficou a maior parte do tempo no comando disso: de 2012 a 2015, saindo antes do Joaquim: Guido Mantega (27 de março de 2006 até 1 de janeiro de 2015). Só para registro fidedigno dos fatos e dos culpados. #Paz

4 curtidas

Talvez possa ajudar alguém as medidas que estão sendo tomadas pelo governo.

Eu entendo. O que se está falando de educação financeira não contraria nada disso. Para todas estas situações que vc citou, já disse que cabe a assistência social. Já disse que o governo deve ajudar, empresas, etc, etc. Mundo todo há movimentação neste sentido.

Repito: falar em educação financeira, em planejamento, não quer dizer: se virem, não fizeram agora sofram. Não! Definitivamente não! O que deve ser ponto pacífico é que quem faz, nesta hora sofre menos. Ou nada, depende. Quem nunca se interessou, agora está com mais dificuldades.

4 curtidas

Vão ajudar, certamente. Mas teremos a mesma reclamação aqui do Nubank: não chegará a todos que precisam.

1 curtida

Seja bem vindoooo :purple_heart:

Sério que tu achas mesmo que existe UM culpado? Estás errado no que tange aos dados que apresentei: estão todos ali.

Sei que não cabe aqui no assunto, mas… tu sabes como o World Bank chamou a década que foi de 2003 a 2013 no Brasil? The Golden Decade of Brazil, tratando-se, obviamente da economia. Dá um Google que tu vais achar rapidamente o relatório on-line, em inglês. Antes de tentar achar um culpado, que tal entender o panorama como um todo? Não só do Brazil nas últimas duas décadas, como também do mundo (principalmente após a financeirização imposta por Reagan e Thatcher nos anos 80?). Eu entendo tua boa vontade de querer ensinar o truque da moeda mágica do Tio Patinhas para todos os habitantes do Brasil, mas tu já conseguiu fazer isso quando recebe um salário mínimo por mês? Pagando aluguel, água, luz, e tendo filho(s) para criar? Pois é, essa é a situação da maior parte da população.

Sem mais delongas, eu sou celetista e também trabalho de forma independente como tradutor, ganhando em dólar, euro e libra esterlina, vivo com 30% do que ganho e não tenho com o quê me preocupar em relação a aperto financeiro. Mas nem sempre foi assim, passei a maior parte da vida ralando bastante. E nem por isso vou dizer pro cara que ganha um salário mínimo que ele tá lascado na crise porque não soube montar uma reserva de emergência.

Em relação a esta divisão de grana que tu supuseste: pergunta lá pro BlackRock se eles vão dividir a grana deles com alguém… :slight_smile:

4 curtidas

Falou tudo Mestre. Ainda tem a Alimentacao que é carísima

1 curtida

A proposta que o NUBank me ofereceu: 14% ao mês mais IOF.

AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR MEU ***.

Fechando minha MEI, retirando meu dinheiro e voltando pro Santander e pensar que eu quase fiquei só com esse ensaio de banco, indiquei pra pessoas. Trouxa eu de acreditar em pseudobanco.

5 curtidas

Realmente muito infeliz a atitude do Nubank, mas é a realidade. Muitos estão fazendo isso, e com toda razão. Com esses juros só dar a entender uma coisa, estão querendo tirar o prejuízo.

2 curtidas

Não é questão de prejuízo ou lucro. Todos vão sofrer, o que vai dizer quais empresas vão continuar ou não é o comportamento das mesmas. Por mim o NUBank pode deixar de existir. Afinal de contas o que ele “revolucionou” ? Fazer as coisas do celular ? É um passo natural e sem volta para todos os bancos e empresas do mundo, nubank só aproveitou ser menor e deu um passo na frente.

O resto é marketing “meu cartão é roxo”… Deve ter uns anos que qualquer banco te permite pedir um cartão customizado com a imagem que você quiser…

Chat ? Só me respondem com mensagens prontas. Quando respondem já fiquei mais de 3 horas esperando e nem era pandemia.

5 curtidas

Oi @victoralves, como você está?

Sabemos que muitos de nossos clientes serão afetados de alguma forma pelo cenário atual e por isso, estamos também oferecendo alternativas de pagamento com juros reduzidos para clientes afetados pela atual crise.
Mas como entendemos que existem muitos cenários, estamos analisando todos os casos que chegam até nós para encontrar a solução que melhor se adapta a situação do cliente que está com problemas com o pagamento da fatura por causa do Covid-19, sabe?
Caso precise de algo, é só nos chamar em nossos canais de atendimento! :purple_heart:

7 curtidas

@Mauricio_Fidalgo , sinto muito pela experiência que você teve. Entendi o seu ponto e, reforçando, estamos sim oferecendo alternativas de pagamento com os juros reduzidos para os clientes que entram em contato conosco. Se puder, fala com a gente no meajuda@nubank.com.br que vamos verificar como podemos te ajudar com o ponto que você levantou aqui, tudo bem?

10 curtidas