Nubank e COVID-19: pessoas primeiro

Somente a minha mera opinião, mimimi

1 curtida

As coisas não são assim, tem gente que trabalha por conta ou perdeu o emprego do nada por causa dessa crise. Foi algo inesperado e não deu tempo da pessoa se planejar. Nem todos conseguem fazer reserva de emergência.

2 curtidas

Olá @Viviane_Priscila_Sil tudo bem

Entendo seu ponto de vista e acredito que tem bastante pessoas nessa situação !!!

A Câmera dos Deputados e o Senado aprovaram uma ajuda , para pessoas que se encontram nessa situação , sei que não é muito mas vai ajudar bastante , para quem tiver dificuldade pode entrar em contato com o Nubank
e ver qual é a melhor forma que eles podem ajudar, acredito que estão fazendo o possível :+1:

2 curtidas

Concordo @Juliano_Lazzarotto com teu ponto de vista. É sempre bom poder dividir com a comunidade este a visão mais ampla do que a pandemia está causando. Temos que pôr em prática toda educação financeira que aprendemos aqui e não colocar a culpa nesta instituição que sempre faz o melhor por nós. #nulove

4 curtidas

Vdd @Fernando_Langkammer. Ai se torna fácil eu pedir aumento de limite, gasta tudo que eu posso e de repente não consigo arca com a responsabilidade do pagamento e fico culpando a instituição por não ajudar. Sei que estamos em uma crise, mas cada um ajuda da forma que pode, não posso pedir pra instituição paga as minhas contas, como se fosse responsabilidade deles.

5 curtidas

Eu também recebi

1 curtida

Olha, reserva de emergência deve considerar ao menos uns 5 salários. É exatamente para para situações como desemprego. Isso vc não constrói em alguns meses. Requer disciplina financeira e prioridade, talvez por mais de um ano, dependendo da realidade. O problema é que o povo só pensa no agora e desdenha de riscos. Uma situação de emergência não é questão de “se” vai acontecer, mas de “quando”. E vai acontecer, não adianta se enganar. MAs entre comprar aquele celular “xoudibola” ou investir pensando em um evento que a pessoa duvida que possa acontecer, o que vc imagina que acontece?
E não vale dizer “nem todo mundo tem acesso a esta informação”. Atualmente, está em todo canto. Só falta um reality show de gestão financeira ou coisa assim. Está cheio de matérias, blogs, programas de TV, canais em redes sociais. O que falta é interesse das pessoas por coisas importantes que impactam a vida.

Outra fator é ter em quem colocar a culpa. Isso isenta o cara de tomar atitude. Vamos a uma situação real de agora (que até virou piada): com (quase) todo mundo em casa, a dengue deveria ser exterminada do nosso país. Considerando o ciclo de vida do bicho de 40 dias, se todo mundo limpar seu quintal e redondezas, em 2 meses o mosquito não terá mais lugar para se reproduzir. Todo mundo sabe como fazer, tem tempo, mas vamos apostar que em agosto teremos o bicho matando gente? Mas como vamos poder colocar a culpa nos políticos, prefeito, deixa para lá…
A gente precisa assumir mais nossas responsabilidades.

11 curtidas

Psé, muito cabível para eles apenas essa forma de “Ajuda”,seria muito melhor aumentar os prazos para o pagamento da fatura daqueles que realmente não puderam arcar com suas dívidas no momento.:thinking:

1 curtida

Devemos considerar também outras realidades financeiras além das nossas, que neste momento conseguimos pagar nossas contas em dias,nem todas as pessoas tem essa mesma condição que nós de fazer um fundo para situações emergenciais.
Muitos sustentam famílias inteiras e são trabalhadores autônomos,ninguém estava preparado para os acontecimentos atuais.

4 curtidas

É isso que as pessoas deveriam enxergar. Eu estou pagando minhas contas todas em dia, posso ter um controle financeiro, uma reserva, mas muitos, nem querendo, conseguem ter. Essa é uma realidade e não tem como exigir isso dessas pessoas. Dizer que o Nubank não tem obrigação de ajudar ninguém é puro egoísmo, é só olhar.pro próprio umbigo e se achar auto suficiente e não imaginar que um dia pode estar na mesma. Querer que todos estejam preparados para uma situação dessas é não viver um mundo real, não vou nem falar só do Brasil, vou falar do mundo, que incluí países de situação financeira bem mais elevada.

Já disse e repito, o Nubank deveria ajudar sim, e de uma forma ampla, onde a ajuda se estendesse a todos que necessitasse.

3 curtidas

Vou tentar resumir em uma palavra.

Capitalismo :person_shrugging:

2 curtidas

Mas isso não tem a ver com a minha realidade financeira. Isto é conceito. Qualquer livro ou curso que vc leia sobre isso vai falar da importância de reserva de emergência. Nenhum deles vai dizer: pegue seu dinheiro e invista em ações, não fique guardando para emergência. Vão dizer: elimine suas dívidas, faça um controle rigoroso de suas receitas e despesas, monte sua reserva de emergência e daí, sim, parta para a elaboração de uma carteira de investimentos, considerando seu perfil e seus objetivos.

A grande chave é exatamente esta: estar preparado, acreditar que a emergência vem. Quem pensa assim, já define no orçamento um valor que todo mês irá compor este fundo, até que se atinja o valor desejado. Mesmo que durante este tempo vc tenha que sacrificar alguma coisa. E não pense que quem faz isso não é pai de família ou não tem despesa obrigatória em casa, então sobra dinheiro. Não! Todos podem fazer. Vai demorar mais para uns que para outros, lógico.
Ocorre que a maioria das pessoas sequer tem controle dos gastos. Se ela fizer isso, encontrará uma série de despesas que poderá cortar e canalizar para este fundo.

Neste momento, um ponto importante para quem nunca fez isso é aceitar que é, sim, uma falha. Admitir que tem de corrigir e iniciar isso assim que a tragédia melhorar. Se ficar tentando justificar um comportamento comprovadamente errado, não vai mudar nunca. Quem já fez isso no passado, hoje não está arrancando os cabelos, está mais tranquilo. Mas passou meses e meses “sofrendo”, retirando do seu orçamento um valor que poderia estar gastando na noite, nas cervejadas, em passeios, em compras, etc. São escolhas.

6 curtidas

Um destes autores sobre finanças, acho que o Cerbasi, ao citar a importância do controle financeiro diz que não é uma atividade difícil mas as pessoas não gostam de fazer. E tenta analisar o porquê. Um dos itens que ele aborda é a correlação com outras atividades da vida que são também importantes (algumas muito mais até), mas que da mesma forma negligenciamos.
Por exemplo, é importante se alimentar corretamente e de forma saudável. Quanta gente conhecemos que não faz nada disso (talvez até nós). Come totalmente fora de hora, passa o dia À base de lanches calóricos ou salgados, etc, etc. E se vc questiona, a resposta é a a clássica: “muita correria, não dá tempo, se eu for parar para me alimentar certinho não consigo garantir meu sustento. Mas para o futuro eu vou mudar”. Até o dia em que tem um problema sério de saúde.
O mesmo com atividade física e água. Todo mundo sabe da importância e dos males em não fazer. No futuro, a conta vem mesmo. Mas, de novo, a correria, falta de tempo, etc, etc. Mas no futuro eu faço, pode deixar…
Dormir bem! Quanta gente fica em TV e celular até 2 da madrugada, outro dia levanta 7 hora para ir trabalhar. O preço disso será cobrado, não amanhã, claro, mas a fatura virá.

Então, se em coisas que a gente tem certeza dos problemas que podem causar, negligenciamos, que dirá no controle financeiro? O momento atual, se compararmos com a saúde, é como se a gente tivesse caído na UTI com artérias entupidas dos lanches e gordura comidos ao invés da salada. Servirá para que mudemos nosso comportamento?

7 curtidas

Faltou interpretação de texto da sua parte amigo,pq eu disse que “devemos considerar várias realidades.”
E sim,ter reserva de emergência tem sim muito a ver com realidade financeira…
É muito fácil Pra gente que pode pagar nossas contas numa situação dessas,e achar que todos os brasileiros que vivem com um mísero salário mínimo e precisam pagar aluguel, alimentação e dentre outras coisas, conseguem fazer uma reserva.
reserva de que?! Oq um vendedor de picolé que ganha uns 700 reais por mês tira pra fazer reserva?
EM um país que a maioria não pode nem ter acesso aos livros ou cursos de educação financeira,pq estão mais preocupados em sobreviver.
Vamos pensar em quem vive outra realidade também.:blush:

7 curtidas

Moça, eu reitero que não estou falando de pessoas e sim de conceito. Ele se aplica a todos mas nem todos vão usá-lo. Como alimentação saudável, deveria ser para todos mas nem todos podem ter. Nem por isso o conceito se torna inválido.

Eu escrevi em cima deste contexto aqui, de pessoas com cartão, pedindo prorrogação, pedindo mais ajuda do Nubank, etc. Estes exemplos que vc citou não estão enquadrados neste contexto.
Para estas pessoas, ajuda de bancos não chega. Nem a prorrogação de vencimento nem o fundo do Nubank irá beneficiá-los. É o governo que deve chegar até eles. É a assistência social.
Enfim, para estes exemplos, fundo de emergência tem tanto valor quanto a nutricionista falando de alimentação balanceada. Eles olhariam para ela e diriam: “pobre mal tem feijão com arroz e pão, que dirá aveia, mamão, iogurte, variedade de salada, peixe, linhaça, azeite, etc”. Como disse um parente meu quando a nutricionista quis passar uma dieta para ele: “esse negócio de comer de 3 em 3 horas é coisa de rico, pobre come quando dá, o que tiver”.
O conceito que falei serve para quem tem cartão, conta, movimenta valores, não para pessoas em situação de vulnerabilidade.

5 curtidas

Recebi um crédito para uso no ifood :purple_heart:

ei cara, @Jotapb quer dizer então que nós trabalhadores temos que ser responsáveis e preocupados pra conseguir montar reserva de emergência (pelo menos) mas os empresários e governo não podem fazer o mesmo? Porque essas dicas só servem pra pessoa física?

2 curtidas

Exatamente isso,concordo com tudo que disse porque já passei por isso, infelizmente amigo @Jotapb as pessoas só aprendem quando a adversidade vem e ficam desesperadas !!!
Talvez essa seja a Hora das pessoas terem seus cartões Bloqueados , seus nomes inscritos no Serasa para acordar sim para a Realidade !!!
porque sinto informar Mas a Realidade é essa para aqueles que dizem que essa não é a Realidade , sempre Foi o Nubank não é a Mãe de vcs nem a Própria mãe é obrigada ajudar, quanto mais uma instituição que VIVE de LUCROS cada instituição ajuda como pode , essa é a Realidade!
Por mais que a instituição faz não tá bom!!

E o Choro é livre para todos
#revejam seus conceitos

3 curtidas

Tem muita gente dando lição de moral e etc, mas esse é um momento e totalmente atípico, não é hora de julgamentos ou críticas gratuitas. Aposto que todos que perderam seu tempo em comentar e tentar encontrar uma solução aqui tem ótima intenção de pagar suas contas como sempre o fez e esse é o cliente a ser valorizado antes de tudo.
Nubank até aqui não demonstrou um esforço realmente de acordo com sua conhecida boa política de relacionamento. Parcelar fatura não ajuda em nada nesse momento pois não sabemos até aqui quando isso tudo vai realmente passar e a previsão para isso não parece nada curta. Parcelar fatura vai apenas tornar a dívida uma bola de neve ainda maior.
A ajuda $ governamental vai servir apenas para necessidades básicas.
O que esperamos é uma consciência coletiva de apoio mútuo inclusive na forma como interpretamos a situação de cada um, vivemos o capitalismo, o Nubank precisa de lucro, justo, mas se não houver colaboração realmente efetiva de todos os lados vai haver muito mais prejuízo para todos.

  • Item da lista
4 curtidas

Por favor, não tenha este pensamento binário. Não disse que só nós. Não vejo impedimento para um empresário, especialmente pequeno, também não ter esta reserva. Aliás, condomínios fazem, o que eu morava tinha o equivalente a 10 arrecadações mensais! Deve ser mais complicado, pois tem questão de estoque, salários, impostos. Mas quem se aventura neste mundo deve buscar formação e conhecimento. E arrumar uma forma de se garantir. Claro que quem consegue crédito facilmente pode não ver esta necessidade.
Governo já é outro nível, pois tem remanejamento, cortes, etc. E no limite ele pode imprimir dinheiro. É um pouco mais complexo.

Mas que para nós, com crédito e receita limitados, isso é mandatório, não tenho dúvida.

Outro ponto: não fiquemos atrelando nosso comportamento ao de outros: se ele não faz, porque eu vou fazer? Faça o que é correto, certo, independente dos outros. Outro grande mal da nossa sociedade é este: justificar o nosso erro pelo do outro. Indo por esta linha, jamais evoluiremos, pois sempre vai ter alguém fazendo errado para eu dizer: tá vendo, que adianta eu fazer certo?

Vale sempre aquela frase: o certo é certo mesmo quando ninguém faz, o errado é errado mesmo que todo mundo faça.

5 curtidas