Nubank quer inventar moda (e não é um elogio)

Apenas uma reflexão honesta (e um pouco longa, mas completa) para algum membro da diretoria ou times com poder decisório, de um cliente com apenas uma década e patrimônio (ainda) investido.

Cartão: querem ganhar com empréstimo, certo, mas a possibilidade de converter todo limite de cartão em um Pix é uma bomba relógio em um país como o nosso, alguns clientes em vez de vantagem podem ver como risco desnecessário.

Cartão adicional: qual banco no planeta exige que o adicional tenha conta na instituição também? Se o adicional tiver conta, para que ele precisará um adicional ora. Possuo cartão BB de minha esposa, nunca precisei interagir com o BB. Talvez o adicional gostando do produto, ele espontaneamente abra a conta. Obviamente o objetivo é captar clientes, mas é falta de visão, pois o efeito é o oposto, nunca vou solicitar adicional assim e quem perde é o Nubank, não o cliente, para o cliente seria no máximo uma comodidade.

Cashback: o rendimento vai entrar na calada da noite agora? Sempre entrou 12h exatamente… Como o cliente vai acompanhar agora, confiança pura, calcular por fórmula no Excel?

Conta: extrato com invencionices comparado com outros bancos, e existe regulamentação legal sobre padronização de extratos (vide abaixo). Agora ainda por cima misturando lançamentos com investimentos.

Investimentos, homebroker e preço dos ativos: desconheço banco com corretora que não possua ao menos um homebroker básico (mais que suficiente para buy n’ hold), mas vá lá, ainda que isso fosse uma opção aceitável, o fato da guia resumo (equivalente a guia rápida do antigo broker) não informar preço de oferta do ativo no momento pode levar a um prejuízo em ativos de baixa liquidez, isso é inaceitável; assim como uma atualização de preço mais rápida, hoje o preço está sendo atualizado na mesma lerda velocidade do Google ou Yahoo Finance, ou seja, atraso de segundos a vários minutos, novamente, isso é inaceitável (a menos que o Nubank pretenda ser o cofrinho da mesa da crianças).

Investimentos²: menu dentro de menu, função dentro de função, os ativos favoritos e outras questões importantes como subscrições e notas de corretagem escondidas em menus horríveis, às vezes ainda é preciso buscar na ajuda como a conta Nuinvest escondida lá.

Limite: embora eu tenha um limite aceitável (que muitos parecem não conseguir), em 2023 em uma viagem pretendia comprar um relógio que ultrapassava 30% a mais, tentei de todo jeito, pedi limite emergencial, sem conversa e desde então não aumentou um centavo com toda inflação no país. Resultado, comprei o relógio com outro cartão. Quem ganhou com isso? O outro cartão, porque eu não iria deixar de comprar porque o Nubank não quer lucrar.

Limite²: ainda na senda acima, na tentativa de resolver, comecei a concentrar compras no cartão, cheguei a pagar uma mensalidade do curso de Medicina no cartão, nada de aumentar, bom, a única forma de poder usar o máximo na eventualidade passou a ser adiantar os pagamentos, ou seja, comprei, paguei, a resposta do algoritmo passa a ser: “você usa pouco seu limite, portanto não precisa de aumento”. Nubank é genial, querem a comissão do pão francês e não de um Omega de 30k…, tudo certo, novamente, quem perde é o Nubank, não eu. Openbanking? Recomendar clientes? Agora mesmo que nem f…

** Mais de 10 anos e nunca atrasei nem um dia a fatura. **

Pedacinho: agora você vai ser sócio… só bobo acreditou, eu tenho BDRs por outras razões, mas o cara que só entrou por isso teve que declarar IR e aí saíram da B3, o que é um contrasenso (interessante para reduzir custos, mas não deveriam ter captado na B3 desde o início então, pegou mal, David).

Site: desconheço instituição (não apenas bancária, vale para qualquer empresa como Apple, Amazon, Banco do Brasil, Google etc.) sem um site decente (como é o caso atual do Nubank) e tudo indicando que os planos são descontinuar o site. Quer dizer, o cliente é roubado, está sem celular, vai reclamar onde, no X (Twitter)?

Site²: ocorreu a alguém nesse “banco” que algumas pessoas tem problemas de visão e embora o celular seja ótimo para algumas funções rápidas, eventualmente uma tela maior é mais confortável para rolar um extrato ou checar informações financeiras?

Atendimento via app chat: mesmo fundamento acima, embora ótimo para problemas rápidos, para situações mais complexas é muito melhor chat em um teclado e tela maior, o cliente conseguir explicar melhor e o atendente resolver mais rápido é ganho de produtividade para o banco.

Falta de transparência: não é de hoje que alteram funções, geralmente para pior e não há informação prévia, quando consultado os atendentes não raras vezes divergem na prestação da informação, e embora a maioria seja cordial, tenho sido “auxiliado” por alguns que param de responder ou falam qualquer coisa de forma ríspida (a pressão interna deve realmente estar enorme com tanta barbeiragem).

Falta de transparência²: não querem capturas de tela, ótimo, também acho segurança, mas coloquem um botão para o cliente receber o protocolo e cópia do chat, ou ainda melhor, na verdade deveria ser automático como sempre foi na Easyinvest.

O meu ponto é, tentando concluir e, voltando ao assunto da mesa das crianças, tudo bem o banco focar em captar cliente jovem, mas o jovem um dia quer mais, e aí a ideia de fidelização do Nubank é entregar de bandeja para o BB ou Itaú quando ele pode gerar tickets maiores no futuro? Beiraria a insanidade se eu não visse isso acontecendo comigo, parece que estão pedindo: - por favor, vá para o BB.

E digo ainda, as empresas que larguei nunca voltei, acredito que seja assim para
a maioria, para mim beira ao pessoal, precisa melhorar muito para me reconquistar. Em duas décadas já deixei pelo caminho Claro pela Vivo, Apple pela Samsung (não totalmente, mas de mais de 5 produtos tenho apenas 1 e por necessidade específica), Ford/VW/MB por Honda, e vão mais exemplos. E não volto por nada enquanto estiver satisfeito com essas.

Poderiam ao menos ter comprado uma corretora ruim em vez de estragar a Easyinvest que era uma das melhores. Enfim, por todo acima o Nubank piorou demais, parece ladeira abaixo sem um padrão ou plano de sistematização do app.

Então por gentileza e até pela visão ao negócio de longo prazo, tomem “vergonha na cara” e parem com shortcuts preguiçosos com o app atualmente parecendo uma colcha de retalhos. E os clientes insatisfeitos também, reclamação não é Reclame Aqui: é B3, Bacen, CVM, Judiciário.

Para não ser injusto, o cartão e as notificações realtime sempre foram bons, Nutag foi uma ótima surpresa, mas investimentos do jeito que está é expulsar o cliente. E fiquem sonhando que vou trocar Tesouro Direito para aplicar em CDB de banco desconhecido, a Easyinvest ao menos oferecia produtos BTG, Banco de Brasília etc.

Perdoem o desabafo, lastimável tanta piora recente em um negócio com tanto potencial. Espero ter contribuído com algo ainda a tempo.

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Assino embaixo de todos os itens relatados. A invencionice da vez é o “pix”, se nem o limite do cartão eles conseguem resolver. Quando não chego no limite ele acusa isso como motivo para não aumentar, agora que ultrapasso todo mês o algoritmo não tem nada pra argumentar e só diz que vai ser reanalisado no mês seguinte, e isso já faz mais de ano.

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Para ter ideia do nível dos problemas em investimentos, hoje tentei comprar algumas cotas de um fundo, as ordens não executavam mesmo atingindo preço, não conseguia cancelar (eles cancelaram internamente a meu pedido) e mesmo reinserindo em preço acima do de mercado, não executava.

Nesse caso é compra, mas imagine ainda o cliente precisando levantar capital e não consegue executar em um preço alvo, perde a oportunidade.

Pix por voz nem vou comentar, deve ser para o ladrão: - me dá o dinheiro! Okay, seu pix foi transferido.

A questão do limite é nonsense, eu acabei não mencionando porque o texto ficou longo para editar, vi vários relatos por aí que o usuário tira o dinheiro e aplicações aí eles aumentam e vem correndo atrás com oferecimentos de UV. É burrice pura e simples, acham que depois da portabilidade feita alguém volta atrás?

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Estragaram a Easynvest. Para que comprar a corretora e depois fechar a plataforma???

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O feedback é importante, útil para reavaliar algo que foi implementado e carece de mudança para melhor benefício ao cliente.

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Agora há pouco perdi um desconto de 4% em Ulta Beauty (U1LT34) à R$ 96 porque simplesmente é impossível ver o valor das ofertas e a quanto estão sendo executadas. O atendente me sugeriu colocar à mercado, a mercado no sistema atual iria para R$ 102 depois que elas já tinham subido para R$ 100. Ou seja, além de não pagar menos, ainda tentam enfiar um valor mais alto (mesmo que não seja executado nele vai pegar a oferta mais alta = prejuízo ao investidor).

E a falta de visão é tanta com esse negócio de não ter broker e nem site, que o Nubank parece não perceber que a maioria das pessoas faz compras no computador (perdem a chance de um portal shopping muito mais atrativo e gerando mais acessos que poderiam igualmente serem cobrados dos parceiros). Fora questões de segurança para ter um segundo acesso em caso de perda ou roubo do celular.

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Eu concordo. Já fiz diversas reclamações. Há pouco tempo atrás o vencimento de um CDB ficou “perdido” em um tal de “saldo nuinvest” que eu tive que procurar pelo aplicativo. Aplicativo esse que antes era extremamente intuitivo e fácil de usar e hoje está muito confuso. Saldos que se misturam (conta e corretora) saldos que desaparecem (saldo nuinvest).
A falta de transparência é ridícula. Não dá pra copiar do chat, não recebe a conversa do chat por e-mail (nem sendo solicitado).
Sem falar na “equipe de especialistas” cujo “especialista” pediu para eu fazer um print da tela para tentar resolver meu problema (coisa que todos nós sabemos que não é possível).
Sem falar no extrato, que não existe, precisa ser pedido e não contém todas as informações, descontos de IOF por exemplo, rendimentos mostrados em valor bruto e por aí vai.
Infelizmente não me parece que estão dispostos a mudar.

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O nuinvest nao existe mais amigo e sua postagem faz 4 horas.

Concordo com tudo aí. Tive uma experiência péssima na parte de investimentos do Nubank e também desabafei aqui. Tive que ler do atendimento que o ajuste de preço médio dos ativos exige um “cálculo complexo” e que não poderiam fazer nada (em outras palavras, dan3-se o rendimento da carteira ou dos ativos). Realizei a minha transferência de custódia porque eu não vou ficar aguardando o Nubank ter o mínimo de respeito com quem investe ou confia na instituição. Com o encerramento do app NuInvest e reforço no comercial do cartão Ultra, a mensagem ficou bem clara: eles não estão nem aí para a base que ajudou a transformar o Nubank numa marca poderosa, muito menos para o investidor. Para esse app, na parte de “investimentos” ficar ruim, precisar melhorar muito.

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O que tem a ver o tempo de postagem com o conteúdo? E claro que a Nuinvest existe, é um CNPJ, inclusive o autorizado a intermediações em ativos mobiliários, não confunda a integração em um app com único CNPJ. O “Nubank” tem pelo menos 3: Nubank, Nu Financeira e NuInvest.

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Pois está mentindo o nuinvest não existe mais. O app NuInvest foi desativado no dia 7 de maio de 2024, para que o Nubank concentrasse seus investimentos em uma única plataforma, o seu próprio aplicativo. Para quem tinha apenas o app NuInvest, foi necessário abrir uma conta no Nubank até 6 de maio. A partir de então, o app NuInvest só permitiu resgates e transferências, não mais compras e monitoramento de ativos. :ok_hand:

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Amigo, concordo e muito com todos os pontos expostos aqui, não sabia da questão dos investimentos…
Já não migrarei mais meu capital da Clear para cá…

Quanto ao Nucoin, algo a dizer?

Abs

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Mentindo? Vamos com mais calma nas palavras com quem você não conhece e não lhe deu intimidade. Vai me injuriar em espaço público aberto?

O app foi desativado em julho, e foi necessário abrir conta apenas por mera decisão burocrática, não técnica, já que se você consultar seus investimentos na B3 verá que estão custodiados na Nu Invest e não no Nu Bank. Foi uma forma de captar os clientes da Nu Invest para o Nu Bank, sem relação operacional. Tanto que o dinheiro fica saindo de uma conta para outra e vice versa (apesar da Nu Invest estar escondida dentro do menu).

Seus investimentos mobiliários continuam juridicamente todos na Nu Invest (62.169.875/0001-79). O app integrado é apenas uma interface. Nada impede que separem amanhã se for conveniente.

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Não EGR, O Nucoin é um utility token do Nubank, perguntei enquanto serviço/ferramenta de fidelização…

Achei muito completa e verdadeiras suas colocações.

Abs.

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Eu querendo entender de verdade onde isso e um problema ninguém reclama do cheque especial dos bancos mais quando surgiu o pix virou um pesadelo / pauta ? fora que não e só o nubank que tem essa funcionalidade outros bancos aderiram.

Nem todos os bancos tem limite emergencial fora que o próprio nubank tinha no passado só que descontinuaram por algum motivo mais funcionava igual aos outros bancos somente na sorte e esse limite se não me engano não passava 5/10% do limite.

Realmente essa parte que usa pouco e erro do próprio algoritmo do banco já ate conversei com alguém que trabalha no nu sobre esse assunto pq tava acontecendo comigo e to testando um serviço do próprio banco e o seu e o segundo comentário sobre o mesmo B.O enquanto isso vc que tem 10 anos to no 6 anos e só tive três aumentos no primeiro anos de cartão/conta que tenho no nubank e nuca mais aumentaram.

também acho mais como isso e apenas ta na base de teste e o próprio banco tira duvida com quem ta testando não e o produto final talvez nem leva pra frente.

se nem o limite do cartão eles conseguem resolver.

Se toda vez que que eu escutasse não so do nubank como em outros bancos sobre aumento de limite ficaria bilionário fora que o própria Cristina Junqueira que e a fundadora do nubank já falou em um podcast que eles não dão conta e eles tem uma equipe só pra aumentar o limite o que ate faz ate sentido pq realmente o nubank cresceu muito nos últimos anos.

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Você apagou a postagem que vc diz ter investido no app da nubank e o dinheiro ficou perdido no app da nuinvest, o que voce esta falando da nubank nao é injúria? Vc que deveria medir suas palavras, e toda sua postagem vc fala com injúria e nem transparência tem no seu perfil. Acho que não esta interpretar de forma correta, ao abrir esta postagens teria de explicar mostrando as falhas do nubank que algumas concordo pois são realidade. Acresito se fala que valores somem e depois aparece, vou sim acreditar, aconteceu comigo estes bugs que estao cada vez menos frequentes. Em quel momento eu disse que a corretora nao existe? Disso que o app da nuinvest parou, me disse ate para olhar na B3 que o extrato esta com o nome NuInvest sim isso concordo verdade e por tanto a Nubank comprou a corretora, Easynvest, sim antes a corretora era de outro dono entao nao corre o risco de acabar pareceria com corretagem. Em fim, nao vou lhe encomodar pois uma pessoa injuriada quer ganhar tudo no grito.

Acho que não é a comparação mais adequada. Cheque depende de assinatura, de conferência (em um crime de extorsão você pode assinar diferente), depende de tempo de compensação (em vez de instantâneo) e sempre foi um problema sério nas finanças do brasileiro médio (a maioria se perde com os gastos), ainda por cima a incoerência, não aumentam o limite para uso, mas dobram ele instantaneamente para o cliente se endividar?

A reclamação não é essa, a reclamação é que eles mesmos deixam de lucrar, comprei o item em questão com o cartão adicional de minha esposa, aí não ganham a comissão em moeda estrangeira sobre um item de elevado valor e depois reclamam que o cliente só paga o pão francês com o cartão, como desculpa de gastar para aumentar seu limite. Incoerência apenas.

Vamos lá. Não apaguei, apenas editei em outra postagem porque a ordem ficou confusa. Por sinal, sua leitura parece perdida, o tópico está cheio de exemplos concretos fundados no direito a informação do consumidor e dinheiro não é produto de padaria para ficarem cometendo erros e obrigando o cliente a descobrir sozinho, especialmente vindo com a desculpa de que era para simplificar. Agradeço por parar de “encomodar”.

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Ótimos pontos levantados… Serve para reflexão e melhoria do @Nu

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Um grande problema dessa comunidade é que cada vez que se faz uma postagem sobre problemas ou dificuldades com os serviços do Nubank aparece um exército de defensores cegos que nem se dão ao trabalho de entender o que está sendo dito.
A plataforma tem problemas sim, se não tiver pra você agradeça e vá ler algo que seja do seu interesse.
O que não pode acontecer é simplesmente abafar as reclamações de outros usuários que tem direito a mostrar sua insatisfação.
Existem problemas e não são poucos. Se eu também estou aqui reclamando é porque tive problemas e gostaria que fossem ouvidos e resolvidos. Também sou cliente. Estou tentando resolver pois não quero ter que procurar outro banco. Não acho que seja pedir demais. Respeito e transparência.

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Como não ? tem praticamente a mesma função só que e pior no cheque especial se alguém tiver acesso a conta ou cartão (pior dos casos saber a senha) eles podem fazer a limpa nesse limite com muita facilidade principalmente e possível sacar, fazer pix/ted e pagar boleto e usar esse limite no debito e sem restrições já que o limite do cheque especial e vinculado a esses serviços.

ainda por cima a incoerência, não aumentam o limite para uso, mas dobram ele instantaneamente para o cliente se endividar?

Quando isso acontece em outros instituição seja em qualquer linha de credito reclamam sendo que e possível solicitar a redução ou cancelamento não fazem e cria divida na maioria dos casos pq quer pra se livrar da culpa joga no banco e quando a pessoa faz a redução e em poucos meses percebe que precisa de um aumento o banco não aumenta as pessoas ficam bravas (isso acontece em praticamente em qualquer banco) no final querem facilidade mais ignora completamente segurança e educação financeira.

A reclamação não é essa.

Vc deixou claro que queria comprar algo acima do que te ofereceram e tentou solicitar um limite emergencial direto com banco que era praticamente dependente de uma analise que na maioria dos casos e recusado não libera esse tipo de serviços na maioria dos bancos apenas te responde o que vc tinha citado não tenho culpa que vc não deixou detalhado nesse parte.

aí não ganham a comissão em moeda estrangeira.

comissão ? vc ta falando do cashback ?

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