NuCoin - Papo Aberto (parte 2)

Vc não precisa necessariamente vender p ficar em um nível menor.

1 curtida

Na verdade o CDI rende um pouco menos (10.65%), lembrando que tem a incidência do imposto de renda que é descontado diretamente. Se for antes de 180 meses = 22,5%. Então atualmente um CDI de 100% rende 8,25% ou 0,63% ao mês.

2 curtidas

Para saber o quanto o nucoins compensa temos que pensar em porcentagem e não em valores em reais (pois a mesma varia). Uma pessoa no nível 6 para recuperar o valor congelado tem que gastar pouco menos de R$ 170 mil. Entao isso dá quase 14 mil por mês durante 1 ano. Se a moeda não variar nada vc ganha, se ela subir vc ganha e se ela cair até 50% vc não perde nada (não são valores exatos pq fiz de cabeça)

1 curtida

Isso para CDI 100% = selic meta, utilizado para aplicações financeiras como CDB, RDB, etc.

Neste caso, para calculo usamos os 0,10% a mais para gerar um cálculo mais preciso da Selic. Porém, se fosse comparar como um ativo financeiro do tipo 100% CDI, 200% CDI, ai sim, seria esse valor de 10,65% a.a. (Como uso na planilha)

1 curtida

Galera siga minha linha de raciocínio e me corrijam se estiver errado. As criptos (no início só a BTC) foram criadas para substituir o dinheiro físico. Mas é uma moeda que sofre muita oscilação e maior parte da população gosta de segurança! Foi criado o Dólar digital que tem estabilidade! Que sentido tem as criptos agora?
Ai o Nubank usa a moeda como uma forma de troca, vc compra e ganha por isso. Os caras pensam em tudo mesmo ou foi uma cagada (tiorias rsrs)

2 curtidas

O BTC foi criado para ser único. Então, com o tempo custo de energia vs retorno, não ficou fácil para qualquer um minerar. (POW). - Acho que já até falei disso

Veio então as altcoins.

O ETHEREUM é o rei, veio em 2011.

Com isso, nasceu soluções escalaveis com o mecanismo POS (2° melhor), onde nasce as aplicabilidade transformando ativos reais em tokens. (Resumo do resumo).

Então, o token representa um campo definido pelo whitepaper (o nosso é litepaper). Se o token foi projetado no smart contracts para representar a fidelização do cliente, significa que toda a estrutura tem a ver com isso.

Existe vários tipos de tokens. A ethereum é um payment token utilizado para fazer pagamentos em ETH com as interações dos seus contratos (Smart contracts), além de outros mecanismos de aplicação como promover liquidez, staking, Defi.

O Nucoin é um utility token, nada mais é do que serve para utilizá-lo. Ele pode ser usado para aplicações na rede como conectar com outros ativos tokenizados.


Analogia

Você cria 3 caixinhas.

  • Caixinha do Aluguel;
  • Caixinha do cartão;
  • Caixinha da Muié;

Você tem 100 reais, para distribuir. Você utiliza 60,00 para o Aluguel, 20,00 para o cartão e 20,00 para a Muié.

Toda interação entre o ecossistema do Nucoin até a caixinha, o pagamento será via? Polygon.

Como o Nucoin não tem uma estrutura para pagamento (Payment token) para transferir NCN as caixinhas, utiliza da Rede da polygon (blockchain da polygon).

Então, toda interação é paga com? Matic.

No entanto, quando o usuário diz “quero que envie para a caixinha”, o custo da transação será em Matic. Por isso, a taxa de 1,6% (se não me engano) na hora de vender ou comprar. Dentro desses 1,6% uns 0,3% vai para a pool e o restante é taxas de interação, gás e etc… (Entre eles pagamento via matic).

Então para o Nucoin funcionar, acredito que o Nubank precisa gerir Matic na carteira. (Eu acho) - Acordado entre Nubank e polygon


Sobre a sua pergunta!

Dólar digital, você diz USDC, USDT? Eles são stablecoin.

Uma stablecoin é a representação de 1 dolar = 1 USDC (exemplo).

Em resumo, a stablecoin é uma representação de um ativo Fiat. No caso, para cada 1 USDC, tem que ter em depósito 1 dólar. E neste caso, é auditado, tudo regularizado…

Como exemplo do token USDC, a sua representação serve para pagamentos, para reserva, igual dinheiro vivo, só que no digital você guarda na carteira digital.

Então, não vai acabar, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra haha…

O USDC, assim como tantos outros podem servir e muito para pools, onde o par fica NUCOIN/USDC (por exemplo). Isso foi até uma das perguntas primarias aqui na comunidade se o par do Nucoin seria em dolares.


Pra fechar: O Nucoin representa toda a fidelidade do Nubank. Então caixinhas no futuro breve poderá ser tokenizado para transferir em fundos tokenizados, mais facilmente.

Seguro, você pode interagir pagando com Nucoin, já descontando direto. Até o Real, se chegar o Drex mesmo, o Nucoin já ficaria no saldo, junto com o Drex.

Em investimentos, se tokenizar, chamamos de RWA, você pode comprar ações X, com Nucoin.

Imagina:

Vou comprar 10 cotas da VALE com nucoin

Então, no balcão tá lá a opção VALE/nucoin ou VALE/Drex e aí se você tem Nucoin o melhor é VALE/nucoin.

Enfim, N possibilidades.


Espero ter respondido pq to exausto

5 curtidas

Mercado estável = grupo parado rs


Só reforçando como cada passo dado é friamente calculado…

2 curtidas

Renan, sua visão está correta, no entanto.

Vamos analisar rapidamente cada classe social, cada disponibilidade financeira e cada perfil de gastos?

Facilmente, esse programa foi criado para todos, sendo assim, cada um irá encontrar seu “espaço” dentro de uma estratégia própria.

Pois, por exemplo, se sou uma pessoa que gasta pouco no cartão não há tantos motivos em aderir o nível 7, o aproveitamento do programa seria baixo, mesmo comprando e vendendo Nucoins.

Mas, se sou uma pessoa da classe C ou D, posso gastar em média pouco no cartão, mas, no nível 4 ou 5 o retorno já seria imensamente maior que qualquer cartão que teria acesso no mercado dada minha renda.

Enfim, acho que o Nubank criou um programa para todos e isso que é legal.

Bora pra cima, abraços.

3 curtidas

Ótima observação… Isso está inteiramente ligado ao Data Nubank - última edição que disse alguns pontos importantes.

No próprio Balanço do último trimestre, mesmo com o foco esse ano sendo mexico, alta renda (Brasil) e money platform (Brasil), acredito que a Classe C,D,E só tem com o que beneficiar entrando no programa Nucoin.

O que não tira, o encomodo que tenho em relação a educação do cidadão, ao receber nucoin querer focar antes em vender para gastar ao invés de focar em subir de nível ou pagar dividas.

Tudo é um esforço coletivo e a comunidade, ainda sim, acredito que deveria estar inserida no app. Facilitando a comunicação com pessoas menos informatizada para promover mais informações educativas do que “julga-la” (digo eu).

Galera, o que acham de um tópico para criarmos uma campanha feita por nós mesmos para divulgarmos o Nucoin?

3 curtidas

Como seria isso, @cezarmotta?

8 curtidas

A ideia de divulgar é boa, precisamos atrair mais clientes da Nubank.
Mas temos que tomar cuidado com os nossos dizeres.

1 curtida

Não é por nada, mas parece que o projeto está abandonado.

Não temos nenhuma novidade há meses… :disappointed:

6 curtidas

Pensei em criarmos uma campanha, digo, materiais para divulgação em insta e demais redes sociais, para divulgarmos em nossos perfis atraindo interessados, o que acham?

Posso abrir o tópico e criar-lá o esboço de uma campanha para começar-mos a votar e criar o material.

4 curtidas

Fale mais…

1 curtida

Bom demais. Borá…

Meu nome é pronto!
Sugestão e que não falta…

Eita ansiedade, hein @OtavioFernando…rsrsss

Depois que tive acesso as informações Nucoin Exporer (https://explorer.nucoin.com.br/) ficou mais fácil de entender o comportamento da moeda/nucoin.

Cerca de 20% dos clientes da Nubank estão comprando/acumulando nucoin, mas todos meses mais nucoins estão sendo adicionadas no mercado, com isso é tendência normal e previsível que o valor caia.

Quando a quantidade de clientes aumentar e na minha, humilde e pouca informada, opinião cerca de metade dos clientes comprando/acumulando e congelando já vai ser suficiente para fazer o valor da nucoin subir bastante.

Imaginem se metade dos clientes (cerca de 40 milhões de clientes) para chegar no nível 5 (2500 nucoins congeladas) tiverem essa quantidade congelada. Vai faltar nucoin.

Eu sigo acumulando, e torcendo para preço chegar a $ 0,055 centavos, que eu vou comprar mais 50 mil nucoins.

Continuem acreditando no projeto!
O preço vai subir

4 curtidas

Só esperando também, @Leonardo_Duarte258. Pretendo comprar mesma quantidade.

:handshake:

9 curtidas

Verdade! Pelo que falaram aqui o pool libera na proporção de 1 pra 10 de cada congelamento. Isso derruba o valor da moeda. Quando vc segurar seu nucoin e o Nubank abrir para outras pessoas comprarem. Aí vc vai ver o que é valorização rsrs

1 curtida

Com a divisão de nucoin do jeito que está hoje, não tem como ter 40 milhões de clientes no nível 5

3 curtidas