O Nubank errou

Olá! Assisti o Roda Viva @cmarcelo e de fato as palavras não foram bem colocadas, bom que estão admitindo o erro, importante é o querer fazer diferente e fazer.

O maior problema do nosso país @lalinhaaa é a educação, excelente seu post, uma nação só poderá gerar oportunidades melhores quando todos tiverem acesso à educação de qualidade.

Olá! Assisti a entrevista, ela não falou de cor, ela se referiu à qualificação, infelizmente os mais atingidos nas seleções são quem não tem qualificação, injusto porque qualificação não é tudo, nesse quesito a população negra é a mais atingida, ou seja, maioria do país é atingido.

Quem vai ganhar com a saída de sua esposa do Nubank são os grandes bancos que estão muito incomodados, com certeza estão estimulando todo esse discurso para que o Nubank perca cliente, não caiam nessa.

Meu esposo é afrodescendente e não vai cancelar a conta, estaríamos caindo nas armadilhas do discurso de ódio que a internet estimula e ajudando os grandes bancos com seus ganhos estratosféricos nos juros e “pacotes” que cobram.

Só uma opinião. Abraço.

2 curtidas

A co-fundarora, cometeu um erro gravíssimo, falando que não deve ou que não sabe… Percebi que que ela é bastante arrogante, … E o Nubank, sem ter nada com isso, mas, se responsabilizando pelo equívoco… Foi um ato louvável… merece aplauso… Eu sou pardo e amo muito o Nubank, tenho muito orgulho de ser Nubank… Por isso, eu perdoo o co-fundarora…

1 curtida

Ainda bem que não sou só eu que observo isso, assisti duas vezes ela e daí pra frente nem quis mais ver suas entrevista e lives. Parece que é sabedora de tudo, respostas prontas e repetitivas cheias de arrogância, foi aí que ela com suas respostas rápidas não prestou atenção, errou e teve que se desculpar. Pelo menos o Nubank assumiu.

1 curtida

Tô nem ai para isso, quero minha conta melhor e meus investimentos rendendo mais. Deixa a lacrolândia de lado e trabalhem !!

1 curtida

Sara, “Vida negras importa”… O racismo fere na alma…

É, depois que vi um membro assumir ser racista aqui só pra proteger o Nubank eu não duvido mais de nada, só se lembrem que isso aqui é internet e não é terra sem lei, vez por outra tem um se ferrando por conta de falar mer** na internet. Um simples print pode arruinar sua vida, pior, de sua família também.

2 curtidas

Que bom que assumiram o erro. Espero que não se repita mais essas atitudes

1 curtida

Entendo que não só o racismo estrutural , bem como a igualdade de gênero e inclusão dos ltbts em cargos de chefia , liderança.
Não só pelo marketing positivo, pois a diversidade da equipe melhora o desempenho e lucro da empresa.

Amigo educação de qualidade etc. é uma questão de Estado, a empresa pode, se tiver interesse, realizar programas etc. mas nunca ser obrigada ou ser julgada por querer os mais qualificados, a questão de qualificação atinge a todos, independentemente de raça, credo, gênero etc. tanto que o NUBANK importa mão de obra, portanto só isso já põe por terra essa narrativa de impor para as empresas as responsabilidades que são exclusivas do Estado, desculpe, mas não tem como não emitir um comentário diante de um absurdo desses.
O Estado é um gigante faminto sustentado por nós, não gera riqueza e ainda dificulta a vida de todos, e sinceramente as ONGs já existem para fazer o que o Estado não faz (em termos, porque a maioria recebe recursos públicos), então deixem a iniciativa privada fazer o que faz de melhor, gerar empregos, renda e soluções para os problemas criados pelo próprio Estado.

1 curtida

Sensato seu posicionamento, mas devo discordar quanto ao radicalismo na crítica sobre as atuações do Estado e das empresas privadas. A história é farta de casos em que a iniciativa privada e a sociedade precisaram de socorro após o desencadeamento de crises originadas pelas denominadas imperfeições de mercado. Se alguns fazem mau uso do aparelho estatal, se o sistema tributário regressivo é perverso, se existe corrupção, se o Estado está inchado, aí são outros 500, mas nada disso faz da iniciativa privada um santo graal.

3 curtidas

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

Excelente colocação, se o Estado detém o monopólio da violência, do sistema econômico, do sistema tributário, controle das políticas sociais etc. realmente não existe liberdade para as empresas atuarem livremente, a charge que você colocou é até engraçada e consegue até iludir os incautos, transformando empresários (de qualquer atividade em vilões do “capitalismo malvadão”), em nenhum momento eu disse que a iniciativa privada é um “santo graal”, o que eu disse e repito, cabe ao Estado essas políticas, e não a iniciativa privada, quem leu a teoria de Adam Smith sabe que essa charge é um embuste, o Estado só intervém na economia por demandas que não interessam a iniciativa privada ou para subsidiar o que ele não pode gerir, mas se faz necessário para suas atividades básicas (saúde, educação e segurança) e mesmo os serviços privados que atuam nesses setores são melhores, mesmo com a competição e com o Estado lhe tirando recursos na fonte, ou seja, uma vez que o Estado arrecada de forma infinita, quando ocorre uma crise, geralmente causada pelo próprio Estado, nada mais justo que o mesmo intervenha devolvendo o que nos tirou sem nenhuma contrapartida.
Se o Estado, política de cunho internacional, não cobrou da OMS uma fiscalização das políticas sanitárias da China e hoje temos essa pandemia e empresas são obrigadas a fechar e pessoas ficam sem trabalho, quem foi o causador do problema que abra os cofres e garanta ao cidadão e as empresas o que ele mesmo tirou, não é simples, mas se tiver um pouco de boa vontade dá para entender, é só ver como anda a inflação e a taxa básica de juros, políticas econômicas que são exclusividade do Estado.
Ah, faltou um pequeno detalhe, ao Estado, não faltou nada, não houve sequer uma medida de austeridade, não houve o corte na própria carne, mas houve medidas para fechar empresas, diminuir horários, consequentemente salários etc. sem contar os escândalos com corrupção na compra de insumos etc. enfim, você acha que esse auxílio para as pessoas que ficaram sem renda e para as empresas que foram obrigadas a fechar veio de graça? Essa conta vai ser paga amigo, e alguém vai ter que financiar a dívida pública e por 2%aa quero ver quem vai assumir, no final o Estado vai recorrer as pessoas e as empresas, como sempre.

1 curtida

Calma, não coloquei palavras em sua boca. Em nenhum momento eu disse que você havia dito que a iniciativa privada é um “santo graal”, percebi seu incômodo quanto a isso. O xis da questão é que, pela sua argumentação, pra você as empresas privadas são responsáveis por solucionar problemas criados pelo Estado, quando a realidade mostra que é o Estado que soluciona problemas criados pelas falhas de mercado (que muitos ultraliberais insistem em não enxergar). Vamos dar nomes aos bois?

  • Crise de 1929
  • Bolha da internet
  • Caso Enron nos EUA
  • Bolha imobiliária

O que essas crises têm em comum? Bom, solução de problemas por parte da iniciativa privada é que não é…

No mais, quanto à sua tentativa não muito feliz de desqualificar a charge, lamento mas sua discussão não é comigo. Quanto a isso você deveria bater uma conversa com John Maynard Keynes.

Não vejo como uma “competição”, pois não há concorrência; uma escola pública não tem a mesma finalidade nem concorre com uma escola particular. Diria que existe uma “cooperação”, pois como existe falha do Estado em suprir essa necessidade básica, empresas privadas passaram a aproveitar uma “oportunidade de negócio” e a exercer uma função estatal. Ressalvadas alumas exceções como no caso de instituições filantrópicas, a finalidade maior da escola privada ainda é o lucro.

A que você se refere? Ao problema de representação política?

Nisso concordo completamente com você. Não existe almoço grátis. Nem quando falamos de políticas públicas.

2 curtidas

Ok, admiro seu conhecimento, mas não sou adepta da escola Keynesiana, com relação aos seus exemplos, com todo respeito, mas a meu ver todas foram causadas pela omissão do Estado.
Ah, então você concorda que o Estado deve agir etc. não, apenas estou sendo pragmática em dizer: se você não tem como se livrar do Estado, então que o mesmo faça suas atribuições de forma eficaz, o que não fez e não faz.
Eu não desqualifiquei a charge, apenas disse que é um embuste, as coisas não funcionam assim de forma booleana, você me parece ser bem culto, mas um tanto pueril com relação a nocividade do Estado.
Enfim, não dá para bater um papo com o Keynes porque ele já faleceu… De qualquer forma obrigada pelas colocações, reforçaram minhas convicções de “+Smith -Keynes” e “+Misses -Marx”.
Tenho um ótimo domingo.

2 curtidas

Se eu concordasse com tudo o que você disse até aqui, não teríamos prolongado essa boa discussão. Precisamos sim falar mais sobre política, acabar com esse tabu de que política não se discute… com respeito qualquer assunto é passível de discussão.

Eu entendo sua frustração com o Estado e não estou aqui advogando por ele. Sua frustração também é a minha, gostaria sim que o Estado fosse mais eficaz. Desculpe o tom em algumas partes, isso faz parte da discussão especialmente quando defendemos pontos de vistas divergentes.

Entendi como uma tentativa de desqualificação, desmerecer, desfazer da ideia, etc. Embuste = enganação.

Ok, você tem direito a essa réplica hehe.

Também agradeço pela discussão e pelo respeito. Nunca foi minha intenção fazê-la mudar de convicção. Apenas acho interessante debater temas importantes como este.

Obrigado.

2 curtidas

Beleza, tudo em paz.

2 curtidas

@Marlene_Santos e @lualmeida obrigado por trazerem fatos e dados para a discussão. Mesmo com pontos distintos esse tipo de argumentação enriquece o debate. Apesar do tamanho do texto, li cada ponto e isso ajuda na formação da opinião e foge do achismo.

#pormaistopicoscomoesse

:clap::clap::clap::clap:

3 curtidas

Confesso que foi uma surpresa desagradável.
Mas o reconhecimento do erro é um passo importante.
Urge contudo mudança de comportamento e estar atento a todos os movimentos sociais.
Continuo Nubank.

1 curtida