Observações sobre a tal integração NuInvest com App Nubank

@Playjoa

Diante de tudo que já sabemos e observando o modelo adotado por outros instituições financeiras, é possível responder da seguinte maneira:

1 - Simplesmente não existirá mais um Home Broker para acompanhar o mercado? Um app de investimento sem essa opção não é um app de investimento.

Conforme informado no site (Fusão Nuinvest com Nubank dia 30/01 - #69 de laetemn), o app e site da Nuinvest irão deixar de existir, portanto, todos os recursos existentes neles também não serão mais disponibilizados.

Os novos recursos que serão acrescentados ao app do Nubank podem ser iguais, melhores ou inferiores aos existentes atualmente no app e site da NuInvest. Não temos como saber, com certeza, até que seja liberada a integração entre ambos.

2 - Como fica a questão de poder enviar ordens de compra com valor desejado?

Supondo que sigam o modelo adotado por outras instituições financeiras, esse recurso deverá ser liberado no app do Nubank.

3 - O histórico de com as notas de negociações que foram geradas por todos esses anos vai para onde?

Isso não deve ser alterado, e provavelmente será transferido para o app do Nubank, pois trata-se de documento comprobatório para fins de fiscalização da Receita Federal.

4 - Ainda existira a opção de transferência de custodia?

Isso não será alterado, pois a transferência de custódia de ativos é uma determinação dos órgãos reguladores. O processo de transferência de custódia não tem custo! Porém, a instituição financeira/corretora tem total liberdade de cobrar taxas de custódia (para manter o ativo sob sua proteção).

5 - O extrato da conta da corretora será separado da conta corrente?

Seguindo o modelo adotado pelas outras instituições, o Nubank provavelmente irá adotar somente uma única Conta Corrente/Pagamentos onde serão depositados todos os valores, incluindo dividendos.

6 - Ainda existirá uma conta da corretora?

Como todos os valores estarão concentrados no Nubank, provavelmente a corretora NuInvest deixará de existir, portanto, as Contas Correntes existentes nela também serão canceladas, ficando tudo centralizado no app do Nubank.

7 - Irá ter uma distinção entre a conta corrente e conta da corretora? Ou seja os dividendos recebidos irão cair em cima da conta corrente? (Isso é completamente sem noção se for feito, vai contra qualquer conceito de investimento)

Como mencionei anteriormente, o padrão adotado pelas instituições com gerenciamento de investimentos dentro do próprio app é a centralização de todos os valores numa única Conta corrente, visando a total integração e redução de custos.

8 - Os gráficos e preços a mercado serão em tempo real? Sempre que vejo pelo nubank esta sempre atrasado!

Isso é o esperado, porém,. conforme explicado pela própria B3, existe um delay (atraso) de até 15 minutos na transmissão dos dados entre a B3 e as demais instituições financeiras.

9 - As opções de renda fixa continuarão as mesmas? Tenho investimentos em renda fixa na NuInvest que nem consta pelo app da Nubank.

Isso não irá mudar.
As opções já existentes no app do Nubank continuarão as mesmas, além de terem novas opções de renda fixa que, até o momento, só estão disponíveis na NuInvest.

10 - Histórico de dividendos dos últimos meses e anos, isso vai ser perdido? É muito bom poder ver o progresso da carteira tanto em patrimônio quanto em dividendos, essas funções não existem no app do Nubank

Como mencionado, esses recursos deverão ser transferidos para o app do Nubank, mas a maneira como serão apresentados no app poderá ser diferente do atual.

O jeito é esperar a integração total e ver o resultado.

“São vários pontos que estão muito em aberto, tenho medo do Nubank ter uma pegada meio “Apple” com os seus usuários e tratar eles como incompetentes que não sabem o que fazem e acabam simplificando muito o app, deixando ele completamente simples e limitante, sem opções mais robustas. Não acho ruim o fato em si de simplificar as coisas, mas agora retirar totalmente algumas funções e simplesmente é um retrocesso.”

A simplificação dos apps é algo inevitável, pois a tendência tem sido essa nos últimos 6 anos, e deverá continuar por um bom tempo.

4 curtidas