Pagamento de multa pelo Nubank

Boa tarde. Fiz o pagamento de uma multa de trânsito, órgão DER/MG, pelo Nubank. Ocorre que após o pagamento, verifiquei que o Nubank não é licenciado para pagamentos. O valor é alto, o que fazer?

3 curtidas

Olá! :waving_hand:t2: @Felipe_Barros5

Seja muito bem vindo a Nucommunity!

boa tarde! Entendo sua preocupação, principalmente se o valor da multa foi alto.

O que eu posso te sugerir como usuário também é o seguinte:

1. Verifique o comprovante no app do Nubank, veja se o pagamento foi processado corretamente e pra qual código ou entidade ele foi direcionado. Às vezes aparece o nome do recebedor ou algum identificador útil.

2. Confirme no site do DER/MG (ou no app de multas, como o SNE ou o site do gov.br) se o pagamento foi reconhecido. Pode demorar alguns dias úteis pra compensar, dependendo do sistema deles.

3. Se ainda não aparecer, entre em contato com o suporte do Nubank pelo chat ou e-mail. Mesmo que eles não sejam licenciados diretamente pra certos tipos de pagamento, se o boleto foi gerado corretamente e o código de barras era válido, o banco normalmente só atua como intermediário e o valor costuma ir pra instituição final.

4. Se o código de barras estava errado ou inválido, pode ser que o valor tenha ido pra conta errada. Nesse caso, só o Nubank pode investigar e orientar você sobre o estorno ou reembolso.

Não custa também tentar falar com o DER/MG com o comprovante em mãos, às vezes eles conseguem localizar o pagamento por lá.

Qualquer dúvida você também pode entrar em contato com o Nubank:

Boa sorte! Espero que se resolva logo.

9 curtidas

Pensava que o fato de não ser licenciado bloqueava de modo automático esse tipo de transação. É lamentável que em pleno 2025 ainda exista esse tipo de burocracia, credenciar banco para receber determinados pagtos parece piada.

Ainda que fosse legítima tal atitude, já deveriam ter bolado um meio para que os bancos não credenciados pudessem enviar o valor para o credenciado e recebessem algum tipo de comprovante da transação, tudo pelo app.

Ir a agência bancária atualmente para cumprir burocracia forjada por políticos com interesses escusos parece o fim do mundo, especialmente em se tratando de Brasil, que é referência no que concerne a tecnologia e modernização no setor financeiro.

1 curtida

Consultando meu comprovante de pagamento, consta que o mesmo foi efetuado e abaixo tem a seguinte frase “recebido por correspondente bancário digital em parceria com Iatú Unibanco S.A.” Isso significa que o Itaú será o banco responsável pelo pagamento final por ser licenciado junto ao órgão DER/MG?

2 curtidas

Essa mensagem no seu comprovante “recebido por correspondente bancário digital em parceria com Itaú Unibanco S.A.” significa que o pagamento foi processado por um correspondente bancário vinculado ao Itaú, que atua como parceiro da instituição de pagamento (como o Nubank ou outro intermediário).

O que isso não significa:

:right_arrow: Não quer dizer que o Itaú será o responsável final ou que o pagamento foi feito diretamente por ele ao órgão (neste caso, o DER/MG).
:right_arrow: Também não quer dizer que o Itaú é licenciado pelo DER/MG, quem precisa ser autorizado para processar esses pagamentos é o sistema que você usou (ex: Nubank, DDA, boleto, etc.).

O que isso significa:

:check_mark: O Itaú atua como banco liquidante ou parceiro de liquidação, ou seja, ele ajuda na compensação e liquidação do pagamento, por trás das operações feitas no app.
:check_mark: É uma forma técnica de registrar quem processou o pagamento no sistema bancário, mas o beneficiário final ainda é o órgão que você pagou (no caso, o DER/MG).

Então, posso ficar tranquilo?

Sim! Se o comprovante está com status de pago, e o código de barras/código do pagamento está correto, o DER/MG deve reconhecer o pagamento normalmente. Só vale conferir no site ou app do DER após 1 a 2 dias úteis, pois pode haver um pequeno tempo de compensação.

Se passar do prazo e o pagamento não aparecer como quitado, aí sim vale contatar o atendimento do banco ou do DER com o comprovante em mãos.

8 curtidas

Eu pessoalmente não vejo problema, é uma ótima ferramenta para desenvolver uma ideia e transformá-la num texto bonito, inclusive eu fui numa palestra na bienal que rolou aqui na cidade, e nessa palestra, a jornalista Cora Rónai disse que aderiu ao uso do Chat GPT e olha que ela também é escritora.

6 curtidas

Diante dessa afirmativa observo que o sistema já faz o que supunha que ainda não o fazia, devo retirar o que disse. :relieved_face:

Então é por isso que a galera está escrevendo mais gostoso aqui na comunidade, uso massivo de IA. Não recrimino isso, a tecnologia está aí para nos servir e facilitar a vida das pessoas que vem aqui buscar informação.

2 curtidas

Uma duvida esses boletos n tem Qr Code Pix como forma de pagamento ? onde eu moro por ex tem mais de dois anos q aderiam ao pix no IPTU mais o DER n ?

1 curtida