Eu achei coerente. O objetivo do cadastro é medir sua capacidade de assumir compromissos e honrar. Ter disciplina financeira a ponto de não se perder no médio e longo prazo.
Se a pessoa paga tudo a vista, como medir o comportamento diante de 20 parcelas? Ela saberia guardar o dinheiro? Não se perderia comprando mais e mais, já que o pagamento é futuro?
O objetivo é avaliar a pessoa para concessão de crédito, portanto, há que se monitorar o comportamento nas compras à prazo.
Isso tem que ser revisto, pois em geral, o pagador adimplente costuma pagar à vista (quando o desconto é atraente), deixando para parcelar as compras, em caso de o preço do produto se manter o mesmo, sem juros.
Concordo com você em parte, pois não é coerente e muito menos justo, baixar o score da pessoa, unicamente pelo fato de não usar o crédito a ela disponibilizado.
Com um score mais baixo, ela acaba sendo nivelada a alguém que, provavelmente, já se tornou inadimplente em algum momento da vida.
Pode até não ajudar na pontuação, visto que é um cadastro para “crédito” , mas não pode prejudicar quem paga a vista!
Mas como diz na reportagem, isso ainda vai mudar e atualizar!
MAs se vc não conseguiu medir a pessoa em situação de crédito, o risco para quem dá o empréstimo é o mesmo.
Não é que baixa o score, ele nunca foi alto. Se vc não assumiu compromisso à prazo e honrou, não tem como aumentar um score que mede exatamente isso.
Prejudicado quando precisar de crédito. Podem aprimorar incluindo informações de pagamentos de consumo, boletos e débitos, ou seja, de pagamentos bancários a vista.
É realmente frustrante você constatar que teve seu score rebaixado, simplesmente porque teve condições de pagar à vista!
O correto seria que o cadastro positivo AUXILIASSE A AUMENTAR o score de quem paga parceladamente em dia, mas jamais, em tempo algum, servir para DIMINUIR A PONTUAÇÃO de alguém, só porque não utilizou o crédito disponibilizado a ele.
Fazer o quê. Se vc nunca correu, como vai encarar um prova de 10k achando que vai ter o mesmo desempenho de quem já correu inúmeras vezes?
PAra concessão de crédito, quem nunca pediu não foi avaliado ainda.
Estava me referindo a quem normalmente paga à vista, quando o desconto compensa, mas que parcela quando não é oferecido o desconto e o parcelamento é sem juros…
Nesse caso, serão poucas as compras a serem avaliadas pelo cadastro positivo e o score tende a ser mais baixo.
Eu também, mas coincidência ou não, desde que entrou em vigor o cadastro positivo, baixei de 970 para 969 e, no relatório não constou absolutamente nada de diferente do anterior.
Quem paga unicamente à vista não será afetado, mas aquele que paga a maior parte à vista (por conta do desconto oferecido) e apenas algumas parceladamente ( quando o preco é o mesmo à vista ou parcelado), provavelmente terá seu score rebaixado.
Me encaixo nesse perfil e, coincidência ou não, assim que entrou em vigor o cadastro positivo, tive meu score rebaixado de 970 para 969, sendo que o relatório do Serasa Fraude não apresentou diferença alguma, com relação ao anterior.
Estava me referindo àquele que, preferencialmente, paga as compras à vista (por conta do desconto), reservando o parcelamento para compras onde não há desconto à vista e o parcelamento é sem juros.
Notei que meu score baixou 1 ponto desde que o cadastro positivo entrou em vigor (passou de 970 para 969).
Credito o fato unicamente ao cadastro positivo, vez que não houve alteração alguma em relação aos lancamentos do relatório anterior.