Pagar a vista pode prejudicar nota no Cadastro Postivo

"Expectativa: O cadastro positivo vai beneficiar o bom pagador.

Realidade: ‘Pagar tudo à vista e não usar crédito pode piorar nota no cadastro positivo’"

Via @manualusuariobr

Pagar tudo à vista e não usar crédito pode piorar nota no cadastro positivo

15 curtidas

Eu achei coerente. O objetivo do cadastro é medir sua capacidade de assumir compromissos e honrar. Ter disciplina financeira a ponto de não se perder no médio e longo prazo.
Se a pessoa paga tudo a vista, como medir o comportamento diante de 20 parcelas? Ela saberia guardar o dinheiro? Não se perderia comprando mais e mais, já que o pagamento é futuro?
O objetivo é avaliar a pessoa para concessão de crédito, portanto, há que se monitorar o comportamento nas compras à prazo.

14 curtidas

Eu não acho muito não. Na minha visão, o pagamento a vista é um grande indicativo de controle financeiro.

20 curtidas

Isso tem que ser revisto, pois em geral, o pagador adimplente costuma pagar à vista (quando o desconto é atraente), deixando para parcelar as compras, em caso de o preço do produto se manter o mesmo, sem juros.

4 curtidas

Concordo com você em parte, pois não é coerente e muito menos justo, baixar o score da pessoa, unicamente pelo fato de não usar o crédito a ela disponibilizado.
Com um score mais baixo, ela acaba sendo nivelada a alguém que, provavelmente, já se tornou inadimplente em algum momento da vida.

6 curtidas

Pode até não ajudar na pontuação, visto que é um cadastro para “crédito” , mas não pode prejudicar quem paga a vista!
Mas como diz na reportagem, isso ainda vai mudar e atualizar!

:metal::metal::metal::metal:

10 curtidas

Concordo plenamente!

2 curtidas

MAs quem paga a vista vai ser prejudicado em quê? Se o score é usado para conceder crédito, quem paga em dinheiro não será pesquisado.

Atenhamos ao conceito. Se eu estiver engando, corrijam!

4 curtidas

MAs se vc não conseguiu medir a pessoa em situação de crédito, o risco para quem dá o empréstimo é o mesmo.
Não é que baixa o score, ele nunca foi alto. Se vc não assumiu compromisso à prazo e honrou, não tem como aumentar um score que mede exatamente isso.

4 curtidas

Prejudicado quando precisar de crédito. Podem aprimorar incluindo informações de pagamentos de consumo, boletos e débitos, ou seja, de pagamentos bancários a vista.

6 curtidas

É realmente frustrante você constatar que teve seu score rebaixado, simplesmente porque teve condições de pagar à vista!
O correto seria que o cadastro positivo AUXILIASSE A AUMENTAR o score de quem paga parceladamente em dia, mas jamais, em tempo algum, servir para DIMINUIR A PONTUAÇÃO de alguém, só porque não utilizou o crédito disponibilizado a ele.

4 curtidas

Fazer o quê. Se vc nunca correu, como vai encarar um prova de 10k achando que vai ter o mesmo desempenho de quem já correu inúmeras vezes?
PAra concessão de crédito, quem nunca pediu não foi avaliado ainda.

2 curtidas

Estava me referindo a quem normalmente paga à vista, quando o desconto compensa, mas que parcela quando não é oferecido o desconto e o parcelamento é sem juros…
Nesse caso, serão poucas as compras a serem avaliadas pelo cadastro positivo e o score tende a ser mais baixo.

2 curtidas

Eu sou esta pessoa. E meu score é bem alto.

3 curtidas

Eu também, mas coincidência ou não, desde que entrou em vigor o cadastro positivo, baixei de 970 para 969 e, no relatório não constou absolutamente nada de diferente do anterior.

2 curtidas

Esperamos sinceramente que sim.

3 curtidas

Concordo.:clap::clap::clap:

3 curtidas

Quem paga unicamente à vista não será afetado, mas aquele que paga a maior parte à vista (por conta do desconto oferecido) e apenas algumas parceladamente ( quando o preco é o mesmo à vista ou parcelado), provavelmente terá seu score rebaixado.
Me encaixo nesse perfil e, coincidência ou não, assim que entrou em vigor o cadastro positivo, tive meu score rebaixado de 970 para 969, sendo que o relatório do Serasa Fraude não apresentou diferença alguma, com relação ao anterior.

3 curtidas

Qual a razão para fornecer crédito para alguém que só paga à vista?

2 curtidas

Estava me referindo àquele que, preferencialmente, paga as compras à vista (por conta do desconto), reservando o parcelamento para compras onde não há desconto à vista e o parcelamento é sem juros.
Notei que meu score baixou 1 ponto desde que o cadastro positivo entrou em vigor (passou de 970 para 969).
Credito o fato unicamente ao cadastro positivo, vez que não houve alteração alguma em relação aos lancamentos do relatório anterior.

2 curtidas