Segundo o grande filósofo iluminista Jean Jacques Rousseau: “O ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe”.
Partindo-se desse pressuposto, a percepção do mundo em que vivemos é muito influenciada pelos valores que nos foram passados e a moral e ética do grupo com o qual interagimos. Daí decorrem muitos vieses cognitivos e comportamentais que caracterizam nossas ações e reações.
Costumo dizer que tais vieses são como nossos olhos , neste caso nossa mente , enxerga e reage aos estímulos do mundo , neste caso o contexto, em que estamos inseridos.
Caminhando em direção à economia e investimentos, o paradigma da economia clássica foi encampado pela hipótese dos mercados eficientes, que por sua vez foi encampado pela economia comportamental. Ou seja, por conta desses nossos vieses tomamos decisões subótimas, muitas vezes ineficientes e até erradas.
Neste sentido a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) possui uma série chamada CVM Comportamental com 3 volumes gratuitos que certamente nos ajudarão a conhecê-los, identificá-los e tomar decisões melhores.
Na minha humilde opinião, este tema de economia comportamental tem muito mais valor do que técnicas e teses elaboradas de investimento. Conhece a ti mesmo . #nu-invest #
Acho essa visão mais que perfeita, nesse contexto também vem a missão de cada um de buscar o conhecimento e outras visões de contextos de fora de nosso cotidiana para podermos evoluir, como pessoas e no caso como investidores que é o intuito deste tópico
Boa !!!
Os trabalhos de Daniel Kahneman e Amos Tversky, autores do livro Rápido e Devagar, são a pedra fundamental da Economia Comportamental. Lhes rendeu o Prêmio Nobel de Economia (post mortem à Amos Tversky). E o interessante é que foi a 1a vez que se laureou um Prêmio Nobel de Economia a 2 não economistas.
Em tempo, atualmente um novo paradigma está se desenhando: os Mercados Adaptativos cujo principal pesquisador é o Andrew Lo do MIT.
Acho incrível ver você compartilhar conteúdos que agrega e trazem conhecimentos sem gastar rios de dinheiro, isso mostra que basta procurar nos lugares corretos em organizações certificadas e com credibilidade no mercado que vai achar o pote de ouro.
Isso levanta o ponto importantíssimo de se ter autoconhecimento e não deixar influencer apenas pelo que é dito ou vendido, até porque se a pessoa não conhece a si mesmo, então quem vai? A fórmula mágica é o conhecimento interno (próprio) e externo.