Penso, logo invisto?

Ou logo desisto… :pensive:

Segundo o grande filósofo iluminista Jean Jacques Rousseau: “O ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe”.

Partindo-se desse pressuposto, a percepção do mundo em que vivemos é muito influenciada pelos valores que nos foram passados e a moral e ética do grupo com o qual interagimos. Daí decorrem muitos vieses cognitivos e comportamentais que caracterizam nossas ações e reações.

Costumo dizer que tais vieses são como nossos olhos :eyes:, neste caso nossa mente :brain:, enxerga e reage aos estímulos do mundo :earth_americas:, neste caso o contexto, em que estamos inseridos.

Caminhando em direção à economia e investimentos, o paradigma da economia clássica foi encampado pela hipótese dos mercados eficientes, que por sua vez foi encampado pela economia comportamental. Ou seja, por conta desses nossos vieses tomamos decisões subótimas, muitas vezes ineficientes e até erradas.

Neste sentido a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) possui uma série chamada CVM Comportamental com 3 volumes gratuitos que certamente nos ajudarão a conhecê-los, identificá-los e tomar decisões melhores.

Na minha humilde opinião, este tema de economia comportamental tem muito mais valor do que técnicas e teses elaboradas de investimento. Conhece a ti mesmo :index_pointing_at_the_viewer:.
#nu-invest #

25 curtidas

jamais foram ditas palavras tão verdadeiras.

10 curtidas

Que incrível, @anon30102627!

Muito obrigado por trazer esse conteúdo tão rico aqui na Comunidade! :pray:t3::slightly_smiling_face::handshake::purple_heart:

11 curtidas

Acho essa visão mais que perfeita, nesse contexto também vem a missão de cada um de buscar o conhecimento e outras visões de contextos de fora de nosso cotidiana para podermos evoluir, como pessoas e no caso como investidores que é o intuito deste tópico

7 curtidas

Muito bom.

4 curtidas

A economia comportamental, hoje está presente em toda tomada de decisão.

Eu amo essa mistura de neuro com economia. Hoje, mudar a mentalidade é partir pelo mínimo, antes de investir.

Recomendo os livros que já li (olha que não curto livros) como Mindset, e Rápido e devagar do Daniel Kanheman (algo assim)

Estes livros te ensina a pensar com sistema 1 e sistema 2.

Sistema 1 - Impulsividade. Conhecida como pensamento intuitivo.
Sistema 2 - Penso, logo desisto. Conhecido como pensamento cognitivo.

Sem eles não dá pra tomar decisão pra Investir.

E a tal frase adaptada: investir certo, no negócio errado

E através dessa mentalidade, desse estudo, saber o que perguntar que você começa a mudar o raciocínio de Mentalidade Pobre para Mentalidade Rica

*Não refiro a pobreza ou riqueza economicamente. Mas, o pensamento. Virada de chave.

Ex:
Mentalidade Pobre: “O dia que eu ganhar na mega sena eu vou realizar o meu sonho”

Mentalidade Rica: “Vou guardar tantos %, investir %, se eu economizar aqui ou ali. Trabalhar mais, consigo atingir a meta de final do ano viajar.”

3 curtidas

Boa !!!
Os trabalhos de Daniel Kahneman e Amos Tversky, autores do livro Rápido e Devagar, são a pedra fundamental da Economia Comportamental. Lhes rendeu o Prêmio Nobel de Economia (post mortem à Amos Tversky). E o interessante é que foi a 1a vez que se laureou um Prêmio Nobel de Economia a 2 não economistas.
Em tempo, atualmente um novo paradigma está se desenhando: os Mercados Adaptativos cujo principal pesquisador é o Andrew Lo do MIT.

4 curtidas

Parabéns pelo conteúdo e sabedoria, @anon30102627! :clap:

Acho incrível ver você compartilhar conteúdos que agrega e trazem conhecimentos sem gastar rios de dinheiro, isso mostra que basta procurar nos lugares corretos em organizações certificadas e com credibilidade no mercado que vai achar o pote de ouro.

Isso levanta o ponto importantíssimo de se ter autoconhecimento e não deixar influencer apenas pelo que é dito ou vendido, até porque se a pessoa não conhece a si mesmo, então quem vai? A fórmula mágica é o conhecimento interno (próprio) e externo.

5 curtidas