Atualmente, o recurso de portabilidade salarial no Nubank exige que o empregador possua um CNPJ, o que exclui muitos trabalhadores que têm como empregadores pessoas físicas.
Proposta: Adicionar a possibilidade de portabilidade salarial mesmo quando o empregador for pessoa física, utilizando o CPF como identificação no processo. Isso ampliaria a acessibilidade ao recurso para trabalhadores que têm seus salários pagos por empregadores pessoa física, garantindo que todos os clientes possam usufruir da mesma facilidade e segurança no gerenciamento de seus rendimentos.
Benefícios:
Inclusão de mais usuários no serviço de portabilidade salarial.
Expansão do alcance do Nubank a públicos que não são atendidos pelas regras atuais.
Aumento da praticidade para os clientes que desejam centralizar suas finanças no Nubank.
Obrigado pelo comentário e pelas dúvidas! Vou explicar melhor o meu cenário para contextualizar.
No meu caso, o empregador é um produtor rural, que é uma Pessoa Física (PF). Apesar de não possuir um CNPJ, ele funciona, na prática, como uma empresa. Isso porque utiliza recursos como remessa bancária para realizar os pagamentos dos funcionários, seguindo os mesmos processos que uma empresa formalizada com CNPJ faria.
Esse tipo de operação é comum no setor rural, onde muitos produtores atuam como empregadores sem a necessidade de um CNPJ, mas possuem estrutura e processos administrativos similares ao de empresas. Assim, os pagamentos são centralizados no banco de sua escolha, e os funcionários precisam ter contas nesse mesmo banco para receber os salários.
A portabilidade salarial seria perfeitamente aplicável aqui, da mesma forma que acontece em empresas com CNPJ, já que o pagamento é feito via sistema bancário e registrado formalmente. No meu caso, eu já consigo fazer portabilidade do Banco A para o Banco B, mas gostaria de ter a opção de fazê-lo para o Nubank.
Não dá pra fazer isso que você sugeriu pois a portabilidade de salário acontece quando a sua empresa tem convênio com um banco e ela tem folha de pagamento com vínculo de conta salário. Não é simplesmente uma transferência comum entre contas.
@soares.jm
Sim, sua posição está correta: a portabilidade de salário depende de convênios com o banco e do vínculo com uma conta salário. A diferença é que, no meu caso, o empregador é um produtor rural, uma Pessoa Física (PF). Apesar de não possuir CNPJ, ele opera, na prática, como uma empresa com CNPJ. Existe o convênio com o banco, e os pagamentos são realizados por meio de remessa bancária, que é processada diretamente nas contas dos funcionários.
Hoje, por exemplo, eu já consigo fazer a portabilidade do Banco A para o Banco B nesse contexto, o que comprova que é viável. Por isso, acredito que seria possível e muito interessante ter a opção de realizar essa portabilidade do Banco A para o Nubank, seguindo o mesmo princípio.
Acho que o problema de receptividade da aqui é que está sendo chamado de “portabilidade salarial”, e a portabilidade salarial tem, sim, as suas amarras, segue regras específicas e tem as suas limitações, de forma que não admitiria a implementação da ideia proposta.
Só que as portas estão abertas para que as instituições financeiras tragam soluções inteligentes via Open Finance que podem fazer o que está sendo sugerido, e muito mais. Com essas implementações, a Portabilidade Salarial como é definida hoje se torna uma coisa obsoleta…