Por que não posso fazer a portabilidade do meu salário para o Nubank, se o meu empregador for pessoa física CPF (no caso, produtor rural)?
você pode sim, somente informar o CNPJ da empresa e o banco ao qual você recebe o salário, o que pode ocorrer é se a empresa tiver filial , se tem que ver com o RH qual CNPJ é o de pagamentos
Para fazer a portabilidade de salário é preciso digitar um CNPJ, e pessoas físicas em regra possuem apenas CPF (exceto pelos MEIs, que tem os dois cadastros).
Não sei se é uma mera impossibilidade do sistema que não previu o pagamento de salário por pessoa física ou se tem alguma restrição legal quanto a isso.
Luiz, como falei no tópico, sou registrado em nome de pessoa física, CPF, e não pessoa jurídica com CNPJ. Por isso o questionamento.
entendi, infelizmente portabilidade de salario somente de CNPJ pois o sistema de portabilidade de salário é pelo banco central e lá somente é aceito portabilidade de pagamentos vindo de empresas para pessoas fisicas
Creio que não seja esse o caso, Luiz.
Na empresa em que trabalho, todos somos registrados em nome de pessoa física, e o banco padrão no qual recebemos é o Banco do Brasil.
Alguns colegas tem conta na Caixa Econômica Federal, e conseguiram a portabilidade normalmente para este banco. Então, partindo desse princípio, o Banco Central aceita sim a portabilidade de salário de empregador pessoa física, de uma instituição financeira para outra.
bem lhe aconselho a dar uma lida neste artigo pra esclarecer melhor, e claro caso queira seria bom da uma chamada no chat pra ver se algum atendente consegue ajudar também, toda ajuda é bem vinda
Show, nunca tinha pensado nessa possibilidade, bom conhecer um ambiente diferente da função de portabilidade
Exatamente, Vittoria. Não há campo específico para informar CPF de empregador pessoa física. Apenas campo para informar CNPJ de empregador pessoa jurídica. O sistema não foi pensado para esse tipo de empregador/empregado.
E é aí que mora a minha dúvida:
Em todas as vezes que questionei isso, nunca recebi uma justificativa plausível.
Qual seria o real motivo para isso?
legal né é bom pra quem usa bastante a conta Nu e ajuda a controlar seus gastos
aqui também tem o artigo do banco central explicando mais sobre o tema
https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/folder_serie_I_portabilidade.pdf
Estou com o mesmo problema hoje. comecei a trabalhar em uma área que é feito o pagamento por pessoa física, e não consigo fazer a portabilidade!
um saco isso…
Boa tarde! Estou com o mesmo problema a empresa que trabalho somos produtores rural não tem CNPJ sendo que produtor rural é CPF e não tem a possibilidade no APP solicitar a portabilidade. Alguma novidade quanto a esse problema, já imaginaram quantas portabilidades e clientes estão perdendo com isso.
Boa tarde…sou funcionário de produtor rural e estou com o mesmo problema.nao consigo levar meu salário pro nu