Portabilidade PESSOA FÍSICA

Por que não posso fazer a portabilidade do meu salário para o Nubank, se o meu empregador for pessoa física CPF (no caso, produtor rural)?

2 curtidas

você pode sim, somente informar o CNPJ da empresa e o banco ao qual você recebe o salário, o que pode ocorrer é se a empresa tiver filial , se tem que ver com o RH qual CNPJ é o de pagamentos

1 curtida

Para fazer a portabilidade de salário é preciso digitar um CNPJ, e pessoas físicas em regra possuem apenas CPF (exceto pelos MEIs, que tem os dois cadastros).

Não sei se é uma mera impossibilidade do sistema que não previu o pagamento de salário por pessoa física ou se tem alguma restrição legal quanto a isso.

6 curtidas

Luiz, como falei no tópico, sou registrado em nome de pessoa física, CPF, e não pessoa jurídica com CNPJ. Por isso o questionamento.

entendi, infelizmente portabilidade de salario somente de CNPJ pois o sistema de portabilidade de salário é pelo banco central e lá somente é aceito portabilidade de pagamentos vindo de empresas para pessoas fisicas

3 curtidas

Creio que não seja esse o caso, Luiz.
Na empresa em que trabalho, todos somos registrados em nome de pessoa física, e o banco padrão no qual recebemos é o Banco do Brasil.
Alguns colegas tem conta na Caixa Econômica Federal, e conseguiram a portabilidade normalmente para este banco. Então, partindo desse princípio, o Banco Central aceita sim a portabilidade de salário de empregador pessoa física, de uma instituição financeira para outra.

bem lhe aconselho a dar uma lida neste artigo pra esclarecer melhor, e claro caso queira seria bom da uma chamada no chat pra ver se algum atendente consegue ajudar também, toda ajuda é bem vinda

4 curtidas

Show, nunca tinha pensado nessa possibilidade, bom conhecer um ambiente diferente da função de portabilidade

2 curtidas

Exatamente, Vittoria. Não há campo específico para informar CPF de empregador pessoa física. Apenas campo para informar CNPJ de empregador pessoa jurídica. O sistema não foi pensado para esse tipo de empregador/empregado.
E é aí que mora a minha dúvida:
Em todas as vezes que questionei isso, nunca recebi uma justificativa plausível.
Qual seria o real motivo para isso?

1 curtida

legal né é bom pra quem usa bastante a conta Nu e ajuda a controlar seus gastos
aqui também tem o artigo do banco central explicando mais sobre o tema

https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/folder_serie_I_portabilidade.pdf

3 curtidas

Estou com o mesmo problema hoje. comecei a trabalhar em uma área que é feito o pagamento por pessoa física, e não consigo fazer a portabilidade!
um saco isso…

1 curtida

Boa tarde! Estou com o mesmo problema a empresa que trabalho somos produtores rural não tem CNPJ sendo que produtor rural é CPF e não tem a possibilidade no APP solicitar a portabilidade. Alguma novidade quanto a esse problema, já imaginaram quantas portabilidades e clientes estão perdendo com isso.

1 curtida

Boa tarde…sou funcionário de produtor rural e estou com o mesmo problema.nao consigo levar meu salário pro nu