Li recentemente no comentário do honorável membro dessa comunidade @FernandoLacerda que o Nubank de certa forma acostumou “mal” as pessoas, com sua abordagem paternalista, principalmente por ser o primeiro banco de milhões de pessoas. E a história está se repetindo agora no México, Colômbia e outros países. Concordo em gênero, número e grau com ele.
Isso acontece porque o banco sempre oferece algo mais em seus produtos financeiros, uma vantagem que ninguém pensou, um plus interessante, um benefício inovador. Mas é bom que seja assim, pois o banco sempre está se superando e atingindo patamares cada vez maiores, e concorrência não consegue estar à altura, não logra entrar no páreo.
Contudo, os clientes nunca estão satisfeitos e exigem melhoria contínua por parte da fintech. Acompanhando as discussões na comunidade notei, dentre outras coisas, a insatisfação com a caixinha, devido a mesma ser um pouco complexa de entender para pessoas leigas, em decorrências dos depósitos separados, extratos pouco claros, etc…
Isso acontece muitas vezes porque as pessoas estão acostumadas como a praticidade da poupança, da facilidade que ela oferece para retirada de dinheiro no momento em que quiser e de forma instantânea. Do mesmo modo, gostam da simplicidade do extrato, com suas informações fáceis de compreender e seus ganhos estarem isentos do IR.
O Nubank poderá oferecer uma caderneta de poupança!?
A poupança é investimento muito apreciado por todos os brasileiros, uma forma de investir que já é tradicional e goza de grande popularidade em todo território nacional, especialmente devido ao seu baixo risco. Um tipo de conta criado exclusivamente para guardar dinheiro, não para movimentá-lo; não requer comprovação de renda, muito mesmo exige taxa de abertura e manutenção.
Tendo isso em conta, sugiro que o Nubank transforme a opção “guardar dinheiro”, o atual porquinho, em uma poupança diferenciada. Ela passaria a ter as principais vantagens de uma poupança comum, com benefícios adicionais, como é de praxe em todos os produtos financeiros do Nu. Vejamos um exemplo de vantagens que poderiam ser incorporadas a poupança do Nu:
- A poupança normalmente rende 0,5%, o porquinho poderia render 1%;
- A poupança tem aniversário mensal; o porquinho poderia ter aniversário semanal;
- A poupança está isenta do IR; o porquinho também;
- A poupança é protegida pelo FGC (250 mil); o porquinho (FGC + 20% pelo banco);
- Etc…
Um dos únicos inconvenientes da poupança consiste no seu aniversário, uma data certa para o dinheiro render, isso seria minimizado oferecendo um prazo menor para o cliente, por exemplo. Quer dizer, se o cliente fizer um determinado depósito em um sábado, todo sábado ele terá os rendimentos adicionados a sua conta. Ou pode até ser diário mesmo, depende do banco estabelecer um prazo diferenciado.
Enfim, dentro do Nubank existe um público órfão da poupança que não se sente atendido pelas “caixinhas”. Tais pessoas desejam movimentar seus recursos em um prazo mais curto e não querem esperar 30 dias para sacá-lo, muito menos ter cobranças como IOF incidindo sobre o seu dinheiro no momento da retirada. Para essas pessoas, em específico, contar com a praticidade de uma conta poupança é imprescindível.
Fonte consultada: https://www.serasa.com.br/blog/conta-poupanca-o-que-e/