Outras corretoras permitem aluguel de ações, assim gerando uma renda extra além dos dividendos, pra mim que só compro ações pra ter um patrimônio que me pague bons dividendos, o aluguel de ação é um ponto crucial que devo considerar para os próximos meses, caso essa função não seja liberada no NuInvest…
Antes de ser comprada pelo Nubank, a Easynvest(Atual NuInvest) oferecia essa modalidade, o Nubank retirou e não sabemos até hoje o motivo e nem se voltará algum dia.
O termo técnico é “empréstimo de ativos”, mas no dia a dia do mercado os investidores se referem a ele como “aluguel de ações”. Nesse tipo de operação, investidores que possuem papéis na sua carteira emprestam eles a outros investidores, mediante a cobrança de uma taxa de “aluguel” .
Acredito que o Nubank não oferta mais essa modalidade devido as desvantagens.
Algumas Desvantagens do aluguel de ações:
Flutuação do ativo além da expectativa do tomador no mercado;
Taxa de aluguel, a qual é estipulada pelo doador, mas que geralmente não foge muito da média do mercado, que fica em torno de 2% a 5% ao ano. Muitas vezes, os custos altos podem inviabilizar a negociação;
Esse foi o motivo que migrei quase 50% do meu patrimônio para XP. Um investidor holder como eu que investe em ativos para o logo prazo focado em dividendos conta com a remuneração do aluguel de ações que varia de 2%-5%.
Minha meta em renda passiva é receber 8% em dividendos + a valorização dos meus ativos em pelo menos IPCA. Então ao receber 2% de aluguel me retorno de renda passiva salta para 10%.
Sem essa funcionalidade fica inviável voltar par ao Nubank.
Eu acho que esse ponto nem pode ser levado em consideração pois é o risco de mercado que ja existe. Nada muda.
Eu deixo a critério da corretora e até então só tive vantagens. Todos os meses pinga o saldo do aluguel na minha conta.
Pra quem compra com foco no longo prazo, não faz tanta diferença.
Sinceramente, quem mais perde são os clientes.
E o Nubank vai perder esses clientes.
Clientes avançados que estão sem suporte de um serviço comum no mercado.