Preço x Valor: quer dizer que não é a mesma coisa?

Olá, Comunidade! :wave:

Quando fui responder a uma pergunta “o que faz o nucoin valorizar?” prometi, quando tivesse mais tempo, trazer uma discussão sobre a diferença de conceito entre valor e preço. Pois bem, aí está!

Imaginem a seguinte situação:

Quem nunca viu uma situação dessas, não é? E se ao ouvir essa resposta do vendedor você sente que alguma coisa não está soando muito bem, talvez você já tenha incorporado a sutileza da distinção entre preço e valor.

É claro que em uma situação real a gente sabe que valor e preço são usados, muitas vezes, de forma intercambiável, e a gente não vai corrigir o vendedor nessa hora, né? Bom, o professor que me apresentou esse conceito, em sua juventude, teria discutido com o vendedor :joy:

Mas mesmo que estejamos acostumados a usar essas palavras de forma intercambiável, acho que é muito útil termos clareza da diferença de conceito em nossas mentes, pois acredito que nos ajuda a tomar decisões melhores.

Bom, vamos ao que interessa…

Preço x Valor

De forma muito simples:

  • preço é estabelecido por quem vende,
  • valor é estabelecido por quem compra/usa/recebe.

Em outras palavras, no conceito de preço está simplesmente a operação de troca daquele produto/bem/serviço por dinheiro, e no conceito de valor está toda a utilidade que aquele produto/bem/serviço vai ter para aquele indivíduo, grupo ou sociedade.

Quer dizer que, se o valor é atribuído pelo indivíduo, ele varia de pessoa pra pessoa?

Sim! Vamos voltar ao exemplo da bermuda…

  • Alberto: Tem uma viagem de turismo programada para um lugar quente, ensolarado; roupas arejadas, confortáveis e coloridas como a bermuda encontrada naquela loja ajudariam demais a curtir a viagem, e ele não tem nada similar no armário hoje.

  • Bruno: Vai na mesma viagem que o Alberto, mas já tem várias bermudas similares, em ótimo estado, no seu armário.

  • Cláudio: Mora em um lugar super frio, não planeja viajar para um lugar quente.

Pra quem aquela bermuda tem mais valor? Está claro que é para o Alberto, não é?

E quando é que acontece a compra?

A compra acontece quando o valor que você atribui ao produto/bem/serviço a ser consumido é maior que (ou pelo menos equivalente a) o valor que você atribui ao dinheiro que você vai gastar.

E quando é que eu sei que um valor supera o outro? Qual é o valor do dinheiro? Ele também muda?

Sim, os R$ 40 que seriam gastos na compra da bermuda também podem ter valor maior pra uma pessoa do que para outra. Aqui entra o conceito de custo de oportunidade, que é assunto pra outra conversa… Mas, em linhas gerais, tem a ver com o valor que você dá a outras coisas que você poderia fazer com aquele dinheiro. Uma pessoa de baixa renda, ou passando por um momento financeiro difícil, pode ter coisas que lhe são mais valiosas para comprar com R$ 40 (alimentação, conta de água e energia), que vão fazer falta se não forem compradas. Uma pessoa de alta renda não teria a mesma percepção de valor sobre essas coisas.

Ou seja, no fundo você não está comparando o valor entre a bermuda e o dinheiro, mas comparando o valor entre a bermuda e outras coisas que você poderia fazer ou comprar com o mesmo dinheiro.

A atribuição de valor, portanto, é uma coisa muito pessoal. É importante a gente ter esse conceito pra não acabar sendo levado por opiniões alheias. Se uma pessoa fala “compra, que vale super a pena!”, pare e reflita: será que vale pra mim tanto quanto vale pra a outra pessoa?

Enfim, poderia conversar sobre isso por horas, mas acho que já deu pra expor e explorar um pouco o conceito, né?

Bora bater papo?

Me diz aí: você já tinha clareza dessa distinção entre preço e valor? Concorda que é bem diferente? Tem algum exemplo interessante pra compartilhar ou algo a complementar?

Já convido pra esse debate quem estava previamente inscrito: @HappyFace e @eloncastro

29 curtidas

Como já se tornou costumeiro, suas análises são muito bem elaboradas e embasada em conceitos consolidados.
Será providencial suas considerações sobre o custo de oportunidade.

18 curtidas

Preco : quando vc compra um carro zero

Valor,e o preco de tabela que pode cair ou subir apos um tempo

E isso sera?

3 curtidas

O preço de tabela também é preço, não é valor. Mas ele costuma ser mais baixo que o preço do zero justamente porque existe uma percepção geral de que o carro usado tem menos valor que o carro novo, em grande parte por já ter sofrido desgaste e por haver dúvidas quanto a defeitos ocultos e a procedência.

14 curtidas

Obrigado pela explicação @FernandoLacerda!

Então um bom vendedor é aquele que faz enxergamos um alto valor em um produto para que o preço seja irrisório diante dele.

9 curtidas

Parabéns, viu! Explicação nota mil, o que não tinha clareza antes, agora tenho. :handshake:

15 curtidas

Bem isso!

13 curtidas

Um amigo meu gastou um valor alto na reforma de um carro usado de modelo antigo, perguntei para ele: por quê estava gastando mais que o aparente “valor” do próprio carro. Ele me disse que tinha sido um presente do seu falecido pai, ou seja, no caso o valor do veículo era bem maior que o seu preço de tabela.

6 curtidas

@FernandoLacerda , parabéns, sua explicação foi sensacional. :clap:t5:

Na excelente explicação do FernandoLacerda foi exposto a forma como pessoas distintas, com base em suas respectivas realidades existenciais e econômicas, definem o valor que elas mesmas atribuem a tudo aquilo que está a sua disposição para compra, em relação ao preço cobrado pelos itens em questão. Se esta relação for favorável ao negócio, há grandes chances de que ele aconteça dependendo dos outros fatores pessoais a serem considerados. :thinking:

Podemos também observar um outro aspecto, ou momento, desta relação de preço x valor, que ocorre por parte de quem está definindo o preço de um produto ou serviço a ser oferecido. :face_with_monocle:

Neste segundo cenário, o custo de produção ou execução é inevitavelmente considerado, mas o preço final é apresentado de acordo com a ideia de valor atribuído, a partir da perspectiva de quem o fornece e que não é necessariamente o mesmo valor enxergando por quem compra / contrata.

A assertividade na definição da ideia de valor, pensando na definição de preços antes de ser oferecido, depende da forma como foi realizada a análise para precificação, por meio de um estudo de mercado e público alvo, por exemplo, ou outros meios equivalentes e complementares.

Muitas excelentes ideias de negócio e projetos acabam por não terem sucesso exatamente pela falta de uma análise adequada na definição desta relação de preço x valor para suas iniciativas entre outros tantos aspectos importantes não mencionadas aqui.

Penso que o entendimento desta relação seja essencial aos que desejam empreender. :yin_yang:

“Cogito, ergo sum” ~René Descartes.
(Penso, logo existo)
:grin::v:t5:

12 curtidas

Que provocação @FernandoLacerda :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart:, serei suscinto, rsrsrs

Para mim, em relação a produtos, serviços > atrelados a uma determinada marca:
Preço = Valor Monetário > Quantificação
Valor = Experiência e percepção que temos > Qualificação

8 curtidas

@FernandoLacerda wow, sempre arrasando nas explicações! Obrigado por compartilhar tanto valor para nós. Vou tentar contribuir com seu racioncínio, sempre gosto de esplanar este conceito quando atendo um cliente na consultoria.

Eu gosto sempre de trazer consciência sobre 3 conceitos que às vezes a gente acaba confundindo o significado:

• Custo
• Preço
• Valor

O que custo? É tudo que eu gasto para produzir algo… produzir ou para prestar um serviço.

E, o que é preço? É todo o meu custo com uma margem de lucro, para que eu possa retroalimentar o sistema e fazer a máquina girar.

E o que é valor? Valor é a percepção que o outro tem daquilo que eu estou entregando para ele.

Porque afinal, o dinheiro tem percepções diferentes.

  • Para uma família que ganha R$ 3.000,00/R$ 4.000,00 reais, R$ 300,00 é 10% da renda.
  • Para uma família que ganha R$ 30.000,00/R$ 40.000,00 é 1%
  • Para uma família que ganha R$ 300.000,00 é um traço ( - ).

O dinheiro tem então, uma percepção individual diferente, ele não simboliza valor, ele simboliza preço, ele é um número. Valor está sempre na percepção de cada indivíduo.

12 curtidas

Se me permitem, quero dar os merecidos parabéns para o @FernandoLacerda e para o @BrayanRampin!

O primeiro abre um tema extremamente relevante e funcional, que ilustra sobre a percepção e valoração das coisas ; o segundo, embasado no mesmo tema alinhava e arremata sobre percepções distintas da renda e realidade de cada família.

São textos com esses conteúdos informativos que enriquecem e demonstram o alto nível que a Comunidade pode fornecer.

10 curtidas

Super verdade @LuizGSF estão mesmo de parabéns! :clap:t5: :clap:t5: :facepunch:t5:

7 curtidas

Sim, o @BrayanRampin arrematou bonito, viu?

Ufa! Voltando aqui pra dizer que achei bem legais todas as contribuições que saíram desta provocação que eu fiz. Fico feliz de ter, de alguma forma, ajudado a iniciar uma discussão significativa.

Agora me ocorre… e se agora, com essa visão do significado de valor, voltássemos a tentar responder à pergunta original que me fez propor esse tópico? Fica a proposta… :point_down:

O que faz o Nucoin valorizar?

9 curtidas