Olá, Comunidade!
Quando fui responder a uma pergunta “o que faz o nucoin valorizar?” prometi, quando tivesse mais tempo, trazer uma discussão sobre a diferença de conceito entre valor e preço. Pois bem, aí está!
Imaginem a seguinte situação:
Quem nunca viu uma situação dessas, não é? E se ao ouvir essa resposta do vendedor você sente que alguma coisa não está soando muito bem, talvez você já tenha incorporado a sutileza da distinção entre preço e valor.
É claro que em uma situação real a gente sabe que valor e preço são usados, muitas vezes, de forma intercambiável, e a gente não vai corrigir o vendedor nessa hora, né? Bom, o professor que me apresentou esse conceito, em sua juventude, teria discutido com o vendedor
Mas mesmo que estejamos acostumados a usar essas palavras de forma intercambiável, acho que é muito útil termos clareza da diferença de conceito em nossas mentes, pois acredito que nos ajuda a tomar decisões melhores.
Bom, vamos ao que interessa…
Preço x Valor
De forma muito simples:
- preço é estabelecido por quem vende,
- valor é estabelecido por quem compra/usa/recebe.
Em outras palavras, no conceito de preço está simplesmente a operação de troca daquele produto/bem/serviço por dinheiro, e no conceito de valor está toda a utilidade que aquele produto/bem/serviço vai ter para aquele indivíduo, grupo ou sociedade.
Quer dizer que, se o valor é atribuído pelo indivíduo, ele varia de pessoa pra pessoa?
Sim! Vamos voltar ao exemplo da bermuda…
-
Alberto: Tem uma viagem de turismo programada para um lugar quente, ensolarado; roupas arejadas, confortáveis e coloridas como a bermuda encontrada naquela loja ajudariam demais a curtir a viagem, e ele não tem nada similar no armário hoje.
-
Bruno: Vai na mesma viagem que o Alberto, mas já tem várias bermudas similares, em ótimo estado, no seu armário.
-
Cláudio: Mora em um lugar super frio, não planeja viajar para um lugar quente.
Pra quem aquela bermuda tem mais valor? Está claro que é para o Alberto, não é?
E quando é que acontece a compra?
A compra acontece quando o valor que você atribui ao produto/bem/serviço a ser consumido é maior que (ou pelo menos equivalente a) o valor que você atribui ao dinheiro que você vai gastar.
E quando é que eu sei que um valor supera o outro? Qual é o valor do dinheiro? Ele também muda?
Sim, os R$ 40 que seriam gastos na compra da bermuda também podem ter valor maior pra uma pessoa do que para outra. Aqui entra o conceito de custo de oportunidade, que é assunto pra outra conversa… Mas, em linhas gerais, tem a ver com o valor que você dá a outras coisas que você poderia fazer com aquele dinheiro. Uma pessoa de baixa renda, ou passando por um momento financeiro difícil, pode ter coisas que lhe são mais valiosas para comprar com R$ 40 (alimentação, conta de água e energia), que vão fazer falta se não forem compradas. Uma pessoa de alta renda não teria a mesma percepção de valor sobre essas coisas.
Ou seja, no fundo você não está comparando o valor entre a bermuda e o dinheiro, mas comparando o valor entre a bermuda e outras coisas que você poderia fazer ou comprar com o mesmo dinheiro.
A atribuição de valor, portanto, é uma coisa muito pessoal. É importante a gente ter esse conceito pra não acabar sendo levado por opiniões alheias. Se uma pessoa fala “compra, que vale super a pena!”, pare e reflita: será que vale pra mim tanto quanto vale pra a outra pessoa?
Enfim, poderia conversar sobre isso por horas, mas acho que já deu pra expor e explorar um pouco o conceito, né?
Bora bater papo?
Me diz aí: você já tinha clareza dessa distinção entre preço e valor? Concorda que é bem diferente? Tem algum exemplo interessante pra compartilhar ou algo a complementar?
Já convido pra esse debate quem estava previamente inscrito: @HappyFace e @eloncastro