Precisamos falar sobre rotativo

Oi, Nucommunity, tudo bem com vocês? Eu sou a Carola e faço parte do time especialista de parcelamentos de fatura. Resolvi aparecer aqui na comunidade roxa pra falar um pouquinho sobre o popular crédito rotativo. O quanto você sabe sobre ele?

Se tem uma coisa que o Nubank faz bem é questionar. Não buscamos mais do mesmo ou respostas prontas. E questionar pode trazer incômodo, pois é sempre mais fácil deixar “tudo como está”.

Mas nosso caminho contra a complexidade só existe quando questionamos por que as coisas são como são e buscamos soluções.

E é por isso que nós precisamos falar sobre o rotativo. Em definição formal, trata-se de uma modalidade de financiamento oferecida ao cliente quando ele paga entre o valor mínimo e o valor total da fatura. Nesse caso, o que sobra é incluído na fatura seguinte - e é em cima desse restante que são cobrados juros do rotativo.

Essa é a modalidade de financiamento mais popular e contratada do cartão de crédito. Sim, toda vez que você deixa valores em aberto para pagamento no próximo mês, você está contratando um serviço. O grande problema é que a maioria das pessoas nem sabe disso.

“E por que ninguém me avisa?” Para os bancos tradicionais, é mais vantajoso que não se fale muito sobre o assunto, mas nós preferimos ser transparentes: simplesmente porque quanto mais tempo a pessoa fica sem pagar, mais juros serão aplicados lá na frente, pois os juros são proporcionais ao tempo entre o vencimento da fatura e o reconhecimento do pagamento.

Então a melhor opção, sempre que possível, é o pagamento total da fatura. Para entender melhor, vamos supor que a pandemia tenha acabado, e você resolva ir ao bar com os seus amigos pra comemorar e peça três itens: uma bebida, uma porção de batata-frita e um espetinho.

Porém, na hora de ir embora, você decide não pagar a porção de batata. É bem provável que você nem consiga sair do bar, porque alguém certamente vai te avisar que isso não é possível.

Pagando só parte da fatura é como se você saísse do bar normalmente, com os garçons sorrindo pra você, mas mês que vem o dono do bar estará batendo na sua porta, cobrando os juros do período - e você mal vai se lembrar daquela porção de batata que deixou pra trás.

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Geralmente essa é a surpresa desagradável que vemos assim que uma fatura fecha com valores não pagos do mês anterior: de repente o valor de uma porção de batata-frita se transformou em três ou quatro!

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Mas se nem sempre é possível pagar o total da fatura, o que fazer? Uma alternativa nesses casos é a fatura parcelada. Nessa modalidade, você tem total controle dos juros, pois é você quem escolhe em quantos meses irá pagar o valor que sobrou daquela fatura.

Hoje no Nubank é possível dividir uma fatura em até 12 parcelas, mediante o pagamento de uma entrada que deve ser pelo menos o mínimo da fatura. Essa entrada, inclusive, já reduz o impacto dos juros nas parcelas; então quanto maior ela for, menos juros você irá pagar.

Outra vantagem se comparado ao rotativo: na fatura parcelada, as taxas de juros são sempre menores que as do rotativo e ele gera parcelas fixas, de mesmo valor - nada de surpresa no mês seguinte, além daquilo que você mesmo escolheu contratar.

Se, por acaso, você estiver com mais de uma fatura atrasada, ou com um valor muito alto em aberto, outra opção disponível é o parcelamento do saldo total do seu cartão. Diferente do parcelamento de uma única fatura, ele te permite reorganizar a soma de suas faturas atuais e futuras em um novo plano de parcelamento, com uma entrada que pode ser menor que o pagamento mínimo e taxa de juros mais vantajosa. Assim, é possível ter uma noção ainda maior sobre os valores que você irá pagar a cada mês, já que você dividirá o saldo total em parcelas iguais.

Ah! E se depois entrar algum dinheirinho extra, ainda dá pra antecipar o pagamento dessas parcelas com desconto proporcional dos juros! Bom, né?

O rotativo sempre existiu e sempre foi assim, mas não é por isso que vamos deixar de pensar em opções melhores para os nossos clientes.

E aí, quer fugir do rotativo? Então corre pro app! Nos canais de atendimento, também podemos te ajudar com a melhor simulação de parcelamento de fatura e do parcelamento de saldo total – Quem decide é você!

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Esse post é TUDO PRA MIM! :heart:

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Tudo pra mim também! :heart_eyes_cat:

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@Carola, sério mesmo! É tudo que eu precisava, kkkkkkk

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minha dúvida: essa entrada deve ser paga na hora do parcelamento da fatura ou ela é cobrada daqui 30 dias ou na primeira parcela?

Boa @Carola, informações super valiosas

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Oi @anon46428368 tudo bem?! \o/

Se você estiver em dia e sua fatura estiver fechada ( = período entre fechamento e vencimento, “vermelhinha” no app), sua entrada deve ser reconhecida até a data do vencimento para que a promessa seja cumprida direitinho. E a primeira parcela, aí sim, passa a vir a partir do mês seguinte.

Vamos supor que sua fatura vença amanhã, dia 13 de novembro, ou seja, ela fechou dia 6. Você tem então de 6 a 13 pra fazer um parcelamento, com entrada que pode ser paga até amanhã, dia 13, vencimento. E supondo também que você tenha dividido o restante em 3x, a primeira dessas três parcelas virá em sua fatura de dezembro!
Espero ter ajudado! :))

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Que bom, @Edvan_Cds ! fico feliz! qualquer dúvida, é só dizer :))

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@Carola nesse caso, um exemplo: se sua fatura ainda não fechou e você faz um pagamento para ‘abater’ no valor total. Você teria que realizar o pagamento da entrada entre os dias 6 ate 13 e depois pagar a primeira parcela daqui 30 dias para funcionar o parcelamento da fatura?

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Oie @anon46428368 :slight_smile:

Depende! Para o parcelamento é necessário o pagamento de uma entrada no valor mínimo da fatura (ou qualquer valor acima) – O valor mínimo corresponde a:

  • 15% das compras no período (entre o fechamento anterior e o atual) +
  • 15% do valor em aberto (caso haja algum valor no rotativo) +
  • 100% das parcelas (caso haja um parcelamento de fatura já efetivado) +
  • 100% dos encargos caso tenha algum (ex.: encargos de atraso, rotativo, etc)

Então, se você faz um pagamento que corresponde a esse cálculo, o valor mínimo da fatura fechada poderá ficar zerado e, nesse caso, não é necessário o pagamento de uma entrada, por exemplo – Ou poderá ser necessário o pagamento de uma entrada ainda, mas com um valor menor, por conta do pagamento feito antes do fechamento.

Qualquer dúvida, é só falar :wink:

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Ótima explicação @Carola!

Adorei a analogia do bar! Com comida tudo fica mais fácil de entender! :rofl:

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Mas @Carola, vocês vão acabar com essa cruz que é o rotativo na vida do cliente ou não?

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@endydealmeida verdade! Haahaha! E com batatinhas então, eu adoro! xD

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Oi @Raylton_P_Sousa ! Excelente ponto! A ideia é, de fato, estudarmos maneiras de trazer opções mais vantajosas, uma vez que os juros de rotativo são bem elevados. Nosso intuito é que as pessoas tenham mais percepção do que acontece com suas faturas mês a mês - o que muitas vezes não acontece ao utilizarem o rotativo - e possam decidir de forma a manter sua saúde financeira.

Na prática, são inúmeras análises e testes que vem sendo feitos pra que a gente possa oferecer juros bem menores que os do rotativo, seja no parcelamento, seja em um empréstimo pessoal. E pra isso já temos um time incrível estudando todas as possibilidades e vários perfis de cliente, pois os comportamentos são os mais diversos. Exemplo: tem aquele que usa o rotativo mais vezes e acaba pagando mais juros; outro precisou só por alguns dias por algum imprevisto…e assim vai.

É um trabalho longo que vem sendo feito com muito carinho e esperamos trazer novidades em breve!

Um abraço! \o/

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De fato, entrar no rotativo é muito delicado, falo por experiência própria, quando não pagamos o valor total da fatura, muitas vezes somos levados a pensar que dá pra resolver no mês seguinte, mas isso é bem delicado, pois se não conseguimos lidar com isso agora, como vamos fazer para lidar com praticamente duas faturas em um único mês? Isso já me levou a ficar negativado durante um tempo e quando consegui me livrar desse problema, comecei a repensar melhor a forma como lido com meu dinheiro. Enfim, na minha opinião é muito melhor parcelar a fatura e ganhar um fôlego do que passar por um aperto maior na frente.

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Perfeito, @Jesse_Albuquerque! Nada como ter o controle de nossa vida financeira, ainda mais agora começando um ano novinho! \o/ O parcelamento sempre terá juros menores que os do rotativo, numa parcela fixa que você já sabe o quanto irá pagar, sem surpresas. E depois ainda pode antecipar com desconto, caso queira quitar antes. Só alegria!
Obrigada por trazer seu relato!

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Boas informações. Muitas pessoas tem dificuldade em entender como funciona a questão do rotativo e o exemplo do bar foi genial.

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@marcos_yi Que bacana que você curtiu; a gente fica feliz!
Realmente é um ponto que ainda gera muitas dúvidas e quanto mais trouxermos o financeiro para o nosso dia a dia, mais empoderados e independentes nossos clientes serão para fazerem boas escolhas! Um abraço!

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Eu notei recentemente, quando cliquei em “PARCELAR” (quando a fatura está fechada), o valor da entrada apareceu zerado (eu olhei isso a dois meses atrás, estava em R$ 476,00 na fatura e não tinha feito o pagamento mínimo). Como o valor mínimo da entrada deve ser o pagamento mínimo da fatura. Caso eu confirmasse o parcelamento, apareceria o boleto de entrada com o valor do pagamento mínimo?

@caioluiz7500 oi, tudo bem?

Para o parcelamento é necessário o pagamento de uma entrada no valor mínimo da fatura (ou qualquer valor acima) – No entanto, se você faz pagamentos antecipados para a fatura, pode ser que a fatura feche com o mínimo zerado, porque os pagamentos feitos enquanto a fatura estava aberta já “pagariam” o valor correspondente ao mínimo.

O valor mínimo corresponde a:

  • 15% das compras no período (entre o fechamento anterior e o atual) +
  • 15% do valor em aberto (caso haja algum valor no rotativo) +
  • 100% das parcelas (caso haja um parcelamento de fatura já efetivado) +
  • 100% dos encargos caso tenha algum (ex.: encargos de atraso, rotativo, etc)

Em caso de dúvida, é só nos chamar por nossos canais de atendimento:

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