Oi, Nucommunity, tudo bem com vocês? Eu sou a Carola e faço parte do time especialista de parcelamentos de fatura. Resolvi aparecer aqui na comunidade roxa pra falar um pouquinho sobre o popular crédito rotativo. O quanto você sabe sobre ele?
Se tem uma coisa que o Nubank faz bem é questionar. Não buscamos mais do mesmo ou respostas prontas. E questionar pode trazer incômodo, pois é sempre mais fácil deixar “tudo como está”.
Mas nosso caminho contra a complexidade só existe quando questionamos por que as coisas são como são e buscamos soluções.
E é por isso que nós precisamos falar sobre o rotativo. Em definição formal, trata-se de uma modalidade de financiamento oferecida ao cliente quando ele paga entre o valor mínimo e o valor total da fatura. Nesse caso, o que sobra é incluído na fatura seguinte - e é em cima desse restante que são cobrados juros do rotativo.
Essa é a modalidade de financiamento mais popular e contratada do cartão de crédito. Sim, toda vez que você deixa valores em aberto para pagamento no próximo mês, você está contratando um serviço. O grande problema é que a maioria das pessoas nem sabe disso.
“E por que ninguém me avisa?” Para os bancos tradicionais, é mais vantajoso que não se fale muito sobre o assunto, mas nós preferimos ser transparentes: simplesmente porque quanto mais tempo a pessoa fica sem pagar, mais juros serão aplicados lá na frente, pois os juros são proporcionais ao tempo entre o vencimento da fatura e o reconhecimento do pagamento.
Então a melhor opção, sempre que possível, é o pagamento total da fatura. Para entender melhor, vamos supor que a pandemia tenha acabado, e você resolva ir ao bar com os seus amigos pra comemorar e peça três itens: uma bebida, uma porção de batata-frita e um espetinho.
Porém, na hora de ir embora, você decide não pagar a porção de batata. É bem provável que você nem consiga sair do bar, porque alguém certamente vai te avisar que isso não é possível.
Pagando só parte da fatura é como se você saísse do bar normalmente, com os garçons sorrindo pra você, mas mês que vem o dono do bar estará batendo na sua porta, cobrando os juros do período - e você mal vai se lembrar daquela porção de batata que deixou pra trás.
Geralmente essa é a surpresa desagradável que vemos assim que uma fatura fecha com valores não pagos do mês anterior: de repente o valor de uma porção de batata-frita se transformou em três ou quatro!
Mas se nem sempre é possível pagar o total da fatura, o que fazer? Uma alternativa nesses casos é a fatura parcelada. Nessa modalidade, você tem total controle dos juros, pois é você quem escolhe em quantos meses irá pagar o valor que sobrou daquela fatura.
Hoje no Nubank é possível dividir uma fatura em até 12 parcelas, mediante o pagamento de uma entrada que deve ser pelo menos o mínimo da fatura. Essa entrada, inclusive, já reduz o impacto dos juros nas parcelas; então quanto maior ela for, menos juros você irá pagar.
Outra vantagem se comparado ao rotativo: na fatura parcelada, as taxas de juros são sempre menores que as do rotativo e ele gera parcelas fixas, de mesmo valor - nada de surpresa no mês seguinte, além daquilo que você mesmo escolheu contratar.
Se, por acaso, você estiver com mais de uma fatura atrasada, ou com um valor muito alto em aberto, outra opção disponível é o parcelamento do saldo total do seu cartão. Diferente do parcelamento de uma única fatura, ele te permite reorganizar a soma de suas faturas atuais e futuras em um novo plano de parcelamento, com uma entrada que pode ser menor que o pagamento mínimo e taxa de juros mais vantajosa. Assim, é possível ter uma noção ainda maior sobre os valores que você irá pagar a cada mês, já que você dividirá o saldo total em parcelas iguais.
Ah! E se depois entrar algum dinheirinho extra, ainda dá pra antecipar o pagamento dessas parcelas com desconto proporcional dos juros! Bom, né?
O rotativo sempre existiu e sempre foi assim, mas não é por isso que vamos deixar de pensar em opções melhores para os nossos clientes.
E aí, quer fugir do rotativo? Então corre pro app! Nos canais de atendimento, também podemos te ajudar com a melhor simulação de parcelamento de fatura e do parcelamento de saldo total – Quem decide é você!