Bom dia,
Vc utilizar o seu cartão para compras de sua loja não tem problema algum, desde que não esteja em desacordo com seu uso comum ou seu rendimento.
Exemplo:
Vc declara ao NUBANK que tem uma renda mensal de R$ 5.000,00, e como vc tem um comercio, e também tem suas compras pessoais, faça uma movimentação mensal no cartão no valor de R$ 10.000,00.
Então as suas compras são superiores a sua renda mensal, então isso pode ser motivo de cancelamento.
Mas se vc tem uma renda declarada de R$ 5.000,00 e mesmo fazendo compras para sua loja não tenha grande movimentação no cartão, não tem problema.
Eu já fiz uma movimentação mensal bem superior a minha renda, foi uma compra de um item específico, e não tive problema algum.
Mas se vc faz regularmente seus pagamentos da fatura, dificilmente o NUBANK vai cancelar seu cartão.
Quanto a problema com a RFB, vc não vai ter. A receita não consegue nem fiscalizar grandes empresas, imagina fiscalizar pequenos negócios.
No fim, vc não está fazendo nada de errado, vc está apenas investindo em sua pequena empresa, esses gastos pessoais misturados com gastos da empresa não interferem em nada, o contador vai se ater as suas compras e suas notas de venda.
A verdade é que essa “fiscalização” do NUBANK quanto aos valores gastos no cartão se devem a esse cashback que rende 200% do CDI, é muito dinheiro que o NUBANK deve reservar na contabilidade em decorrência disso.
outros cartões que são apenas pontos não tem essa preocupação.
Eu tinha um amigo que fez um catão do ITAU, conseguiu um limite de mais de R$ 100,000,00 e deu um adicional por irmão que tinha uma empresa. ele pagava mais de 60.000,00 de fatura mensal e ganhava uns 20.000,00, nunca deu problema pq ele ganhava pontos, mas imagine se fosse cashback rendendo 200% do CDI??? kkkk