Quanto seu Cashback Ultravioleta rende por dia?

Top demais !!! Vo puxar aqui como tá também pra ver a evolução dos últimos 12 meses ! :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

7 curtidas

Em 12 meses multiplicou 4.7x o de maio do ano passado, mas eu ainda estava engatinhando, UV muito recente.

10 curtidas

Como não uso iPhone, tirei foto de outro aparelho!:sweat_smile:

11 curtidas

De $12,19 para $191,68 cresceu bastante :rocket:

9 curtidas

Trocou o corsa por um renegate

13 curtidas

Gente, que maravilha, essas evoluções!

Ando gastando pouco no UV. Sem limite, né?

Mas vamos prosseguindo🤗

10 curtidas

Como ta o Nuscore? Estralando?

8 curtidas

Nunca disponibilizaram pra mim!!

10 curtidas

Virou lenda urbana… nunca nem vi

8 curtidas

O que é, de verdade, uma reserva de emergência?

A reserva de emergência é a primeira camada de proteção do seu planejamento financeiro. É ela que evita que um imprevisto comprometa seus investimentos, te empurre para dívidas ou te force a decisões apressadas com o dinheiro.

Ela não é um luxo. É um item de primeira necessidade.

Na prática, estamos falando de um valor guardado, acessível e seguro, que serve para cobrir três situações principais:

Interrupção temporária ou parcial da renda

Ex: perda de gratificação, cargo comissionado, corte de um adicional etc.

Despesas emergenciais não previstas

Ex: problemas de saúde, reparos em casa, manutenção do carro, apoio financeiro a familiares.

Ganhar tempo para tomar decisões com calma

A reserva te dá fôlego. Te permite respirar. Não é para sair usando, mas para evitar que você entre em pânico e tome uma decisão errada por falta de alternativa.

É como o cinto de segurança no carro: você não usa todo dia, mas quando precisa, ele é a única coisa que pode te salvar de algo mais grave.

E não é porque você é servidor público que esses riscos não existem — muito pelo contrário. Sua renda pode até parecer previsível, mas boa parte dela pode depender de variáveis políticas ou funcionais (como cargos comissionados, horas extras, plantões, etc.).

Por isso, a reserva de emergência precisa ser o primeiro tijolo da construção do seu patrimônio. Sem ela, até bons investimentos viram armadilhas.

Qual é o valor ideal da sua reserva de emergência?

A conta é simples, mas exige sinceridade com o próprio orçamento.

Regra geral: de 6 a 12 vezes o seu custo fixo mensal.

6 meses → se você tem estabilidade de remuneração e poucos dependentes.

9 a 12 meses → se parte da sua renda vem de gratificações, se é o único provedor da família, ou se tem dependentes com necessidades especiais ou saúde frágil.

Exemplo prático:

Se seu custo fixo mensal (moradia, alimentação, transporte, saúde, escola, etc.) é de R$ 6.000 → Sua reserva deve ficar entre R$ 36.000 e R$ 72.000.

Essa reserva deve estar completa antes de iniciar qualquer investimento com foco em longo prazo.

Onde aplicar a reserva de emergência?

Ela deve estar disponível imediatamente (ou quase) e com mínimo risco de perda.

Boas opções:

Tesouro Selic (com liquidez D+1) — seguro, previsível, com cobertura do Tesouro Nacional.

CDBs com liquidez diária e 100% do CDI ou mais, de bancos médios com boa reputação.

Fundos DI com taxa zero e resgate em D+0 ou D+1 (ex: fundo Tesouro Selic).

Contas remuneradas em corretoras ou bancos digitais, desde que paguem 100% do CDI e tenham garantia do FGC.

:cross_mark: Evite:

Poupança (baixa rentabilidade, perde para inflação);

Fundos com carência ou alta taxa de administração;

Renda variável ou ativos com risco de perda de capital;

CDBs longos com carência, mesmo que ofereçam boa taxa;

Qualquer aplicação que dificulte o resgate imediato.

E se não tiver como montar tudo de uma vez?

Você pode começar por metas intermediárias. Veja um plano de construção escalonada:

:white_check_mark: Primeiro objetivo: 1 mês de custo fixo (ex: R$ 6.000);

Depois, evolua para 3 meses;

Em seguida, 6 meses;

E finalize com 9 ou 12 meses, conforme seu perfil de risco pessoal.

Se for difícil separar grandes valores, comece com 10%, 15% ou 20% da sua remuneração. O importante é começar e ser constante.

Por que não investir direto e pular a reserva?

Porque o imprevisto não pergunta se você está preparado. Ele simplesmente chega.

Sem uma reserva, o servidor que precisar de dinheiro pode acabar:

Vendendo ações ou fundos com prejuízo;

Pagando IR alto por resgate antecipado;

Perdendo rentabilidade por desfazer estratégias bem estruturadas;

Ou, pior: pegando empréstimos com juros abusivos.

Investir sem ter reserva de emergência é como construir uma casa sobre areia fofa: qualquer ventania derruba.

Conclusão

Sim, servidor público precisa — e muito — de uma reserva de emergência.

A estabilidade protege contra a demissão, mas não protege seu orçamento dos riscos da vida.

E basta um corte de gratificação ou um gasto médico inesperado para desmontar anos de planejamento.

Antes de se preocupar com investimento, renda passiva ou aposentadoria, construa sua base. Sem ela, tudo que vem depois é frágil.

Murilo Soares - Investidor Público

10 curtidas

Nuscore deve ser uma trolagem interna da comunidade, capaz disso nem existir. :joy:

É impossível eu sempre ser o último a receber novos recursos. Ninguém é tão consistente assim.

Eu até hoje não tenho a aba de performance nos investimentos, está “em breve”. E até hoje meus preços médio estão “a calcular” desde 2019.

7 curtidas

10 curtidas

:grin:minha mulher tem… E ela só usa meu cartão adicional, nem a conta dela :person_shrugging: não aparece para mim

11 curtidas

Veio na hora certa o upgrade :joy:

6 curtidas

Ótimo tópico.

Só gostaria de pontuar uma coisa. Atualmente minha reserva está em um fundo DI que cobra 0,25% de taxa de adm, mas pq eu escolhi esse fundo? Hoje ele está com a rentabilidade chegando por volta dos 110% do CDI, e por outros fatores que não veem ao caso, decidi aplicar nesse fundo e mesmo com o come cotas e a taxa de adm, está rendendo muito bem e acima do CDI atualmente. Mas o ponto é, se a rentabilidade é boa, você pode pagar até 0,5% de adm, mais que isso eu já acho ruim.

12 curtidas
7 curtidas

Excelente

8 curtidas

Você tem o Nu Limite Garantido? Se sim, então você não é o último :joy:

8 curtidas

Justamente o que eu não uso e não quero, eles dão.
Eu diminuo meu limite porque já é extremamente alto para meu padrão de vida. Não uso nem 10% do limite natural, para que usaria uma caixinha com mais limite? :joy:

Ficam dando popup para comprar iPhone no Nu Shopping, e só uso Android. Certeza que algoritmo faz para trolar. Acho que é pra engajar na comunidade. Pode aparecer popup vendendo iPhone por R$1, não vou comprar. Desativei notificações, não aguentei. :melting_face:

8 curtidas

Abaixo das estimativas :grinning_face:

9 curtidas