Queremos ouvir sua opinião sobre a conta do Nubank!

Aos poucos estou passando a utilizar mais a conta do Nubank. A facilidade do rendimento automático da conta, inexistente em minha conta principal (BB) mesmo apesar de já ser algo corriqueiro no mercado, me ganhou.

Gostaria de fazer um breve comparativo entre a conta do Nubank e a do BB, pela experiência que possuo das duas e até para melhor expressar os meus pontos, que são:

  • Visualização de agendamentos;
  • Personalização da tela inicial;
  • Transparência quanto aos limites de movimentação;
  • Débito automático da fatura do roxinho.

Vamos lá…

VISUALIZAÇÃO DE AGENDAMENTOS

Ué!? Mas qual o problema com a imagem acima? Bom, o problema é esse mesmo: existe um pagamento agendado e o nosso querido app finge que nem vê. É possível visualizar o agendamento “dentro” da conta (na linha do tempo), no entanto a questão é que tem espaço de sobra para acrescentar essa informação sobre os agendamentos ali do lado do saldo, deixando essa valiosa informação mais nítida, facilitando o controle ainda mais. Abaixo, segue o print da conta do BB que ilustra o que, a meu ver, é um detalhe, coisa simples, mas importante e inexistente por aqui.

Uma vez que os valores agendados estejam confrontando o saldo, fica muito mais simples saber a real situação da conta. Para quem faz um controle financeiro à parte (em app específico ou planilha de Excel, p. ex.), não há risco de esquecimento e utilização de parte do saldo que já havia sido comprometida para quitar o agendamento. Mesmo fazendo parte desse time, ainda sinto falta desse detalhe na conta do Nubank.

PERSONALIZAÇÃO DA TELA INICIAL

Não vou me alongar demais neste ponto. A imagem abaixo fala por si só. (Não acho que haja muito sentido em um “dino” conseguir ser superior ao Nubank nesse quesito).

Como pode ser visto na imagem acima, o “dino” permite personalizar a tela inicial, coisa que não existe no Nubank (apesar de ser algo aparentemente já cobrado há algum tempo). Atualização vai, atualização vem, e nada dessa função básica (e que um dia já existiu) retornar. Inadmissível este retrocesso, em minha humilde opinião.

TRANSPARÊNCIA QUANTO AOS LIMITES DE MOVIMENTAÇÃO

Já critiquei em algumas oportunidades o fato de o Nubank, que se diz transparente (e realmente o ser em determinadas áreas), falhar sobre a clareza sobre esses limites de movimentação. Esse tema está diretamente relacionado aos casos de bloqueio de contas, assunto amplamente discutido aqui mesmo na comunidade e bastante polêmico por sinal.

Quanto posso guardar em e movimentar de minha conta? Quem nunca se perguntou isso que atire a primeira pedra…

Já li pessoas dizerem que o valor passível de movimentação é ilimitado, e salvo engano a própria propaganda oficial do Nubank corrobora esses dizeres. E que também se deve comunicar ao Nubank qualquer movimentação considerada atípica (mesmo não sendo tão simples assim definir o que isso seria).

Bom, na falta de informações precisas, fica o “disse-me-disse” e cada um acredita no que quiser. Eu particularmente não acredito nesse papo de “movimentação ilimitada”, caso contrário não existiriam casos de bloqueios por movimentação atípica. Acredito que automaticamente o sistema define os limites para cada conta, e cada um que conte com a sorte de não extrapolar esse limite em uma situação de urgência.

E como resolver esse problema? É aí que chegamos no ponto: basta ser de fato transparente com os limites de movimentação, informando com clareza tais valores ao cliente e permitindo que ele personalize, dentro de certos parâmetros de segurança previamente definidos pela instituição (obviamente), seus limites de acordo com sua necessidade. Abaixo o exemplo do BB (função no app que atualmente me atende lá e falta cá). Nunca tive problema de bloqueio de conta no Nubank nem em nenhuma outra instituição, e espero continuar assim. Sabendo objetivamente os limites, todavia, fica mais fácil ter o “controle do próprio dinheiro”, como diz a propaganda. Por isso, a sensação que tenho é que dificilmente terei minha conta do BB bloqueada, enquanto à do Nubank não posso dizer o mesmo, pois as regras não estão claras aqui como lá. Gostaria de poder ter, se não maior, a mesma confiança ao realizar uma operação no app.

Além de poder visualizar e configurar os limites de movimentação do pix conforme print acima, também é possível fazê-lo para transferências normais (ted/doc), pagamento e saque. Uma vez sabendo desses limites, caso seja necessário ultrapassá-los em casos excepcionais, basta entrar em contato com a instituição e buscar a melhor forma de resolver o impasse (mas sem a surpresa desagradável do bloqueio!). Melhor do que sempre torcer para a transação não ser negada ou ter que informar toda movimentação que eu considerar atípica. Isso é um problema maior para quem guarda a reserva de emergência, pois como a movimentação geral tende a ser baixa, teoricamente fica fácil fazer uma movimentação “atípica” sem que seja realmente atípica. Problema resolvido com a clareza na definição dos limites de movimentação da conta.

DÉBITO AUTOMÁTICO DA FATURA DO ROXINHO

Ufa, tá acabando!

Vou economizar neste ponto também, para compensar o último.

Se já está liberada a função de débito automático de contas, por que não a da própria fatura?! Particularmente achei uma tremenda bola fora! Acho que muita gente curte pagar suas contas antecipadamente por diversas razões (essas não vão sentir falta mesmo), mas há também quem goste de pagar suas contas exatamente no vencimento. Faço parte deste último time e, por isso, o débito automático da fatura seria uma facilidade a mais para mim, além de algo elementar, não?! Atualmente, mesmo que de forma manual, é sim tranquilo pagar a fatura do roxinho, não estou reclamando disso. O ponto é que quanto mais facilidade, melhor, e está faltando essa. Por quê?

É isso. Vai desculpando o textão e obrigado pela atenção.

8 curtidas