Prezados,
Gostaria de expor uma dúvida e ouvir a experiência de vocês. Como todos sabem a Nubank criou a recompensa em dólar digital para as pessoas que possuem uma determinada quantidade de USDC em sua carteira. Com isso nós que possuímos USDC na Nubank podemos ativar essa recompensa e passamos a receber uma recompensa equivalente ao rendimento de 4% ao ano. Essa recompensa é depositada diariamente em USDC de forma proporcional com base nas regras desse programa.
A minha dúvida é sobre o imposto de renda. Por exemplo, se você é trabalhador de carteira assinada e já tem o imposto do seu salário descontado na fonte e agora recebe além de seu salário uma recompensa mensal de 9 dólares. (Exemplo: equivalente a -+ R$ 51,75 no mês). Você tem que pagar imposto sobre este valor referente a essa recompensa por meio de uma DARF para cada mês ou não precisa pagar nada?
Pelo chat da Nubank me informaram que se não vender mais de 35 mil, não precisa pagar nada e é só declarar no fim do ano.
Só que através de outras pesquisas me informaram que teria que pagar uma DARF referente ao imposto sobre esses 9 dólares (ou qualquer outro valor) de rendimento mensal pois esse rendimento é extra ao salário e conta como rendimento mensal.
Peço a ajuda de quem já passou por essa experiência pois não sei o que ou como essas informações são passadas pela Nubank a receita federal e não quero ter a surpresa de descobrir através de uma multa que teria que pagar imposto mensais através de DARF por causa desse pequeno rendimento, o que no final traria mais prejuízo do que vantagem.
Sem contar que dá trabalho converter todos os centavos de USDC recebidos por dia em real. Tem que pegar o valor do dólar para cada dia do mês, multiplicar pela quantidade recebida e somar.
Com isso solicito a ajuda de quem já teve essa experiência porque se tiver que ter esse trabalho todo, para qualquer mixaria que receber como recompensa, talvez seja melhor nem receber mais.