Rendimento do porquinho parou

E ai, galera. Tudo bem?

Desde que o Nubank modificou a metodologia de rendimento (somente para saldos em conta que ficam > 30 dias), tenho utilizado o Porquinho para guardar meu saldo que quero que renda, deixando o saldo em conta para transações rápidas e do dia a dia.
Tanto que o próprio Nubank fala que “Sobre o porquinho, o dinheiro lá só sai de lá quando você decide resgatar, mas o rendimento dele é igual o do saldo, a única diferença é que o dinheiro fica lá paradinho mesmo que você use o débito”.

Desde segunda retrasada, entretanto, o rendimento do Porquinho parou de acontecer. Aconteceu isso com mais alguém? Com minha namorada aconteceu a mesma situação.

O que notei que aconteceu foi que, na lista de depósito RDB, não consta o que eu coloquei lá atrás no porquinho, consta só o que eu coloquei na conta recentemente. Ou seja, ao realizar depósitos e saques em conta, ao invés de deixar o dinheiro do porquinho separado e trabalhar com depósitos e saques com o saldo disponível em conta, o que realmente aconteceu foi que o Nubank pegou um depósito antigo, que estava dentro do Porquinho, e utilizou para pagar uma conta recente, me deixando sem mais rendimentos no Porquinho.

Se o Porquinho não serve para separar o dinheiro e deixá-lo render, qual o objetivo dele?

Posso fornecer prints, mas queria primeiro fomentar a discussão e ver se isso aconteceu com mais alguém também…

Abraços.

2 curtidas

Nessa opção irá render mensal, depois que completar um mês irar mostrar o rendimento e receber o rendimento, antes de um mês não recebe os rendimentos do porquinho.

Tempo do rendimento no porquinho parece que e mensal agora.

1 curtida

Bom dia, Fernades.

O esquema de esperaro primeiro mês pra render já está claro e foi em divulgado aos clientes. Agora essa informação do rendimento do porquinho ser mensal vc pegou de algum lugar oficial?

Essa é a posição do Nubank quanto aos rendimentos:
“Todo valor que permanecer na sua conta por 30 dias ou mais, tem o rendimento disponibilizado de forma retroativa no 30º dia e depois será lançado todo dia útil. O rendimento do porquinho funciona igual ao saldo, a única diferença é que o dinheiro fica lá paradinho mesmo que você use o débito.”

Então ele deveria continuar rendendo diariamente, conforme todos estão acostumados, não?

Bem vindo à nossa comunidade, @Eliof!

Não tenho usado o porquinho pra conferir no meu app esse comportamento que você relatou, mas não existe separação de fato entre a conta e o porquinho, ambos compartilham os mesmos depósitos.

Até onde me lembro, as movimentações da conta saem do depósito mais recente, e se tiver depósito com mais de 30 dias ele vai render, seja na conta ou no porquinho.

Até onde entendo, quando a gente clica na conta no App pra ver o rendimento, ele deve mostrar o rendimento total, considerando a conta e mais o porquinho. E quando a gente lista os depósitos, também.

Agora, se o dinheiro do rendimento vai parar na conta ou vai parar no porquinho, ou um pouco em cada um, eu não sei dizer como isso está distribuído.

Minha hipótese para o seu relato é uma das duas situações:

  1. o rendimento de todos os seus depósitos com mais de 30 dias foi direcionado para a conta (só fazendo o cálculo pra confirmar)
  2. não há, neste momento, nenhum depósito com mais de 30 dias

Se não for nenhum desses casos, acho que vale o contato com o atendimento do Nu. E, no caso 2, se você acha que um depósito mais antigo foi consumido antes de um mais recente, acho que vale o contato também.

4 curtidas

Esse trecho que você citou fala exatamente que os rendimentos do porquinho funcionarão da mesma forma que o saldo da conta:

“[…] O rendimento do porquinho funciona igual ao saldo […]”

E sim, eu uso o porquinho e também percebi que ele “parou” de render. Mas na verdade é só a minha percepção do rendimento se adequando a nova realidade dos rendimentos.

9 curtidas

Sim ! O porquinho parou de render por alguns dias e me sinto prejudicado !

Esse mês tive rendimento inferior ao mês passado mesmo sem fazer retirados do porquinho. Além do mais, as datas dos depósitos foram todos alterados… todos os depósitos estão como se tivessem sido realizados em novembro e só passaram a render em dezembro !


Alguém sabe o que pode ser feito nesses casos ?!

3 curtidas

Eu so acho. Tem que ver no site da Nubank.

É exatamente isso, Felipe.
Então realmente aconteceu essa situação com mais pessoas.

Também me senti prejudicado por essa questão e vai contra a política de produtos que o Nubank tem construído ( afinal, uma função chamada Guardar Dinheiro deveria servir para guardar o dinheiro, separado do restante do saldo).

Estive em contato com o Suporte do Nu, mas recebo somente referências circulares e nenhuma resposta. Parece que os atendentes não compreendem o problema e remetem a respostas padrão que pouco me ajudam.

Aparentemente, deve ter sido um erro de sistema que fez com que todos os depósitos fossem modificados (tanto na conta, quanto os separados no Porquinho) e isso onera os usuários, pois estamos perdendo uma rentabilidade sobre o valor guardado.

Publiquei uma reclamação do caso no Reclame Aqui, uma vez que o Suporte do Nu não conseguiu me direcionar para o caminho certo.

O porquinho funciona apenas como um limite virtual, nunca houve separação de fato e nem seria possível, pois você teria que pagar os impostos devidos nas movimentações.
O objetivo é semelhante ao aplicado no ajuste de limite do cartão de crédito, ou seja, apenas criar um obstáculo, para que você não gaste acima de determinado valor.

4 curtidas

Limite virtual ?!

Do que você tá falando?!

O porquinho era uma funcionalidade que servia para separar uma parte do dinheiro ( assim como as caixinhas hoje ) e tinha rendimento igual ao da conta principal 100% do CDI !

:point_down:

1 curtida

Por isso as aplicações eram divididas em vários depósitos, justamente pra quando realizar uma movimentação o imposto incidisse sobre o depósito de menor tempo( se eu não me engano) !

1 curtida

Compreendo, mas você parece não ter entendido o problema que nós estamos relatando.
Ao alocar o dinheiro para o Porquinho, o que sempre aconteceu foi que o depósito permanecia na conta e não era utilizado para saques e pagamentos. O que era utilizado para saques e pagamentos eram os depósitos fora do Porquinho, vulgar Saldo da Conta.
Desde segunda passada, sem aviso prévio, aparentemente o Nubank mudou esse entendimento e passou a utilizar os saldos que antes eram ‘separados’ no Porquinho para retiradas.
O resultado: o Porquinho perde a função, se toda vida que um depósito nele ficar antigo ele será utilizado para pagamentos e saques.

Deixei abaixo uma imagem do meu acompanhamento diário do valor do Porquinho que faço há anos. No período evidenciado não foi realizado qualquer depósito nem saque no Porquinho e mesmo assim a rentabilidade parou de acontecer após o dia 21/11.
Resta saber se foi um problema no sistema ou se foi uma mudança programada do Nubank sem que fosse dada a devida publicidade. De qualquer modo, os usuários deixaram de receber a rentabilidade que haviam planejado com o depósito no Porquinho.

Uma reflexão: A política de utilizar saques mais antigos para retiradas aliada à mudança deste ano de rentabilidade somente após 30 dias onera BASTANTE os usuários. Pensem sobre isso, a rentabilidade diária relevante do Nubank deixou de existir.
Por exemplo, hoje meu salário cai na conta e já pago todas as minhas contas. Me sobram R$500 que viram um depósito que passará a render no dia 02/01/2023. Quando chega no dia 01/01/2023, recebo meu novo pagamento e vou pagar minhas contas. Para o pagamento de Janeiro, o Nubank vai usar R$500 de Dezembro e, como vão se passar somente 30 dias, não vou receber a rentabilidade do depósito. Em Janeiro, vão me sobrar R$1000 na conta (500 de cada mês), mas o resultado vai ser um depósito criado em 01/01/2023, com rentabilidade prevista para 02/02/2023, que também não vai se concretizar, uma vez que foi precisar utilizar em 01/01 para pagamentos.
Sem contar que sempre vamos estar caindo na maior faixa de IR, sem possibilitar deixar o tempo trabalhar a nosso favor reduzindo a alíquota.

Para apreciação:

Update 01/12 → Porquinho continua sem render, meu salário caiu na conta e realizei alguns pagamentos. Resultado: todos os depósitos anteriores foram utilizados para pagar minhas contas e o saldo remanescente virou um depósito datado de hoje, com rentabilidade prevista para mês que vem. (o que vai significar que meu porquinho vai continuar sem render por mais um mês, seguindo a lógica que estamos discutindo)
Update 01/12 2 → Minha reclamação no Reclame Aqui foi visualizada e a situação está em análise pelo ‘time responsável’, que irá me contatar.

1 curtida

Logo após a postagem que fiz aqui entraram em contato comigo, as explicações não me convenceram !

A atendente disse que é pq toda movimentação que é feita na conta o valor é abatido do depósito mais antigo… ao meu ver, se é e assim que o cálculo é feito, e eu movimento minha conta todos os dias, nunca haverá depósitos com mais de trinta 30dias se você continuar usando a conta !

Ela disse várias vezes que era melhor usar caixinha … bla bla bla

Minha hipótese é que o Nubank não quer cumprir com o que tinha acordado( os depósitos antigos não sofreriam alteração ) e decidiu aplicar a mesma metodologia de rendimento pra todos os depósitos fora das caixinhas.

Só acho que poderiam ter avisado antes !

1 curtida

Pode ser isso, mesmo. Se isso, o Porquinho vai parar de existir. O que é ruim, pois depender das caixinhas para liquidez acho sub-ótimo. O Porquinho era excelente como forma de rentabilidade de liquidez ‘quase’ instantânea. Enquanto as caixinhas tem liquidez D+0, depende do horário que se está pedindo retirada para receber no mesmo dia útil. Em uma emergência, às vezes não temos como esperar até o dia seguinte para realizar um pagamento, indo pelo ralo a definição de reserva de emergência rsrs

Tudo indica que a mudança foi feita pelo Nubank de modo consciente que estaria onerando os clientes. Esquisto que, se eles queriam que nós depositássemos valores nas caixinhas, eles que tratassem de explicas as vantagens. Do modo como estão fazendo, estão colocando desvantagens em outros produtos deles torcendo para que passemos a usar as caixinhas. O mais fácil é deixar de fidelizar o cliente.
No caso da minha namorada, ela é uma cliente recente do Nu (eu que chamei ela) e ela estava esperando os 30 dias do Porquinho para ‘ver o dinheirinho render’ e colocar mais dos salários futuros. Como esse problema apareceu, ela ficou extremamente decepcionada com a situação e acha que o Nubank enganou ela (o que também estou começando a achar)

1 curtida

Um dos pontos que a atendente questionou é que todas as mudanças foram informadas por e-mail e até me informou qual era o e-mail… fui procurar o e-mail e:


Atenção ao resumo das mudanças… BEM CLARO nosso questionamento !

Quando terminou o atendimento não sabia se eu tava doído ou era muito burro de não ter entendido as mudanças ! :man_shrugging:t3:

1 curtida

A questão é que esse problema não existe, porque os resgates sempre ocorreram sobre o saldo total, independente de haver ou não algum valor no porquinho.

1 curtida

É você que está dizendo ou tem alguma publicação oficial do Nubank dizendo que eles usavam misturavam o dinheiro da conta com o do Porquinho para realizar saques?

Pois a posição do Nubank de ontem em contato com o suporte é essa :point_down: :man_shrugging:

Novamente, isso é do próprio Nubank, dizendo que o dinheiro ‘fica lá paradinho’ e só sai de lá quando eu peço um resgate. Do jeito que sempre foi (eu faço transações direto com a conta do Nu e sempre o dinheiro do Porquinho teve a rentabilidade de 100% do CDI, pq os depósitos do Porquinho ficavam ‘lá paradinhos’). Desde segunda passada, isso parou de acontecer e o Nu começou a utilizar os depósitos antigos para pagamentos e débitos. Ou seja, algo mudou, você não concorda?
(posso mandar minha planilha de acompanhamento desde a mudança das regras de rendimento da conta, mesmo que minha conta tenha tido entradas e saídas, o rendimento do Porquinho permaneceu)

A prioridade nos resgastes já mudou várias vezes. No início, o sistema escolhia o aporte com menor incidência de impostos, resultando na maioria das vezes num resgate sobre os depósitos mais novos. Depois, mudaram repentinamente para resgate sempre sobre os mais antigos (essa mudança, aliás, me fez abandonar definitivamente a Nuconta). Algum tempo depois, retornaram para o sistema anterior e, depois do lançamento das caixinhas, ninguém esclareceu muito bem como ficou essa questão…

No entanto, independente de o resgate ocorrer sobre depósitos mais antigos ou sobre mais novos, sempre vai afetar a conta e o cofrinho igualmente, porque a separação física simplesmente não existe.

3 curtidas