Rendimento negativo nas caixinhas!

Pessoal, algo que precisa ficar bem claro aqui, um conceito básico sobre investimentos. Quando o Nubank diz que busca rendimentos acima do CDI, o que ele está falando é que o fundo tem uma gestão ativa, e, portanto, tem um nível de risco que desenquadra o fundo de uma Reserva de Emergência. O Nubank está errado em disponibilizar um produto, quem tem sim a possbilidade de perda, como Reserva de Emergência. Ainda mais, levando em consideração que, boa parte dos clientes, são pessoas que deixam a grana lá apenas por um tempo, mas vão utilizar para pagar o cartão, algum boleto, etc. O Nubank está errado e ponto. Não pode ter gente aqui passando pano para o Nubank!

4 curtidas

Opa, eu discordo de você. Vamos ser claros aqui. O que está acontecendo é que o Nubank utiliza pelo menos 20% do patrimônio do fundo para investir em dívidas das empresas. 1) Quais empresas? BURGER KING, TOTVS, BRISANET, SMARTFIT e muitas outras. Somado a isso, 44% do Fundo Nu Reserva Imediata está em Operações Compromissadas, vocês sabem o que é isso? Como rende? O que está acontecendo agora tem relação total com duas debêntures que o Nubank tinha das Lojas Americanas (LAMEA7 e LAMEA4) . E agora a justiça determinou que as Lojas Americanas, por enquanto, não vai pagar os seus credores, ou seja, R$ 7 milhões de reais do fundo entrarão para PDD (Provisão de Devedores Duvidosos) e provavelmente vai demorar muito para recuperar. Quem está falando, fique tranquilo, tudo vai voltar ao normal, não tem a mínima ideia do que está acontecendo com as dívidas das Lojas Americanas e não sabem o quanto isso é ruim para todas as outras empresas.

1 curtida

Caiu mais hoje.

Uma pergunta. Se eu retirar o dinheiro hoje, que no meu caso ainda não completou 1 mês de aplicação, com o fundo nesse estado de rendimento negativo, eu pago IOF?

Penso em tirar porque, até agora, o rombo foi pequeno pra mim, abaixo de 10 reais. Mas está aumentando dia a dia e pelo que vejo o caso Americanas ainda vai longe.

O IOF só incide sobre o lucro, se você não teve lucro, não tem IOF

6 curtidas

Não tem problema nenhum discordar, gostei do seu ponto de vista e de como trouxe a exposição de como está o fundo hoje, mas eu realmente não entendi em qual parte você discordou rs

4 curtidas

Acabei de pedir o resgate. Na sexta feira cheguei a aconselhar aqui a não retirar o dinheiro de lá. Esperar que voltasse ao normal. Mas se hoje ainda está caindo, sabendo que tem a ver com a Americanas e vendo que o caso tende a se estender… Melhor deixar no CDI, afinal a diferença de ganho não é tão grande, já a de perda…

Lembrando que demora um dia pro dinheiro cair na conta após o pedido de resgate, ou seja, se o fundo cair por mais um dia, terei mais um pequeno prejuízo ainda.

Acho que pouquíssimas pessoas que escolheram colocar o dinheiro no Nu Reserva Imediata tem esse perfil de investidor, de ficar acompanhando o mercado. Até porque são os operadores do fundo que estão no comando.

Mas tudo bem, a gente é que não prestou atenção. Pagamos pra aprender essa.

10 curtidas

Parabéns pela maturidade e inteligência emocional :clap:t2:

13 curtidas

Perfeito carvalhhho é um direito e uma opção sua e parabéns por não terceirizar as falhas, isso já te deixa 1 passo a frente da esmagadora maioria :clap:

9 curtidas

Se fosse no meu caso eu sairia fora apenas perdendo cento e pouco,por que no rdb em 1 mes voltaria esses 100 conto facil guardando os 19 mil,mas se no seu caso vc gostar desse tipo de investimento tu que decide

2 curtidas


:frowning:

@Humberto_Barbosa,

Veja o trecho abaixo, o valor deve “pingar” ainda hoje, mas após 18:00.

Pessoas que pedirem o resgate até às 14h de um dia útil receberão o valor em sua conta após as 18h do mesmo dia; depois das 14h, o dinheiro entra na conta no dia seguinte.

Fonte: Nu Reserva Imediata: conheça o fundo de renda fixa do Nubank

10 curtidas

Chamar um fundo de investimento por mais “seguro” que pareça ser de Reserva de Emergência é a mais pura e simples má-fé.

O produto foi vendido como um dos substitutos do rendimento automático da Nuconta.

E vindo de uma empresa que se gaba de ser transparente é muito feio.

Enfim, mas aprendi várias lições hoje: Não colocar todo meu dinheiro em um lugar só; prestar atenção em absolutamente tudo quando for adquirir um serviço; ouvir mais de uma opinião antes de adquirir um serviço; e, desconfiar do marketing de toda e qualquer empresa, até mesmo da “revolução roxa”.

Pedi resgate de manhã e recebi agora, perdi todo o lucro do último mês, é como se eu nem tivesse investido. Perdi a confiança. Confiança só se perde uma vez. Mas uma coisa é certa, não tenho o menor perfil pra investir em bolsa e essas coisas. Se com um fundo de investimento desses eu já quase infartei, imagine se eu tivesse comprado uma ação? kkkkkk

8 curtidas


Como todos os dias, hoje não foi diferente, entrei na conta pra ver quanto rendeu. Me dei de cara com rendimento negativo. Tô sem entender. Mandei mensagem por chat e e-mail, mas vou retirar o dinheiro do Nubank mesmo. Deixar rendendo em outra conta digital.

4 curtidas

OBS: a caixinha “futuro” havia tudo um rendimento de R$ 18,45 desde novembro de 2022. Ou seja, além de ter perdido todo o rendimento deste período, perdi mais R$13.

2 curtidas

Essa situação foi explicada aqui nesse tópico abaixo.

Se você atrelou o rendimento a fundo, que possui em sua composição ativos de renda variável, esse é um comportamento normal e sem impacto relevante no longo prazo.

Parafraseando meu amigo @LuckPass, muito mais inteligente do que eu nessa área de conhecimento:

É uma oscilação comum no curtíssimo prazo. O fundo possui uma parcela considerável do patrimônio em debêntures, que sofrem marcação a mercado e que não foi favorável nos últimos dias.

22 curtidas

Rapaz, faz isso não!!

Fazendo isso vc garante o PREJUÍZO. Deixa o dinheiro quietinho lá que vai voltar a render.

Regra número 2 em investimentos é ter PACIÊNCIA!

Não se desespere, isso é totalmente normal e comum no mundo dos investimentos.

18 curtidas

Não adianta você retirar esse dinheiro e cometer o mesmo erro em outro banco se lá tiver Fundo DI também.

Se não deseja ter rendimento com risco de negativar, na própria caixinha tem a opção de RDB.

Para mais informações sobre investimentos, veja mais sobre o Nu Ensina:

https://blog.nubank.com.br/tag/nuensina/

18 curtidas

A 1ª coisa a se fzr é manter a calma e separar informação do ruído. Tem muitas postagens por aí completamente equivocadas;
2º é bom dar uma lida nos documentos referentes ao fundo em questão, principalmente a lâmina de informações essenciais;
3º um FIRF (fundo de investimento de renda fixa) NÃO investe em ações, que são ativos de renda variável. Portanto a exposição em Americanas é por meio de títulos de dívida corporativa = crédito privado (debêntures);
4º a exposição máxima permitida em crédito privado é de 50% do total do patrimônio do fundo, conforme lâmina de infos essenciais e legislação de FIRFs CP. Este fundo tem ~1% de debêntures das Americanas;
5º esse não é o único fundo do mundo com essa exposição, tem muitos outros de outras instituições nessa condição. Portanto, calma.
6º os gestores da Nu Asset já estão revendo esta posição em Americanas mas, lembre-se, vender debêntures no mercado secundário não é rápido (risco de liquidez). E a marcação a mercado destes títulos afeta sim o valor das cotas.
7º o fundo em questão é suficientemente diversificado para absorver esta questão e mitigar as perdas.

24 curtidas

Perfeitos os apontamentos @anon30102627

17 curtidas