Rendimento negativo nas caixinhas!

No porquinho tem rendimento mensal, se tirar com menos tempo não rende nada. Ja na caixinha tem rendimento diário. Acho que é isso.

Tenho visto muita gente falar que vai tirar o dinheiro. Será que esse efeito manada pode afetar o valor e termos mais perdas em função disso?

2 curtidas

Não, esse não é o motivo de “ter mais ou menos perdas”. Este fator está relacionado apenas ao mercado. No caso haviam debêntures da Americanas e o risco de calote fez com que caísse parte (%) deste Fundo (Caixinha NuReserva CDB). O que fico indignado não é sobre “não ter rendido nada” é o fato de ter tido prejuízo num fundo com a nomenclatura CDB (de baixo risco) me sinto enganado pelo banco!

2 curtidas

Galera se seu dinheiro oscilou 100 ou 200 reais,decide se fica na agua ou se sai,no meu caso que sei ate perder dinheiro em pirâmide :rofl::rofl:,eu aceitaria o preju e entraria no RDB,ate o fim do ano o rdb recuperaria os 100 ou 200 perdidos,ficando tipo no 0x0,ao inves de preju.

1 curtida

É o que resta! Uma rasteira de 1 dia e você demora quase 1 ano pra empatar. Lamentável o Nu ter colocado essa opção como PADRÃO para quem não tinha tanto conhecimento com investimento. Isso nunca poderia ter o nome de RESERVA, na verdade é um investimento de Risco! Considero como ação de má fé!

6 curtidas

No porquinho o rendimento é só depois do primeiro mês (é pago retroativo após os 30 dias). Já nas caixinhas ele é diário.

Se você não costuma mexer no dinheiro essa diferença se anula. Agora se esse valor é movimentado durante o mês compensa ficar nas caixinhas mesmo.

16 curtidas

Quando o rendimento fica negativo aparece uma seta para baixo. O que isso significa?

É descontado do rendimento que você já tem?

1 curtida

Estão falando que pode oscilar para cima ou para baixo, mas de novembro para dezembro teve oscilacao pra cima e o valor aplicado nao teve diferenca nenhuma. Nao faz sentido ter esse risco que so vale pra quando tem queda.

1 curtida

A seta para baixo é um reforço visual de que o rendimento foi negativo.

O que acontece na prática é que o dinheiro que você coloca no fundo é convertido em cotas. O valor da cota muda diariamente, conforme o desempenho dos ativos que compõem a carteira do fundo.

Exemplo hipotético:

  • Se você colocou R$ 1.000,00 no dia 5 de janeiro com a cota valendo 1,1441822, você adquiriu 873,99 cotas (R$ 1000 divididos pelo valor da cota; valor aproximado).
  • Se no dia 13 de janeiro a cota passou a valer 1,138968, o seu investimento passou a valer R$ 995,44 (quantidade de cotas que você tinha multiplicados pelo valor da cota), e é isto que você tem disponível neste instante específico.
    • Aqui não importa se o que aconteceu do dia 6 ao dia 12, o que conta é o valor da cota no dia do depósito (que determina quantas cotas você adquiriu) e o último valor da cota (que converte em Reais as cotas que você tem).
  • Isto significa, portanto, entre 5 e 13 de janeiro, um rendimento negativo de R$ 4,56 (queda de aproximadamente 0,46%), e isto vai aparecer no seu app na cor vermelha e com a seta para baixo.

Espero ter ajudado. Ficou mais claro?

Considerações adicionais sobre este tópico
  1. Este caso que indica uma provável exposição a debêntures das Americanas é algo totalmente atípico. Naturalmente, a exposição a debêntures está sujeita a risco, isto é dado, mas, no caso das Americanas especificamente, não há gestor de fundos no mercado hoje que possa dizer que não via nas debêntures das Americanas papeis sólidos e confiáveis quando colocaram esses papeis em suas carteiras.
  2. Vale destacar que há uma série de outros fundos no mercado que sofreram do mesmo efeito, e o quanto isso afeta o fundo depende da composição da carteira. No caso do Nu Reserva Imediata, a considerar as informações de Setembro, a exposição é próxima a 1% (Americanas e B2W).
  3. O que o gestor do fundo faz agora é decidir, com base na estratégia do fundo, se mantém os debêntures na carteira, ou se substitui por outro ativo. Isto é uma decisão técnica do gestor, levando em conta a desvalorização já ocorrida nesses papéis e o que fazer a partir de agora, considerando a perspectiva futura e a estratégia do fundo.
  4. Hoje, o efeito da queda no valor das debêntures já está feito. Qualquer decisão nossa sobre manter ou retirar o dinheiro deve ser feita considerando o que se tem hoje e as perspectivas futuras, não adianta pensar naquilo que já foi ganho ou perdido. Não vou aqui conjecturar sobre as perspectivas deste fundo de crescer ou de cair ainda mais nos próximos dias, apenas reforçar que se trata de uma estratégia de longo prazo e que, no longo prazo, este fundo tem o potencial de superar o CDI.
10 curtidas

Eu já invisto na bolsa, então uma oscilação não me assusta, mas independente da modalidade da tal “caixinha”, ela deveria ser bem mais clara.

Quando vc tem uma concepção de “guardar dinheiro na caixinha”, obviamente se tem a noção de não perder dinheiro.

Se tiveram infância vão lembrar do que é pegar dinheiro e colocar em uma caixinha que servia como cofre. Nenhum dinheiro era perdido, mas tbm não rendia.

Então o certo seria a Nubank oferecer algum tipo de rendimento em que não houvesse risco algum de perda.

Se a pessoa quiser investir com risco de perda, esse fundo de investimento deveria ser produto do Nu Investimentos.

É mais rentável investir direto no mercado, já que vai ter risco envolvido, porque vc ao menos tem controle de onde está investindo.

10 curtidas

Alguém sabe como vai ficar amanhã esse nu reserva imediata?

3 curtidas

Vamos aguardar os próximos capítulos para ver.

Bom te rever aqui na comunidade @luis_lima1. :hugs::hugs:

4 curtidas

Se as debentures do fundo têm relação com a americanas provavelmente vai cair mais amanhã.

3 curtidas

Será que tempo de tirar o dinheiro da caixinha antes de cair mais?

Isso me parece como agir de forma a enganar o consumidor. O fundo estava “CDI 130% - Baixo Risco”, ao lado do fundo 100% (com apenas títulos públicos). Tirando os contratos detalhados, a contratação deixa pouco claro que o fundo tinha um percentual tão grande em debêntures (risco médio/alto) e com chance razoável de oscilar negativo.

4 curtidas

Quem souber dessa informação, achou a fórmula pra felicidade financeira.

2 curtidas

Não!
Ao fazer isso, você estará realizando prejuízo. Esse momento exige mais cautela e menos precipitação, acompanhar o mercado e a as notícias referentes a AMER3 , vão lhe dar um Norte de como vc deve proceder.

6 curtidas

Vale lembrar que as ações AMER3 , deram um Vôo de Galinha depois do tombo e a probabilidade de continuar a cair, parece ser mais real, mas é mesma de voltar a subir, o melhor é acompanhar com cautela antes de agir.

3 curtidas

Vc está certo, mas eu não imaginava que eles investiam 17 por cento em Debêntures. Rs

2 curtidas

Bem-vindos, @RenatoB e @Josue_Oliveira!

De fato isso é bastante estranho.
Pode ser que seja referente a resgates anteriores ou ao come-cotas semestral. Nesse último, em caso de resgate com prejuízo, o valor pode ser compensado no IR de outros fundos da mesma categoria.

2 curtidas

6 curtidas