Eu usava MUITO a função de Saldo Separado para organizar minhas contas junto com o Assistente de Pagamentos. Infelizmente nas últimas atualizações retiraram essa possibilidade.
Explico: no início do mês eu já cadastrava as contas previstas e colocava no saldo separado (afinal esse dinheiro não pode ser usado). O Nu inclusive fazia a conta de quanto faltava ser separado para pagar as contas agendadas (o que era ÓTIMO).
Quando chegava a data de pagamento agendada, esse saldo separado era usado automaticamente. Isso era excelente pra ter completa tranquilidade depois que o saldo estava separado (“não preciso mais me preocupar com as contas do mês”).
Agora, com a mudança, eu precisaria separar e depois resgatar manualmente para o saldo disponível antes da data de pagamento, já que o saldo separado não pode mais ser usado para pagar as contas automaticamente.
Ou seja, não faz mais sentido usar essa funcionalidade. Na minha opinião, foi um retrocesso.
Eu não sabia que dava pra fazer isso, eu sempre fiz tudo manual mesmo. Mas fazia pq não sabia que dava pra fazer com o saldo separado. Se isso voltar a ser automático com certeza eu usarei essa função melhor!
Também tenho uma sugestão em relação ao uso da conta.
A Nuconta sempre utiliza os recursos mais antigos primeiro, e isso não é vantajoso em alguns casos em termos de imposto, principalmente em relação aos depósitos no mesmo dia.
Por exemplo, se vc tem R$ 1.000,00 na Nuconta há algum tempo, e faz em um certo dia um depósito/transferência de R$ 1.000,00 seguido de um pagamento de R$ 1.000,00, a Nuconta irá utilizar primeiro os seus R$ 1.000,00 antigos, descontando o imposto de renda pela tabela regressiva e o pequeno residual pelos novos R$ 1.000,00.
Seria muito mais vantajoso usar os novos R$ 1.000,00 primeiro (que obviamente não tem nenhum rendimento) e deixar os R$ 1.000,00 antigos continuar rendendo já que futuramente pagará um imposto menor no resgate pela tabela regressiva.
Também valeria para o caso em que o pagamento ocorre antes do depósito, já que a compensação bancária ocorre no fim do dia.
Não sabia que dava pra fazer isso, durante todos os anos que uso o Nubank, sempre tiro o dinheiro do saldo separado e mando para a conta manualmente, e só então é debitado o pagamento, se eu deixar no saldo separado a conta não será pago. Talvez isso seja mais um caso daqueles que o Nubank não liberou para todos e eu e e outros aqui, fomos uns dos que ficaram de fora.
Achei isso horrível quando chegou a notificação que não teria mais a funcionalidade… Agora tenho que ficar no processo moroso de mover dinheiro pra conta para os pagamentos programados acontecerem…