Simular Antecipar Parcela antes da Compra

O que eu gostaria é poder simular a antecipação da parcela antes da compra.
O que eu faço hoje?
Verifico se compensa pagar no boleto ou no cartão de crédito a diferença do desconto do boleto.

Para isso levo em consideração Quantos pontos me rende.
Agora, eu gostaria de saber se eu antecipar a compra parcelada quanto eu economizaria.

Cenário:
Produto no boleto: 180 Reais
Em até 12x sem juros: 200 Reais.

Vale a pena comprar em 12x sem juros e antecipar a compra parcelada ou pagar o boleto? Não sei!

3 curtidas

Olá @Rene_Luiz_de_Almeida, tudo bem? Seja bem vindo a comunidade!

Não é possível simular antecipação de parcelas antes de efetuar a compra, porém, nesse cenário que você passou (desconto de 20,00 reais na compra no boleto) será muito mais vantajoso.

Vale lembrar que o desconto atualmente da antecipação de parcelas no Nubank está em 7,09% ao ano.

12 curtidas

Isso mesmo, iria sugerir, pegar as suas taxas disponíveis no APP e com isso você poderá fazer simulações ‘‘por fora’’, uma simples planilha do Excel faz isso e pode ser usada sempre.

6 curtidas

Complementando as respostas, só iria compensar se não fossem cobrados juros para dividir no cartão. Você deve usar um outro app para fazer esses pagamentos, né? Nubank cobra juros, salvo engano.

Achei que só eu fazia esses mil cálculos antes de pagar algo. Eu nas lojas: quanto fica no cartão? Dá para dividir? Tem desconto a vista? Posso pagar no boleto? Eu pago no boleto e pego em dois dias não tem problema…

2 curtidas

Eu também ajo assim! Sempre pergunto sobre todas as condições de pagamento e escolho a que seja melhor. Por exemplo, se a loja não me oferece desconto à vista mas parcela, eu parcelo para o maior número e depois vou no app do Nu, antecipo as parcelas e ganho descontos! Com essa e outras técnicas, consigo economizar alguns reais mensalmente! Parece pouco, mas a longo prazo, o valor fica “alto”!

5 curtidas

Que legal ler isso. Eu faço exatamente o mesmo. Eu valorizo esse pequeno desconto igual valorizo o dividendo que cai na minha conta ou o rendimento do CDI.

4 curtidas

Sim mano, vale apena :+1:t3:

4 curtidas

Depende da loja. Eu sempre faço as compras parceladas na maior quantidade possível sem juros e pouco antes do fechamento da fatura vou antecipando para ganhar o desconto.

Já teve mês que consegui poupar de 20 a 30 reais com a estratégia. Pode não parecer muito, mas é um desconto que os lojistas não dão e que só depende da minha organização financeira.

8 curtidas

Essa funcionalidade mesmo é muito interessante. Quanto está a taxa de desconto de antecipação de parcelas atualmente? Alguém saberia me informar?

1 curtida

Esse Tópico pode ajudar @gabrielc : ANTECIPAÇÃO DE PARCELA - Qual a taxa atual?

Boas Vindas ao nosso espaço!

2 curtidas

Olá pessoal, espero que ainda tenha alguém interessado no assunto, cheguei aqui justamente por esse questionamento e consegui montar uma planilha no excel que faz justamente esse cálculo, eu posso disponibilizar, mas antes gostaria de testar, tirar a prova real… rsrsrs
eu não tenho nenhuma compra para antecipar no momento, então peguei as compras do Nubank do meu namorado, mas ele tinha 7 compras, 6 delas de 2 parcelas e apenas 1 de 5 parcelas. Vou contar pra vocês os resultados gerados pela planilha:
2 parc de 13,37 = Nubank diz 26,41, desconto de 0,33 // Planilha 26,40, desc 0,34;
2 parc de 24,87 = Nubank diz 49,12, desconto de 0,62 // Planilha 49,11, desc 0,63;
5 parc de 97,97 = Nubank diz 477,72, desconto de 12,13 // Planilha 477,48, desc 12,37;

Tentei usar juros simples, mas deu muita diferença, então fiz com juros compostos, o percentual anual atual do Nubank está em 10,58%.

Se alguém quiser colaborar com algum valor diferente e principalmente nº de parcelas, agradeço.

Posso disponibilizar a planilha no drive do google, podem usar a vontade, só precisa colocar o valor da parcela, e o número de parcelas.

3 curtidas

Liberei a planilha e alguém foi lá e apagou todas as fórmulas, por isso a planilha continua disponível, mas somente para fazer cópia… pessoal, pode ir lá, baixar uma cópia e fazer os testes, mas se não seguir as orientações os cálculos não irão funcionar.

3 curtidas

Muito legal a sua iniciativa!

Olá. Testei a sua planilha com as parcelas de uma compra minha e o valor ficou MUITO aproximado! Na sua planilha deu 15,25 e no nubank deu 14,88. Muito obrigada!
Importante ressaltar que só vale a pena antecipar se for desde a primeira parcela, pq o desconto cai muito quando vc já pagou algumas. Só fui descobrir essa funcionalidade há pouco tempo :cry:

Olá.
Estava utilizando por meses a planilha da @Adrieli_Delavi, que estava me atendendo super bem (obrigado!), mas senti falta de ajustar um pouco a precisão dela, então estudei um pouco a lógica da antecipação de parcelas e observei que o cálculo deve ser feito com VPL (valor presente líquido) e então criei uma nova planilha, que pelos meus testes está 100% correta.

Compartilhei nesse link do Google Drive (para usar e editar, baixe ou clone o arquivo): Nubank Antecipação CC.xlsx - Google Sheets

Outra opção também é fazer o cálculo utilizando uma calculadora financeira, e para isso basta seguir os seguintes passos:

<VALOR_DA_PARCELA>CFo
<VALOR_DA_PARCELA>CFj
(<QTD_PARCELAS> - 1) → Nj
<TAXA_AO_MES_NU>i
NPV

Exemplo na prática, tecla por tecla na HP 12C (pode-se utilizar uma calculadora online):
Valor da compra: R$ 4.299,00
Valor da parcela: R$ 358,25
Qtd. de parcelas: 12 (das quais apenas 11 são dedutíveis)
Taxa anual Nu atual: 10,58%
Conversão da taxa para mensal: 0,841597141%

358.25 → gPV (CFo)
358.25 → gPMT (CFj)
11 → gFV (Nj)
.841597141 → i
fPV (NPV)

Resultado: R$ 4.107,06
Desconto total (diferença para os R$ 4.299): R$ 191,94

Espero que ajude alguém

3 curtidas

Olá

Meu marido fez o simulador em um site, então agora está mais fácil.

https://radarfii.com.br/calculadora-adiantamento-parcelas-nubank.html

Vou enviar por e-mail tbm pra quem me pediu o acesso.

Sobre as diferenças de valores acredito ser válido ler essa resposta do próprio Nu:
Utilizamos a tabela Price, um método de amortização que apresenta parcelas de valores iguais. Em cada parcela há uma proporção relativa ao valor de juros, e a amortização do valor que foi parcelado. Por isso, em cada parcela antecipada calculamos o valor dos juros presente naquela parcela e quantos dias antes do vencimento está sendo antecipada. Isso faz com que o desconto seja diferente em cada parcela e data antecipada.
O desconto é proporcional ao que seria cobrado de juros da data de pagamento até o vencimento daquela parcela.
Um ponto importante é que além dos juros, também cobramos IOF no parcelamento de fatura (IOF de 0,38% fixo + taxa diária de 0,0082%). Por se tratar de uma cobrança fixa, não existe desconto sobre esse ele.
https://www.reclameaqui.com.br/nubank/desconto-por-antecipacao-de-parcelas-enganoso_GrnSfmzhzgkdXREG/

Olá

Meu marido fez o simulador em um site, então agora está mais fácil.

https://radarfii.com.br/calculadora-adiantamento-parcelas-nubank.html

Vou enviar por e-mail tbm pra quem me pediu o acesso.

Sobre as diferenças de valores acredito ser válido ler essa resposta do próprio Nu:
Utilizamos a tabela Price, um método de amortização que apresenta parcelas de valores iguais. Em cada parcela há uma proporção relativa ao valor de juros, e a amortização do valor que foi parcelado. Por isso, em cada parcela antecipada calculamos o valor dos juros presente naquela parcela e quantos dias antes do vencimento está sendo antecipada. Isso faz com que o desconto seja diferente em cada parcela e data antecipada.
O desconto é proporcional ao que seria cobrado de juros da data de pagamento até o vencimento daquela parcela.
Um ponto importante é que além dos juros, também cobramos IOF no parcelamento de fatura (IOF de 0,38% fixo + taxa diária de 0,0082%). Por se tratar de uma cobrança fixa, não existe desconto sobre esse ele.
https://www.reclameaqui.com.br/nubank/desconto-por-antecipacao-de-parcelas-enganoso_GrnSfmzhzgkdXREG/